Prática Jurídica – Segmentar por nicho pode melhorar sua atuação

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 22 de novembro de 2017)

Devemos sempre ter ciência de qual o nicho ou target devemos desempenhar melhor estratégia visando o know how do escritório e a respectiva prática jurídica.

Segundo a OAB, já somos mais de mais de 1 milhão de advogados registrados em todo território nacional. Com isso, os escritórios de advocacia devem, sim ter algum segmento a fim de que os mesmos sejam especialistas em determinados segmentos e, não ser um escritório 360º (que atende todas as áreas). Estamos em uma era que devemos ser especialistas e sermos os melhores em algumas áreas da prática jurídica. Isso faz com que o escritório tenha alto teor de competência comparado à concorrência que quer abraçar tudo e todos.

Veja alguns exemplos de escritórios segmentados:

  • Consultoria Jurídica no âmbito da Moda;

  • Elaboração de contrato visando o bom convívio social entre vizinhos em condomínios;

  • Consultoria Jurídica para casais homoafetivos que desejam fazer uma adoção.

Poderíamos listar inúmeros segmentos nos quais seu escritório pode se especializar e mostrá-los para que as pessoas saibam sobre esses segmentos e, assim ter em mente essa autoridade.

Marketing Jurídico Digital

Para que o escritório tenha em mente qual segmento ele vai atuar é necessário saber como esse nicho se comporta, tendo a ciência que nicho é um grupo de pessoas com desejo homogêneo dentro de um mesmo segmento.

Sabendo dessa realidade, primeiramente deve ser feito um levantamento de quais são as linhas de frente do escritório. Essa listagem de serviços determinará qual norte o escritório deverá seguir.

O segundo passo seria a definição da persona (Target). Buy Persona são estereótipos ou protótipos de peculiaridades das pessoas que poderiam comprar seu serviço como:

  • Nome:
  • Idade:
  • Classe Social:
  • O que faz nas horas de lazer:
  • Qual o setor que atua profissionalmente etc.

Nessa etapa é fundamental que o setor comercial esteja em sintonia com o setor de Marketing Jurídico Digital, onde juntos chegarão a um bom senso de questões importantes para saberem como falar com esse Público.

Muitos devem estar se questionando: “Ah, isso aí eu já tenho em mente!”. Na verdade isso deve estar na cultura do escritório, desde o Diretor até o estagiário.

Esses dados serão fundamentais para que o escritório saiba as dores de cada segmento a fim de desenvolver um bom trabalho, sanando dessa forma todas as dúvidas do mesmo.

prática jurídica

Modelo de Gestão para melhorar sua prática jurídica em 2018

  • Inbound Marketing Jurídico – Todas as ações que estabelecem autoridade para o seu nicho a fim de filtrar os melhores leads fazendo com que o setor comercial não perca tempo com leads que ainda não possuem um teor de compra significativo, tendo em vista o Ticket Médio do escritório.
  • SEO para Sites de advocacia – Como já vimos anteriormente, em agosto deste ano, o novo Código de Ética e Disciplina da OAB vetou o uso de estratégias de posicionamento manipulado como o Google Adwords, por exemplo. Diferentemente dessa estratégia, o SEO para escritórios de advocacia é embasado em autoridade e conteúdo bom. Se o seu escritório possui boas posições orgânicas, ótimo! Isso é sinal de que são autoridades no assunto.
  • Redes Sociais para escritórios de advocacia – Mantenha seu universo de seguidores com informações pontuais. Possua algum cronograma e siga-o à risca, onde, por exemplo,  todas as segundas-feiras seu escritório passe 5 dicas de como elaborar um contrato para o setor de TI (link para algum artigo no Blog). Pequena fração de dicas que as redes sociais podem oferecer.
  • Softwares Jurídicos – Com todas as ações que estão lidando é quase certeza que terá sucesso, consequentemente o seu site terá mais leads e mais clientes. Nessa etapa seu escritório já deverá estar preparado com algum Software Jurídico a fim de fazer toda a organização do seus processos,  evitando assim perda de tempo.

O que aprendi em 2017 e o que levo para 2018

Para que seu escritório tenha o resultado que espera é necessário, além das estratégias de Marketing Digital Jurídico, que seu escritório tenha premissas e processos na gestão. Caso não os possua, será muito difícil estabelecer metas escalonáveis, seja qual for o setor.

1 – Sem controle sobre os processos do escritório – Muito se vê por aí, grandes escritórios de advocacia sem nenhuma hierarquia escalonável de processos, sendo eles internos ou  externos (situação ainda pior). Mais uma vez, um bom Software Jurídico vai ajudá-lo a manter a boa  gestão do seu escritório de advocacia.

2 – Má gestão financeira – É fundamental que seu escritório de advocacia tenha um controle financeiro apropriado para linhas de frente como: Marketing, Marketing Digital, setor de eventos etc. Todos esses investimentos devem ser tabulados e melhorados a cada vez que for desenvolvido, para isso existe o ROI.

3 – Pós-venda desqualificada ou inexistente – Seu escritório fez  “toda a lição de casa”,  só esqueceu de perguntar se gostaram.

Vou explicar: – Imagina que no ano de 2018 irá destinar uma boa verba para seu escritório “bombar” com ações pontuais, geração de conteúdo, SEO e um ótimo site com landing pages persuasivas.

Começa a gerar resultados de leads convertendo,  e o melhor –  contratando os serviços do seu escritório.

Aí vem o que poucos fazem!

Pós-venda – Estabeleça um parâmetro de pesquisa de satisfação real. Não faça pesquisa de mercado interno sem saber o que realmente se quer saber. Saiba quais são os pontos fracos que seu escritório deve melhorar e qual  setor está incompatível com a ética do seu escritório.

A pesquisa de Mercado deve ser os olhos do seu escritório. Por isso faça e saiba tudo que o seu cliente sente de você, evitando assim que o veja logo mais em algum de seus concorrentes.

Espero que tenham gostado! Logo teremos mais soluções e novas dicas para melhorar a sua prática jurídica em 2018.

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