Ter boa rede de relacionamentos é estratégico para advogados

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“Quem não é visto não é lembrado”, já diz o ditado. Cartões de visitas guardados em uma gaveta não valem absolutamente nada. Profissionais que não possuem contatos e uma boa rede de relacionamentos não conseguem ir para a frente e acabam prejudicando suas carreiras. Por isso, advogados, tanto quanto outros profissionais, precisam priorizar a construção de um ótimo networking para que seus negócios prosperem mais e mais.

Segundo Steven M. Krauser, presidente da Network Associates, de Nova York, a grande maioria das pessoas que possuem um negócio não sabe trabalhar o networking como uma verdadeira ferramenta para a construção de uma imagem no mercado. O que realmente conta em uma rede de relacionamentos é o número de novos negócios, indicações e reconhecimento.

Dicas para construir uma boa rede de relacionamentos

Comunicação boca a boca

É preciso participar de eventos, realizar cursos e frequentar confraternizações com profissionais da área. Assim, essa rede de relacionamentos lembrará de você ao indicar um cliente que necessite da sua especialidade.

Comunicação na internet

Não se pode nem pensar em ficar de fora do mundo virtual. As pessoas precisam saber exatamente o que você faz, que tipo de cliente o seu escritório de advocacia atende, onde se localiza, que formas de atendimento oferece, quais são os profissionais que trabalham nele e qual a especialização de cada um, entre outros detalhes. Essas informações precisam estar em seu website e se estender para as redes sociais, principalmente profissionais, como o Linkedin. O mundo virtual é uma rede de relacionamentos tão importante quanto o mundo offline.

Academia

O mundo acadêmico é um outro local bastante propício para consolidar uma ótima rede de relacionamentos. Advogados que, além de atuar em escritórios, também dão aula em instituições de ensino de graduação ou pós-graduação, são sempre procurados, principalmente pela imprensa, para opinar sobre assuntos polêmicos envolvendo suas especialidades. Além disso, são referência em todo o meio acadêmico, inclusive para alunos, que propagam seus conhecimentos e acabam sendo uma ótima propaganda do professor.



Rede de relacionamentos fora da profissão

A prática de esportes, a realização de trabalhos voluntários, a participação em grupos de leitura, de amantes de vinho ou qualquer outro hobby que proporcione encontros coletivos, é também uma forma de difundir o seu trabalho, fazer contatos com pessoas que possam indicar ou até querer algum tipo de atendimento. Quanto maior o círculo da rede de relacionamentos (bons relacionamentos, claro), melhor!

OAB

O contato contínuo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é bastante importante para manter uma rede de relacionamentos bastante específica. Trabalhar em comissões da OAB em temas relevantes para a sua especialidade é uma forma de se tornar reconhecido por outros advogados, que podem gerar novos negócios para o seu escritório.



rede de relacionamentos

Artigos

Escrever artigos para ser publicados em jornais, veículos segmentados, blogs, redes sociais é uma ótima forma de marketing jurídico. Pode aumentar sua rede de relacionamentos e o reconhecimento de sua imagem profissional.

Alianças estratégicas

É preciso que você entenda muito bem o que outros advogados e profissionais em sua volta realmente fazem. Oportunidades de alianças são muito comuns em uma boa rede de relacionamentos. Essas alianças podem vir em forma de trabalhos conjuntos, como consultoria a uma empresa, por exemplo, ou até indicação de um profissional por outro, como uma forma de parceria, demonstrando confiança no trabalho do colega.

Não basta apenas construir uma ótima rede de relacionamentos, é preciso também manter e sempre renovar essa rede. Evitar falar mal de qualquer profissional, prejudicando de qualquer forma alguém de sua rede. Além de procurar sempre reafirmar a conexão entre os elos mais fortes dessa rede. Esse networking está sempre em reinvenção, com pessoas entrando e outras saindo da sua base de contatos. É assim que funcionam os bons profissionais, sempre atentos a quem lhes parece mais passível de produzir novos negócios. Todavia, tratando todos os profissionais em seu entorno com muita cordialidade.

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