A tomada de decisão na advocacia através do autoconhecimento

As metas na advocacia são uma estratégia de crescimento, renovação e transformação profissional e devem ser estabelecidas através de um processo de autoconhecimento e reconhecimento do ambiante de atuação e das habilidades necessárias para atingir o desempenho esperado.

Reflexões para advogados extraordinários em busca de mudanças na advocacia…      

Amigo advogado, esse é o meu último artigo do ano de 2019. Quero, então, falar um pouco sobre Realizações na advocacia. Nesse período do ano é quase que obrigatório fazermos esse tipo de reflexão. Dessa forma, calibramos comportamentos, metas e ações para sermos mais assertivos nos resultados do ano que em breve se iniciará. Se você deseja ser, assim, alguém extraordinário, conheça a fundo seus processos de vida e transforme-os na versão extraordinária que deseja.

Comece essa ponderação, portanto, pensando naquilo que você entregou no ano de 2019: quais foram suas realizações? Está satisfeito com isso?

Pense agora em 2020 e em tudo o que deseja fazer: quais serão seus resultados, daqui para frente?

Pergunto isso porque muitas vezes, ao revisitarmos nossas práticas, percebemos que são necessários ajustes. Vamos iniciar uma nova jornada para o ano de 2020, é disso que se trata o próximo ano – mais uma oportunidade de alcançar nossos sonhos. E antes disso, é importante definir aonde se quer ir e o que se espera encontrar ao longo do trajeto, planejando cada passo para construir resultados coerentes com o que se deseja, ou seja, seus sonhos…

E para isso, enfim, precisamos analisar cada detalhe sobre nossa atuação na advocacia e na vida pessoal. Convido-o, portanto, a fazer essa reflexão junto comigo.

advocacia

1. Quais os seus ambientes de atuação?

Primeiramente, quero pensar nos ambientes em que atuamos: do trabalho, advocacia em geral, de casa, e dos locais que costumamos conviver…



Em quais ambientes você atuava, ou mesmo freqüentava antes do ano de 2019? Eram bons ou eram ruins? E no ano de 2019, em quais você atuou? Compare com os anos anteriores: você está satisfeito? Faltam lugares nos quais desejaria estar? Então em quais ambientes você quer freqüentar ou estar em 2020? Trabalhar em um escritório ou empresa melhor? Ou talvez abrir seu próprio escritório? Está satisfeito com o local em que mora, ou ele pode ser melhorado?

Eu, por exemplo, antes de 2019 atuei por muito tempo em jurídico de empresas. No entanto, em 2019, especificamente, atuei profissionalmente em locais muito interessantes e diferentes de minhas atuações anteriores. Além do trabalho como Advogada, como Coach, passei a compor a equipe da Mentecina, um Centro de Excelência Comportamental com um propósito muito especial, pois trabalha congruência alinhada com qualidade de vida das pessoas.

Fiz muitos cursos e formações e estive rodeada de pessoas com os quais aprendi tanto! Em 2020, desejo estar menos em ambiente de estudo e mais atuando. Além da Mentecina e do meu escritório novo, que fica pronto ainda nesse mês, quero estar em locais novos, através de parcerias que tenho planejado para esse ano, e aberta para desbravar parcerias que ainda nem idealizei! (risos).

2. Como você se comporta e reage ao que seu entorno?

Agora, vamos colocar energia em pensar sobre nossos comportamentos, nossas reações etudo aquilo que nos influencia, de alguma forma. A vida antes de 2019 trouxe a você quais comportamentos? Eram mais reativos ou pró-ativos? Negativos ou positivos? E agora, em 2019, o que você fez? Você está feliz com a forma como se comporta e reage a tudo o que te rodeia? Você está feliz na advocacia?

Posso dizer por mim, que posso e vou melhorar muito para 2020. Porque nesse ano que se inicia, eu vou realizar coisas grandes relacionadas ao meu propósito, muitos projetos novos, um treinamento inédito que combina qualidade de vida e altodesempenho em empresas. E para realizar tudo isso, eu terei comportamentos que apóiem essas metas: equilíbrio, serenidade e inteligência emocional para contrabalançar projetos ousados com a minha vida pessoal.

Para essa parte tenho planos mais que especiais, uma viagem internacional para rever uma parte de nossa família além de tempo de qualidade commeu marido, filhas, pais e outras pessoas queridas. E você, como agirá em 2020? Torço para que seja de uma forma muito positiva, e com grandes planos!

3. Habilidades necessárias e desejadas na advocacia

Falaremos agora de habilidades: antes de 2019 percebo que, embora eu tivesse garra, determinação e dinamismo, faltou planejar etapas importantes para realizar alguns dos muitos projetos, e, ao longo desse ano, pude desenvolver mais essas habilidades, em paralelo com minha resiliência e persistência em realizar tantas coisas silmutâneas e uma ousada reforma em minha casa. Para o ano que vem, querocolocar foco em desenvolver ainda mais observação e escuta ativa, que são habilidades essenciais para minha área de atuação. As reformas estão vetadas para o ano que vem, ouviu marido?!

