Como provisionar valor de ações usando um software jurídico

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 15 de outubro de 2018)

Com o mercado jurídico cada vez mais competitivo, é fundamental ter um bom controle das ações acompanhadas pelo escritório de advocacia. Uma prática recomendada para todas as bancas é prestar contas frequentemente aos clientes sobre o andamento dos processos. Isso é possível por meio de planilhas e relatórios manuais ou pela Área do Cliente, como a disponibilizada no SAJ ADV. Esse estreitamento de contato permite que o cliente também se organize caso os valores previstos no processo precisem sair do seu caixa. Por isso, provisionar valor de ações é um diferencial das bancas que adotam essa prática.

Além de oportunizar uma melhor gestão aos clientes, provisionar valor de ações pode ser a base para muitos advogados que calculam seus honorários a partir de uma porcentagem do valor do processo. O SAJ ADV tem campos específicos que ajudam os profissionais a indicarem as possibilidades de perda e de ganho dos processos. A partir dessas informações, o cliente pode se organizar para reservar ou não o valor da ação em seu caixa. Por isso, é comum que ele solicite ao advogado relatórios frequentes sobre os valores atualizados e o andamento do processo.

Todas as informações que o advogado precisa para provisionar valor de ações ficarão disponíveis no módulo de Processos do SAJ ADV. Junto dos dados básicos do processo, onde se aponta o valor da ação, os usuários do sistema podem indicar a Probabilidade, o Provisionamento e o Risco de cada ação judicial.

Veja como provisionar valor de ações no SAJ ADV

Probabilidade

O SAJ ADV disponibiliza um campo para que você indique a probabilidade de ganhar ou perder a causa do processo. Ele fica ao lado do campo onde você aponta o valor da ação.

provisionar honorários



Provisionamento

Há três opções para selecionar no sistema: Contingência passiva, Passivo e Provisão. A Contingência passiva é um valor que você ainda não pode prever. Ele será definido por eventos que vão acontecer no futuro e que você não terá controle. Por isso, é recomendado que os valores nos processos com este tipo de provisionamento sejam revistos com frequência. É o caso dos processos trabalhistas e cíveis.

Você vai selecionar a opção Passivo em casos de fornecedores, salários, tributos. Ou seja, quando se trata de valores já comprometidos e que devem ser quitados. A terceira opção, a Provisão, pode ser usada para ações em que se calcula férias e 13º salário. Neste caso, o valor é incerto porque vai ser preciso incluir na conta os reajustes referentes ao tempo que passou.

provisionar valor de ações

Risco

Depois de indicar o tipo de Provisionamento, você deve apontar o Risco do seu processo:

  • Possível – possibilidade de perda entre 25% e 50%;
  • Provável – possibilidade de perda superior a 50%;
  • Remoto – possibilidade de perda inferior a 25%;

Preencher os campos referentes ao provisionamento no SAJ ADV vai permitir que você tenha uma organização ainda maior do seu escritório e ofereça um serviço de ainda mais qualidade ao seu cliente. A partir dessa boa prática, ele poderá fazer uma gestão financeira muito mais assertiva e aumentará a confiança na equipe jurídica. Com isso, é possível agilizar a busca das informações no sistema. Ainda permite uma assertividade maior na provisão de valores e uma redução do impacto no resultado dos processos pela constante análise dos valores apontados. Provisionar valor de ações é uma das boas práticas que permitem que sua banca seja mais competitiva no mercado jurídico. Padronizar os contratos do escritório também é uma dica que permite uma melhor gestão da banca.

Ainda ficou com dúvidas sobre provisionamento? Deixe seu comentário no formulário abaixo.

Que tal alguns materiais gratuitos sobre finanças na advocacia?

Quer saber mais novidades sobre provisionar valor de ações ou gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV – Software Jurídico e receba nossos materiais em seu email.

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *