SAJ ADV: versão antiga do módulo de processos será desativada em maio

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A antiga versão do módulo de processos do SAJ ADV, software de gestão para escritórios de advocacia, sairá oficialmente do ar nesta quarta-feira, feriado de 1º de maio. A partir de então, o acesso dos usuários será padronizado para a nova interface e não haverá mais a opção de voltar à versão anterior, como vinha acontecendo.

A nova versão foi disponibilizada para uso e teste pelos advogados no início de 2019. No entanto, o usuário ainda tinha a opção de usar a interface antiga, se assim quisesse. Quem já fez a migração, portanto, já conseguiu conferir que ela apresenta um novo layout para a listagem e os resumos dos processos. A maneira de pesquisá-los também está diferente.

Os feedbacks recebidos até então aprovam a atualização, já que ela é mais rápida e com acesso mais simples aos dados e informações básicas do processo. “Gostei da nova versão, mais prática, e permite abrir mais de uma janela a fim de verificar mais de um processo ao mesmo tempo”, disse um advogado.

Outro comentou que não gostava do modo como os processos eram apresentados anteriormente, pois tinha a impressão de que as informações ficavam escondidas. Por isso, afirma ter ficado feliz com a evolução, especialmente por ter uma visão geral dos processos e consegue realizar acompanhamentos.

Ficou mais claro e com informações bem objetivas que ajudam a entender o que se passa dentro do processo. O layout também está mais leve. 



No entanto, algumas tarefas ainda vão continuar a ser realizadas na versão antiga – pois, provisoriamente, elas continuam hospedadas lá. É o que acontece com o acesso aos dados e detalhes do processo, por exemplo. Portanto, embora esteja manuseando na nova interface, o usuário continuará a ser direcionado à versão anterior quando clicar em determinado processo.

Nova versão permite dividir processos por filtros

Na nova versão do módulo de processos, o advogado consegue visualizar, por exemplo, a situação de todos processos do escritório divididos em três status:

  • Processos incompletos.
  • Processos movimentados (aqueles que tiveram algum tipo de andamento nos últimos sete dias).
  • Processos parados (aqueles que não tiveram nenhuma movimentação há mais de 60 dias).

Além disso, essa classificação também fica visível quando os processos são abertos em lista, mostrando toda a quantidade de demandas cadastradas no sistema. Neste caso, tags coloridas ajudam a identificar a situação de cada um deles, de forma mais fácil e rápida: se está incompleto, se recebeu alguma movimentação recente ou se está parado. “Os filtros criado são espetaculares para a gestão”, comentou um advogado.

A nova versão do módulo de processos também permite o acesso direto aos detalhes da tarefas e andamentos vinculados a cada processo. Não há mais necessidade, por exemplo, de sair do processo selecionado para verificar tais dados. 

Novo módulo de processos foi testado por advogados

A nova versão do módulo de processos do SAJ ADV se manteve disponível no software desde o início do ano. Antes disso, no entanto, alguns advogados avaliaram a novidade ao longo de pelo menos dois meses. Tudo para que a nova funcionalidade estivesse 100% apta para uso no momento de ser disponibilizada para todos os usuários, sem risco de imprevistos ou problemas.

Esse período de testes e validação dos novos recursos liberados pelo SAJ ADV costuma passar sempre por um procedimento padrão. Então, disponibilizar uma nova funcionalidade ao usuário, inclusive aquelas mais simples, significa que, antes disso, dezenas de semanas e meses foram investidos com estudo, planejamento, testes e experiências para que ela pudesse se tornar possível.

processos no SAJ ADV

A ideia

Tudo começa, por exemplo, com uma ideia. E elas surgem justamente a partir de feedbacks oriundos dos próprios advogados, com sugestões e reclamações. É o resultado dos contatos, acompanhamentos e implementações que o time do SAJ ADV faz com quem necessita.

É também a percepção da própria equipe ao lidar, no dia a dia, com as dificuldades e dúvidas dos usuários. Nada passa despercebido. 

A avaliação

Cada sugestão dessas costuma ser avaliada e estudada, como aconteceu com o módulo de processos, por exemplo. Ela passa por uma análise criteriosa que busca entender a necessidade do usuário e a viabilidade da melhoria, caso implementada. Algumas, inviáveis, são descartadas.

As demais são separadas internamente, em categorias. Essas categorias reúnem ideias que se assemelham si e, às vezes, fazem surgir uma melhoria ainda maior e mais completa.

A prototipação

A sugestão, então, passa a ser agrupada e classificada conforme a necessidade, a urgência e o tipo. A chamada prototipação é uma das etapas mais importantes do processo.

É nesse momento que a ideia perde o status de mera ideia e começa a se tornar uma funcionalidade real. É, portanto, a fase em que ocorrem os testes de usabilidade de acordo com a complexidade de cada uma.

A validação

Com isso pronto, parte-se para a chamada validação. Assim como ocorre lá no início do processo, com o surgimento das ideias, os advogados são novamente inseridos dentro do desenvolvimento: um grupo numeroso costuma ser selecionado para validar e testar as funcionalidades em primeira mão por um tempo determinado. Essa fase é importante porque é neste momento em que ocorrem as descobertas em relação às melhorias projetadas. Elas são realmente efetivas? Alcançam o resultado de otimização esperado?

A partir das reações e comentários deles, a equipe do SAJ ADV se concentra em colocar em prática tal sugestão. Essa fase não possui um tempo fixo de duração. Será maior se a funcionalidade for mais complexa; ou menor, se for mais simples. 

Esta também é a última etapa do processo. Depois dela, a nova funcionalidade está pronta para integrar oficialmente o conjunto do software. E o próximo passo é disponibilizá-la para toda a rede de clientes. 

Outras três funcionalidades foram lançadas em 2019

Além da nova versão do módulo de processos do software, o SAJ ADV também liberou outras três importantes funcionalidades durante os primeiros quatro meses do ano. Todas elas passaram por esse processo anterior de estudos e validação com usuários antes de ser lançada a todos os clientes.

Veja quais são:

1. Linha do tempo dos processos

Tal qual o nome já antecipa, trata-se de uma verdadeira linha cronológica que demonstra o status das ações judiciais. A linha do tempo do processo ajuda o advogado a identificar, em poucos segundos, as movimentações mais importantes de cada demanda e a data em que elas ocorreram.

Assim, ficam excluídos os pequenos procedimentos (aqueles que não interferem no andamento da ação ou no resultado final). Afinal, a ideia é não poluir e não desviar a atenção daquilo que é importante, como os despachos, por exemplo.

2. Captura de processos em segredo de justiça

O SAJ ADV também ampliou o recurso de captura de processos e intimações que é feita diretamente do sistema dos tribunais brasileiros. Agora, o software já consegue identificar e selecionar os processos que estão em segredo de Justiça, o que antes não era possível.

No entanto, essa funcionalidade está disponível, por enquanto, apenas aos processos vinculados ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A previsão é de que esse novo sistema de captura seja disponibilizado em breve também para os demais tribunais.

3. Exclusão de processos em lote

Aqueles processos que deixaram de ter serventia para o escritório e não precisam mais estar cadastrados no software, agora podem ser excluídos e habilitados em grande quantidade e ao mesmo tempo. 

Com os processos, todos os indicadores disponíveis no painel de controle do SAJ ADV possuem, agora, a opção de serem excluídos e habilitados em lote. Todos os demais já haviam sido disponibilizados até então:

  • tarefas;
  • intimações;
  • andamentos;
  • audiências;
  • compromissos.

No momento, é possível excluir até 100 processos ao mesmo tempo, para não sobrecarregar o sistema.

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