E você, que habilidades possui? É capaz de realizar coisas congruentes com seus sonhos e metas? Por que habilidade está ligada às estratégias,em acessar seus recursos internos e externos para realizar, fazer acontecer. Que capacidades você teve em anos anteriores? E em 2019, realizou mais, teve mais recursos?

Agora, reflita comigo: que capacidades você precisa ter em 2020 para realizar tudo aquilo que você sonha e deseja? Se você precisa de capacidades que não possui e deseja desenvolve-las com apoio de alguém especializado, me procure, pois posso te ajudar!

4. Em que você acredita?

Você acredita em você e que é possível realizar tudo aquilo que você quer? Essa é uma pergunta muito importante par advocacia e para a sua vida, pois tudo, absolutamente tudo o que você quer fazer depende de você acreditar em você, acreditar que é possível.

Portanto, pense comigo: no que você acreditava antes de 2019? Eram coisas boas, que fizeram sentido? Ajudaram-no a realizar o que planejou? Fortaleceram para que você pudesse acreditar em você mesmo, como individuo e profissional?

E agora, pense sobre 2019: você acreditou em que? Alcançou tudo aquilo que estava em sua programação? Teve a remuneração que queria? Fez as viagens que queria? Teve o emprego dos seus sonhos? Esteve próximo das pessoas que merecia estar? Se a resposta for não, suas crenças precisam ser ajustadas. Porque você não acredita em você, e que é possível realizar? No que você precisa acreditar para ter um ano de 2020 realmente extraordinário? Devo lembrá-lo que você pode fazer isso, você merece!É possível realizar, seja o que for, e que vale a pena acreditar em você mesmo!

Eu acreditei em mim, e que era possível realizar um projeto antigo, que nasceu em meu coração quando estudei Body Brain Health Coach, que é o Coaching de Estilo de Vida Saudável. Criei, conjuntamente com um amigo, um treinamento incrível que trabalha desempenho e qualidade de vida de forma alinhada e congruente e estou orgulhosa com esse novo projeto, que impacta de forma positiva e benéfica a vida de tantos funcionários e empresas. E em 2020, vamos fazer a versão desse despertar para indivíduos que buscam viver suas vidas de forma consistente em todos os aspectos.

5. A criação de uma identidade na advocacia

Sabe, quando acreditamos em nós mesmos, isso cria em nós uma identidade. Quem você era, até o ano de 2019?

Agora, quem você se torna, com tantas percepções novas e interessantes sobre você mesmo? Essa identidade está identificada com todos os ambientes, comportamentos, capacidades e crenças que você projetou para 2020? O que precisa ser ajustado na sua identidade, para que tudo isso aconteça? Alguém ganha com essa versão de 2020 de você mesmo? Quem? Alguém perde com tudo isso?

Nas minhas respostas a essas perguntas existem muitas ponderações, ousadia em realizar, e impacto sobre a vida da minha família, mesmo que mínimo. No entanto, existe também a consolidação da identidade que sempre sonhei para mim, mesmo sem saber, pois foi percebida por mim muito recentemente…

Essas são todas perguntas muito intensas, se feitas com a reflexão e determinação necessárias. Faça-as com auto-explorarão, buscando verdadeiramente entender aquilo que é congruente e ecológico para você, alinhando com seus sonhos e com aquilo que é extraordinário para você, e potencialize as realizações em sua vida!

6. As suas decisões são a força motriz da sua mudança

Por fim, se o seu 2019 foi muito bom, o ano de 2020 poderá ser ainda mais excelente com as respostas para essas perguntas. E se não foi, comece um ano com seu potencial máximo para realizar tudo o que quiser, de forma extraordinária!

Hoje sempre é o melhor dia! Dia para começar a pensar em seus ambientes, nos comportamentos que você tem, nas habilidades que precisa adquirir, nas crenças que habitam em você, em quem você se torna com a vida que tem, e como pode impactar a vida de outras pessoas.

Naturalmente, tão importante quanto essas reflexões são a ação e energia que você colocará em tudo isso. Esses são assuntos, contudo, para outro artigo… Sabe, sou como você, caro amigo: nem sempre a certeza de realizações é uma constante, e, em alguns momentos, bate aquela dúvida: mas isso vai dar certo?

Nessas horas, então, eu respiro fundo, lembro as minhas respostas para todas essas perguntas e leio uma frase, cujo autor desconheço: “a mudança que você quer está na decisão que você toma”.  

Eu decidi fazer o meu extraordinário e ajudar pessoas, assim, a fazerem o mesmo… Tome a decisão que você precisa. Esse é o primeiro passo para se tornar a versão extraordinária que sempre sonhou…

Quer ficar por dentro de tudo sobre a Advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *