Prospecção de clientes é fundamental para os advogados

Tempo de leitura: 3 minutos

A prospecção de clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, inclusive para um escritório de advocacia. Ao se acomodar e não sair em busca de novas oportunidades, seu escritório pode correr sérios riscos. Uma atitude proativa é cada vez mais importante para se destacar da concorrência. Não basta apenas esperar que o cliente bata à sua porta, é preciso arregaçar as mangas para chegar até ele. Aposte no marketing jurídico, sem ferir o Código de Ética da profissão e se sobressaia no mercado.

Um dos principais erros em relação à concorrência é não se focar em uma área específica. Escritórios bem-sucedidos na prospecção de clientes se concentram em um nicho de atuação para evitar riscos. Investir em uma especialidade pode ser um grande diferencial na hora de se destacar dos concorrentes. Para isso, estabeleça metas de obtenção de novos clientes em três cenários:

– Curto prazo: abrir novas possibilidades de negócio (via networking, por exemplo) e conquistar X clientes;
– Médio prazo: no semestre, conquistar X novos clientes e conseguir parceria com N instituições (associações de classe, por exemplo);
– Longo prazo: metas mais abrangentes – em 3 anos, ser o maior escritório da cidade, com X clientes conquistados.

Pense que a definição dessas metas podem se dar “de trás para frente”. Defina os objetivos de longo prazo e quebre eles em pacotes menores para conquistá-los no curto e no médio prazo. Um exemplo: se você quer alcançar 60 clientes em 3 anos, precisa garantir 20 clientes a cada ano, 10 a cada seis meses.

Não investir em networking é outro fator capaz de deixar você para trás. Estar sempre em contato com organizações ligadas a sua área de atuação é essencial para a renovação e prospecção de clientes. Aproxime-se de entidades de classe e procure frequentar locais que possam gerar oportunidades de trabalho. Vá a eventos e converse com pessoas de seu meio. Ministre palestras para clientes em potencial abordando assuntos que façam parte sua especialidade. Se você não estiver prestando atenção a isso, seu concorrente certamente estará.



Presença na internet é indispensável para a prospecção de clientes

Estabelecer uma boa presença na internet é outro ponto onde não pode haver descuido na hora da prospecção de clientes. Se o seu concorrente se destacar mais do que você nesse quesito, oportunidades serão perdidas. Crie um site que apresente com clareza seu escritório e o que ele oferece. Aposte na criação de um blog que aborde sua especialidade. Mantenha-o sempre atualizado com informações que possam gerar interesse do seu público-alvo. Cogite produzir conteúdos exclusivos como vídeos e podcasts para se diferenciar ainda mais da concorrência.  Também não descuide das redes sociais. Uma boa página no Facebook pode gerar contatos valiosos e colocar você em destaque.

Minimizar a importância da mídia também é arriscado. Investir em uma assessoria de imprensa pode ajudar seu escritório a se destacar na prospecção de clientes. Procure se tornar uma referência em sua especialidade. Ser fonte recorrente de matérias jornalísticas é um bom modo de ficar em evidência. Mantenha em seu site uma área que reúna as reportagens de TV, jornais, revistas, rádio e sites das quais você participou.  Você também pode escrever artigos sobre sua área de atuação para publicações de interesse geral, e assim expandir seu público.



prospecção de clientes

Perder recomendações é mais um fator que pode colocar você em desvantagem na prospecção de clientes. Sempre incentive seus clientes a indicá-lo. Entre em contato com advogados de outras áreas para que eles possam recomendar você em especialidades que não atuam.

A prospecção de clientes é um processo que demanda dedicação e planejamento, mas os resultados não tardam a aparecer. Evitar erros básicos pode colocar você em vantagem na hora de expandir sua clientela.

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2 Comentários

    1. Avatar

      Bom dia, Wagner!

      Não há dicas específicas para a prospecção de clientes na área da previdência, mas possuímos materiais que podem, igualmente, contribuir para isso. Afinal, muitas das técnicas de prospecção são comuns a todas as áreas jurídicas.
      Ebook – Estratégias matadoras de Marketing Digital para conquistar clientes na Advocacia
      Prospecção de clientes na advocacia
      Da prospecção à fidelização: Jornada do cliente na advocacia
      Marketing Digital na área Jurídica

      Espero que goste dos materiais!

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