Software Jurídico Online para Gestão de Escritório de Advocacia

Sistema de Automação da Justiça
para Escritórios de Advocacia

3 promissores ramos do Direito para novos escritórios de nicho

3 promissores ramos do Direito para novos escritórios de nicho

Focar em áreas de atuação é estratégico mesmo para um escritório de advocacia iniciante. Ser especialista em determinados ramos do Direito transmite confiança e credibilidade, ajuda a captar clientes em busca de serviços jurídicos e reforça o papel do profissional como referência no mercado. É claro que pode existir certa flexibilidade para um escritório iniciante conseguir pagar as contas, mas o importante é sempre manter como objetivo principal atrair demandas nos ramos do Direito escolhidos pela banca.

Lembre-se que determinados ramos do Direito também se beneficiam da localização do escritório. Por exemplo, o Direito Ambiental é mais procurado em cidades com grande volume de empreendimentos imobiliários, que normalmente envolvem questões ambientais. Já o Direito Tributário costuma ter destaque em regiões onde existe concentração de empresas. Além disso, a localização é um fator relevante para um novo escritório de advocacia tornar-se conhecido. O ideal é que ele esteja inserido em um local de fácil acesso e visível ao público que quer alcançar. Ao escolher o lugar, é preciso levar em conta a visibilidade, acessibilidade, e aspectos como o custo e a logística.

Se você ainda não sabe em quais ramos do Direito o seu escritório será especializado, é válido analisar as novas áreas que estão em ascensão no mercado.

3 promissores ramos do Direito:

Segundo uma análise da OAB-SP, os ramos do Direito mais promissores para a advocacia no país vão ao encontro de temas como a sustentabilidade e as novas tecnologias. Confira 3 dos principais:

Direito Ambiental

A população mundial tem se mobilizado por alternativas sustentáveis e isso impacta na busca pelo Direito Ambiental. Esse ramo do Direito busca a harmonia nas interações entre as pessoas e o meio ambiente, envolvendo os campos de Ciências Sociais, Antropologia, Biologia, Geologia, Engenharia e Direito Internacional. Escolher essa área implica em também envolver-se com outros ramos do Direito como o Constitucional, Administrativo, Civil, Processual e Penal.

A Política Nacional do Meio Ambiente estabelece definições claras para o meio ambiente, qualifica as ações dos agentes modificadores e provê mecanismos para assegurar a proteção ambiental. O Brasil também conta com o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), responsável pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.

Direito da Infraestrutura

Muitos escritórios apostam que a necessidade de melhorias na infraestrutura fará com que essa área, que é considerada um dos principais gargalos para o desenvolvimento do país, seja cada vez mais demandada na advocacia. Os cursos para quem quer se aprofundar no assunto envolvem conhecimentos sobre investimentos públicos e privados, licitações e questões relativas à desigualdade social.

ramos do Direito

Direito Digital

O Direito Digital envolve o conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas relacionadas ao universo digital. Segundo Patricia Peck, advogada especialista nessa área, o Direito Digital consiste na evolução do próprio Direito, abrangendo todos os princípios fundamentais e institutos que estão vigentes e são aplicados até hoje, assim como introduzindo novos institutos e elementos para o pensamento jurídico, em todas as suas áreas – Direito Civil, Direito Autoral, Direito Comercial, Direito Contratual, Direito Econômico, Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito Penal, Direito Internacional, etc.

O advogado que escolhe esse segmento normalmente tem três focos de atuação: trabalho preventivo, atuação consultiva e ação judicial. As questões de Direito Digital costumam estar relacionadas com outros ramos do Direito. Em Direito Civil, por exemplo, é comum ações de danos morais por difamação na internet. Já no Direito Tributário existe a questão dos impostos sobre transações online.

Direito Digital é um dos ramos do Direito mais desafiadores, uma vez que está sujeito a velocidade dos avanços tecnológicos.

Você atua ou tem interesse em algum desses ramos do Direito em ascensão? Como vê o mercado atualmente? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre ramos do Direito? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

3 Comentários

  • Publicado 25 de maio de 2016 em 10:36 | Link permanente

    Este profissional esta sempre em alta, segundo Paulo Moraes, da Talenses. A complexa estrutura tributaria do Brasil faz com esta seja uma das areas mais promissoras do direito, principalmente quando a estrategia tributaria e fator determinante para o desempenho de uma empresa.

  • Francisco Nascimento
    Publicado 5 de setembro de 2016 em 16:20 | Link permanente

    Boa tarde.

    Gostaria de saber quais as novas áreas do direito com perspectiva de crescimento no ano de 2016/2017, onde realmente podemos investir???

    • Publicado 5 de setembro de 2016 em 16:38 | Link permanente

      Olá Francisco, boa tarde!

      Infelizmente ainda não temos dados atualizados sobre essa questão. Quando sair, atualizaremos nossos conteúdos.

      Obrigado pelo contato.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *

Saiba como o SAJ ADV pode ajudar o seu escritório,
fale conosco!

48 3298-9030
11 3627-1922