Como garantir a retenção de clientes com a organização de dados

Tempo de leitura: 6 minutos

Manter a organização dos bancos de dados e garantir a retenção de clientes são alguns dos trunfos de escritórios de advocacia bem-sucedidos. A informação é um dos commodities mais valiosos para um advogado. Manter informações imprecisas, incorretas ou até mesmo sem validade não tem a mínima utilidade para o seu negócio. Para garantir a retenção de clientes, é preciso inserir dados de qualidade e gerenciar essas informações de maneira eficaz. Uma das muitas vantagens da manutenção dos dados da clientela em ordem é que isso pode resultar em fidelização.

Este material aborda os principais métodos para organizar os bancos de dados dos clientes em um escritório de advocacia. Entre eles está a automatização do banco de dados utilizando um software jurídico. Essa é uma das medidas mais efetivas para facilitar a coleta e o armazenamento de informações dos clientes e processos, além de facilitar a retenção de clientes.

O que contém no white paper sobre retenção de clientes para advogados?

Nosso material educativo “Como organizar dados dos clientes atuais (e gerar fidelização)” está estruturado da seguinte forma:

  • Como tornar um banco de dados eficaz
  • A importância dos dados na administração da carteira de clientes
  • As vantagens de investir na fidelização de clientes

retenção de clientes

O material está disponível gratuitamente. Para baixar o conteúdo, basta clicar aqui. Preencha o cadastro com seus dados e clique no botão “Receber eBook” para acessá-lo e aprender a definir o método de organização de dados de clientes mais adequado ao seu perfil e a usar a tecnologia a seu favor.



Baixe agora o material “Como organizar dados dos clientes atuais (e gerar fidelização)” e escolha o método de organização de dados que mais combina com seu perfil e rotina, além de avaliar a importância da retenção de clientes e da modernização nas tarefas diárias do seu escritório de advocacia. Lembre-se que a tecnologia jurídica proporciona ganhos em produtividade e qualidade dos serviços.

Quer confirmar a qualidade do nosso ebook? Confira o primeiro capítulo!

Como a qualidade dos dados influenciam na gestão do escritório

Manter a organização dos bancos de dados dos clientes é um dos trunfos de escritórios de advocacia bem-sucedidos. A informação é um dos commodities mais valiosos para um advogado. Manter informações imprecisas, incorretas ou até mesmo sem validade não tem a mínima utilidade para o seu negócio. É preciso inserir dados de qualidade e gerenciar essas informações de maneira eficaz. Uma das muitas vantagens da manutenção dos dados da clientela é a fidelização.

Assim, armazenar os dados de seus clientes e seu histórico de ações deve ser um aspecto prioritário. Registrar o que é tratado com cada um deles e poder acessar com facilidade processos anteriores são requisitos essenciais para o dia a dia da profissão.

Como tornar um banco de dados eficaz

Por incrível que pareça, muitos advogados ainda utilizam o papel como principal suporte para o arquivamento de documentos referentes aos clientes. Esse método, além de obsoleto, é arriscado. Ninguém pode desperdiçar tempo vasculhando pilhas de documentos físicos. Sem contar que o arquivamento errôneo ou mesmo o extravio de material não são problemas incomuns, pelo contrário: acontecem com frequência e podem causar inúmeras dores de cabeça.

Os dados precisam ser convertidos em conhecimento. Um banco de dados estruturado permite que os escritórios de advocacia conheçam exatamente quem são seus clientes a partir de informações que vão desde as formas de contato, como telefone, endereço e e-mail, até os últimos serviços contratados, os tipos de demanda, o faturamento médio da empresa ou do cliente, setores e funcionários do escritório que atendem esse cliente, entre outras.

No caso de pessoa jurídica, é importante conhecer o ramo de atuação de empresa e quem são suas pessoas-chave. Quando se tratar de pessoa física, dados podem ser utilizados para estreitar a relação. Por exemplo, acionar lembretes para a data de aniversário de cada cliente e aproveitar esse dia para entrar em contato com ele. Lembre-se que atendimento diferenciado é um dos principais critérios para a fidelização de clientes.

Atentando-se às questões citadas acima, o atendimento do escritório pode ser pensado diretamente para o público-alvo de forma mais assertiva com a utilização de um banco de dados. Profissionais podem ser remanejados para áreas com mais demanda, enquanto os segmentos com menor demanda podem ser mais enxutos.

retenção de clientes na advocacia

Dados ajudam a administrar a carteira de clientes

Manter o banco de dados organizado também é fundamental para administrar bem a carteira de clientes. Monitorar quais deles são ativos, inativos ou não fazem mais parte de sua clientela é importante para a boa administração do escritório. Organizar essas informações de forma clara facilita na hora de definir estratégias e resulta na fidelização da clientela.

A implantação de um banco de dados pode ser feita manualmente por meio de planilhas e agendas. Reúne, além dos dados pessoais dos clientes, informações como prazos e processos. Entretanto, automatizar o banco de dados utilizando um software jurídico como o SAJ ADV, torna mais fácil a coleta e o armazenamento de informações dos clientes e processos.

O ideal é que esse sistema esteja interconectado com todas as áreas da empresa, de forma que todos os colaboradores possam acessá-lo e interagir pela ferramenta. Assim, com o banco de dados automatizado será possível acessar as informações necessárias muito mais rápido e cruzar dados para que sejam criadas estratégias mais eficientes.

Vale lembrar que a qualidade deve permear todo o processo de armazenamento e gerenciamento das informações. Como pontuamos anteriormente, armazenar dados incorretos pode ser pior do que não possuir um banco de dados. Somente dados precisos gerarão informações confiáveis para a elaboração de estratégias e outras ações válidas para um escritório de advocacia.

O que achou? Basta clicar AQUI para fazer o download gratuito.

Quer ficar por dentro das novidades sobre retenção de clientes na advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *