Como cuidar da saúde mental no ambiente jurídico?
A saúde mental no ambiente jurídico nada mais é do que o bem-estar psicológico dos colaboradores de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e outros meios similares.
- Direito Trabalhista
- Guia de Investimento
- 30 de maio de 2022
- Atualizado em: 06 de junho de 2022
- Tempo de Leitura: 6 minuto(s)
Saúde mental no ambiente jurídico: como trabalhar no escritório de advocacia?
O problema é bem antigo, mas nos últimos anos a preocupação com a condição de saúde mental das pessoas têm aumentado em todos os ambientes. Dentro do mundo do trabalho, são várias as condições que interferem na qualidade de vida, na autoestima e na felicidade dos trabalhadores. A saúde mental no ambiente jurídico também depende dessas condições.
Quais são as principais causas das doenças mentais?
O mundo hoje passa por um processo de crescimento no número de diagnósticos de depressão, ansiedade, estresse e outras disfunções ligadas ao âmbito mental.
Cada vez mais se atentar à questão psicológica dos funcionários se tornou uma necessidade.
Esse é um ponto tão importante que a psicologia definiu um quadro médico exclusivo para uma síndrome gerada pelo esforço laboral, a síndrome de burnout.
Apesar de ser uma questão psicológica, pode afetar profissionais de trabalhos intelectuais como advogados até profissionais mais técnicos como os que fazem instalação de persiana vertical preta.
O acúmulo de tarefas, jornadas de trabalho extensas, insegurança dos empregos, atividades estressantes e de extremo envolvimento emocional são os principais motivos para que a exaustão no mundo do trabalho tenha se tornado uma epidemia atual.
No meio jurídico essa questão tem chamado a atenção de especialistas da área e de profissionais da psicologia.
Como trabalhar saúde mental no exercício laboral?
A principal questão é como levar o bem-estar para um ambiente naturalmente tenso e evitar as licenças por esse motivo.
Esse cuidado em relação à saúde mental dos funcionários é responsabilidade social das empresas em caso de funcionários contratados formalmente, vínculos de pessoas jurídicas e também em caso de contratação de empresa terceirizada recepcionista.
Os fatores que podem ser revistos para melhorar a qualidade de vida dos funcionários são as mais diversas.
As ações que podem ser realizadas se estendem tanto a políticas e planejamentos que visam o bem-estar e a preservar a saúde mental do funcionário quanto a manutenção física do ambiente, por exemplo, a limpeza de banheiro, assim como:
- Estrutura física de trabalho adequada;
- Promoção da comunicação no ambiente de trabalho;
- Respaldo de superiores na tomada de decisões;
- Jornadas de trabalho bem definidas e responsáveis;
- Apoio clínico especializado;
- Políticas rígidas contra abusos;
- Respeito às normas da lei trabalhista.
Durante a pandemia, as tensões vindas do emprego que normalmente já se juntam com as advindas da vida pessoal ganharam mais uma companhia, a tensão constante e a preocupação com os protocolos sanitários.
Isso afetou drasticamente funcionários que sentiram mais medo de perder empregos, foram afetados pela mudança de rotina com o trabalho remoto e seguiram trabalhando pessoalmente divididos pela preocupação e pôr divisória em MDF para sala.
O que é o esgotamento mental no ambiente jurídico?
Os advogados e outros profissionais relacionados à área do direito sofrem com muitas situações onde existe uma cobrança gigante e um estresse nem um pouco saudável.
Além disso, todos os deveres dessa profissão exigem um alto nível de comprometimento e responsabilidade.
Com tantas questões e uma permissão de erro quase zero, os advogados equilibram a cobrança de superiores em geral, sócios do escritório de advocacia, mais experientes e concentrados nas missões, visões, valores e no crescimento.
Por outro lado, o atendimento ao cliente também gera estresse ao funcionário. É comum que um contratante esteja à espera de um retorno de seu processo e isso demanda atenção e paciência para o profissional.
Essa dupla cobrança faz com que o advogado esteja sempre cercado de dúvidas não respondidas.
Como identificar doenças mentais no ambiente jurídico?
Seja para a cobrança interna ou a externa, é importante que ela seja feita com respeito e responsabilidade, uma vez que assim se promove o bem-estar e se obtém melhores resultados.
A síndrome de burnout é uma definição recente, a Organização Mundial da Saúde classificou ela junto a um grupo de doenças e transtornos gerados pelo emprego ou desemprego.
Desde que essa síndrome ganhou classificação de doença ela tem sido motivo de debates frequentes em todos os âmbitos empresariais.
A OMS qualifica a síndrome de burnout como CID-11 e conceitua a doença como resultado do estresse crônico no local de trabalho. A organização ainda divide o conceito em três frentes: sentimentos, exaustão e esgotamento.
Segundo os especialistas, os profissionais que passam por esse processo costumam dar sinais que devem ser notados para que esse quadro seja resolvido antes de se desenvolver mais gravemente.
O esgotamento de energia, o aumento do distanciamento mental no trabalho e no âmbito pessoal, sentimentos negativos ou cínicos referentes ao próprio trabalho e a redução da eficiência do profissional.
Portanto, é possível identificar também por perdas de foco ou atrasos na entrega de demandas.
Os advogados são um dos meios profissionais mais afetados pela síndrome de burnout, isso faz com que profissionais e diretores desse ramo devem redobrar a atenção nesses sinais.
As mudanças dentro do ambiente de escritório precisam ser profundas e estruturantes se a intenção é melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse dos funcionários. O que pode ser feito até mesmo por meio de uma empresa de revitalização de fachadas, que em muitos casos é necessária.
Como incentivar os cuidados à saúde mental no ambiente jurídico?
Advogados, assistentes e outros profissionais do direito estão todos muito suscetíveis ao estresse e à exaustão. Dada a natureza do trabalho, é comum que haja diversos casos de síndromes de burnout e afastamentos por ansiedade e depressão.
Por isso, é importante que o gestor esteja atento para sanear o ambiente do escritório e melhorar o aproveitamento dos funcionários sem exigir demais.
Isso vai além de estabelecer um calendário personalizado ou outras iniciativas, mas sim dispor tempo e investimento no bem-estar dos funcionários.
Um profissional só desempenha o seu máximo quando a vida pessoal e profissional dele está estável, bem e equilibradas entre si.
O discurso bem feito de pensar em bem-estar e tratamento humanitário aos funcionários é bastante visto, mas nem sempre se aplicam à realidade.
Não adianta cobrir o escritório de impressão digital grandes formatos com frases positivas e não ter respeito ou atenção com os funcionários. Assim, é importante aplicar mudanças verdadeiras e significativas. Vamos ver algumas maneiras de fazer isto.
1 – Verificar o que levou ao problema
O primeiro ponto para mudanças consistentes é verificar com atenção as causas e motivos de pressão que sobrepujam os funcionários. Ademais, é importante verificar o que especificamente compromete a saúde mental no âmbito jurídico.
Essa análise só pode ser feita por meio de uma comunicação clara e aberta com cada funcionário. Dessa forma, é possível entender o que o aflige ao longo do dia.
Entendendo melhor as necessidades de cada um é possível pensar em iniciativas que causam melhorias reais no bem-estar.
Apesar de ser um coletivo, cada pessoa deve ter seu perfil traçado de forma detalhada nessas conversas. Só assim é capaz de se abraçar cada questão pessoal e acolhê-la da melhor forma.
Aproveitar as aberturas dadas pelo funcionário para entender a vida financeira e se isso cria estresse nele.
2 – Criar ações para melhorar a vida pessoal dos colaboradores
Uma boa política de valorização salarial pode ser necessária. Assim como programas de bem-estar e previsão de aposentadoria.
Pode parecer que o estresse é algo inerente ao trabalho, mas é possível que momentos de pico de estresse sejam reduzidos. Em geral, essas situações ocorrem pela quantidade de trabalho, uma forma de mitigar isso no escritório de advocacia é com o apoio de tecnologia.
Hoje existem aplicativos para o mercado jurídico que minimizam a carga de trabalho dos advogados automatizando os processos mais simples e organizando as tarefas burocráticas. Assim, para melhorar a saúde mental no ambiente jurídico, uma boa sugestão é investir em sistemas de gestão e outras tecnologias.
Além disso, políticas focadas nos colaboradores como adaptação dos horários ou a implementação do trabalho remoto é uma das possibilidades para qualificar o tempo trabalhado.
Estudos mostram que o funcionário que tem flexibilidade de horários rende mais para a empresa por horas trabalhadas.
3 – Mantenha a organização do escritório de advocacia
O cuidado ao ambiente é importante, organização de papéis, lavagem de poltrona, e troca de movelaria de aparelhos, pode fazer com que o espaço seja um ambiente mais confortável, reduzindo o estresse causado pela falta de manutenção ou organização.
Importância de políticas de saúde mental no ambiente jurídico
Sendo assim, doenças psicológicas são um problema sério e precisam ser tratados com a ajuda de profissionais qualificados. A empresa pode dispor parte do tempo de trabalho para que ele realize esse acompanhamento.
Além disso, é possível oferecer facilidades para os profissionais que desejam cuidar mais de questões financeiras, alimentares, nutricionais e até físicas. Esse cuidado fará com que o profissional esteja mais conectado com a empresa para desempenhar o seu trabalho.
Aliar o trabalho com o aperfeiçoamento profissional é muitas vezes o causador da exaustão do funcionário, programas que incentivem o estudo são a chave para resolver esse conflito.
Principalmente para gestores, é importante que esse estudo inclua a questão de saúde mental no ambiente jurídico.
Hoje em dia é muito comum que empresas incentivem a competitividade em busca de uma meta, mas o mais correto do ponto de vista psicológico seria estimular uma cultura de atenção e confiança para que as pessoas produzam e aprendam da melhor forma possível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.