5 ferramentas para impulsionar a retenção de clientes na advocacia

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 11 de outubro de 2018)

O blog do SAJ ADV  já explicou como a fidelização de clientes pode mudar o rumo de um escritório de advocacia, como os clientes podem atuar como promotores do escritório e também deu dicas de como estreitar a relação com a cartela de clientes. Agora, vamos fornecer algumas ferramentas tecnológicas que podem ser úteis no desenvolvimento das estratégias para retenção de clientes. E claro, tudo isso passa pela aquisição de um software jurídico de qualidade!

Vale lembrar que adquirir um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo Custo não só financeiro, mas de operação, já que demanda ações com maior grau de complexidade. As boas práticas para fidelização abordam questões bem simples. Por exemplo, estar disponível e retornar as ligações telefônicas. Também contemplam comportamentos que exigem um pouco mais de dedicação, como enviar relatórios para que o cliente fique a par de todas as etapas do processos. E, é justamente nesse momento que as ferramentas tecnológicas podem facilitar o dia a dia dos advogados. Acompanhe abaixo!

5 ferramentas tecnológicas para retenção de clientes

1. Calendário com datas importantes

A agenda do escritório de advocacia não deve conter apenas informações de prazos de processos, audiências ou pedido de recursos. Também é importante guardar informações mais pessoais, como a  data de aniversário do cliente. Todo mundo gosta de ser lembrado em seu dia e receber uma ligação, uma mensagem no celular ou um email de parabéns é uma forma de estabelecer um relacionamento com os clientes. Mas como armazenar todas essas informações? Há quem ainda prefira anotar datas importantes no caderno. Todavia, existem ferramentas tecnológicas que para facilitar retenção de clientes.

O Google Calendar, por exemplo, é gratuito, sincroniza com outros aplicativos do Google, envia notificações para email e ainda possui versões mobile. Já um software jurídico, como o SAJ ADV, permite o registro de compromissos e atividades do dia a dia com a opção de ativar lembrete desses compromissos. O alerta para as datas de aniversários podem facilmente ser inseridas nessa agenda.

2. Email marketing

O email marketing é muito utilizado em campanhas de captação de clientes. Entretanto, pode também ser utilizado tanto para encaminhar informações gerais do escritório para todos os clientes quanto para enviar mensagens para apenas uma pessoa. O escritório pode utilizar essa ferramenta para enviar felicitações de aniversário, mas também para outras datas comemorativas. Por exemplo, se você tiver muitos clientes médicos  pode criar uma lista com esses profissionais e comemorar com eles o dia do médico, do cardiologista, do oftalmologista, etc. O software RD Station permite enviar email marketing de forma segmentada e oferece inclusive diferentes modelos que podem ser utilizados para as campanhas de retenção de clientes.



Caso você não tenha verba para contratar um software especializado em de gestão de contatos, o bom e velho Excel pode ser uma alternativa com funcionalidades limitadas. O importante é ter sempre listas segmentadas, por data, profissão ou interesses que sejam condizentes com seu nicho de atuação. Dessa forma a retenção de clientes ganha mais uma poderosa arma.

3. Envie relatórios

Mantenha seus clientes informados de todas as etapas e prazos do processo. Um software jurídico também pode ser útil nesta tarefa. O SAJ ADV possui módulos de gestão de processos e intimações, permitindo assim que o advogado registre informações dos processos, pedidos, bens e garantias, andamentos, movimentações processuais, intimações e acompanhamento de prazos. Se essas informações forem constantemente atualizadas, a rotina de criar relatórios visando a retenção de clientes se torna uma tarefa mais simples.

Junto ao envio de relatórios é importante também deixar o cliente ciente dos andamentos de seus processos. Por isso foram criadas as chamadas “áreas do cliente”, onde as informações básicas de cada processo ficam disponíveis para consultas por seus respectivos interessados. Isso, além de evitar as constantes chamadas para pequenas informações, ajuda seu cliente a ter mais confiança em seu trabalho.

4. Crie canais de comunicação

Uma das premissas fundamentais da fidelização e retenção de clientes é a disponibilidade e acessibilidade dos escritórios de advocacia para seus clientes. Com que frequência o seu escritório está disposto a manter contato com a cartela de clientes? Algumas vezes esse contato permanente é dificultado devido ao dia a dia da profissão, reuniões, audiência, etc. Por isso a oferta de diferentes canais de comunicação é essencial, já que nem sempre é possível atender as chamadas ou retorná-las rapidamente.

Portanto, crie diferentes meios de comunicação com o cliente, utilizando ferramentas gratuitas como Whatsapp, Hangouts ou Skype (sem esquecer dos básicos: email e telefone). Seja qual for o ramo de atuação, qualquer cliente quer ter a sensação de ser especial, de não estar sendo ignorado. Na advocacia não é diferente, ou por vezes pior, já que o assunto do processo pode ser de grande impacto na vida do cliente.

5. Invista em ferramentas de CRM

retenção de clientes na advocacia

Se seu escritório de advocacia tem uma grande cartela de clientes já está na hora de investir em um software de CRM (Customer Relationship Management), pois ele auxilia vários setores do escritório a se relacionar com o cliente de forma mais organizada. Essa ferramenta recolhe dados estratégicos do cliente, como renda mensal, comportamento, idade, expectativas, entre outros. Após essa coleta é possível segmentar os clientes, criar estratégias de marketing assertivas e atendimentos mais personalizados. Os escritórios de grande porte costumam utilizar soluções como  a Sales Force, Microsoft Dynamics e Oracle CRM.

Ainda se tratando de tecnologias, sabemos que o melhor software jurídico, aquele com amplas funcionalidades, pode também funcionar como um CRM. Neles podemos encontrar facilidades que auxiliam tanto no contencioso, quanto no consultivo. Através de módulos como “Atendimentos”, presente no SAJ ADV, você pode cadastrar cada contato com seus clientes e prospects. Dessa maneira ficará fácil acompanhar o histórico de relacionamento com cada cliente.

Gostou de nossas dicas para investir na retenção de clientes do seu escritório de advocacia? Você tem outra sugestão? Deixe sua opinião no formulário abaixo e nos ajude a transformar o atual cenário da gestão de escritório de advocacia.

Quer ficar por dentro das novidades sobre retenção de clientes na advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *