SEO para Escritórios de Advocacia – Melhorando sua posição no Google

Tempo de leitura: 5 minutos

SEO para Escritórios de Advocacia

Iremos abordar algumas técnicas para que melhorar o posicionamento orgânico no Google para escritórios de advocacia. Antes de mais nada,  devemos saber o que é SEO.

O que é SEO

SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado a estratégias de otimização de páginas para que seu site tenha boas posições orgânicas, diferentes da paga. Veja a divisão da SERP (Nome dado à tela de resultados apresentados pelo Google).

Definição de Buy Persona e Praça

Buy Persona são clientes reais, que resultará na identificação do cliente real e ideal para seu escritório. Em muitos casos de Marketing Jurídico digital o escritório acaba descobrindo que a Buy Persona do escritório não é de fato o nicho que imaginava.

Diante disso é fundamental que se use técnicas de pesquisa de Marketing Digital apropriadas, sendo elas com metodologias distintas como: Qualitativa, Quantitativa e Etnográfica, quando aplicável.

Quando estamos desenhando um MVP de SEO para um escritório de advocacia é fundamental que se tenha pontuado algumas linhas de frente importantes como:

1 – Quais os segmentos que o escritório atua? Exemplo:  Direito do consumidor, Direito de Família, Direito Previdenciário etc;

2 – Qual a região que atende? Existe a possibilidade de atender em outra cidade ou estado?

Esse segundo ponto é fundamental para que se tenha um bom resultado em suas estratégias de SEO para advogados.

Definição das palavras-chaves

Processo importante para o CTR de seus posts e páginas em ações de SEO para escritórios de advocacia. Devemos primeiramente determinar quais são as palavras de termo exato que as pessoas, teoricamente, buscam pelo seu serviço e depois determinar quais são as palavras-chaves de cauda longa. Palavra-chave de Cauda Longa são junções de 3 ou mais palavras facilitando o ranqueamento de sua página, principalmente se o seu domínio não tiver uma autoridade significativa para estar em boa posição na SERP.

Palavra-chave exata Palavra-chave de Cauda Longa
Escritório de Advocacia Escritório de Advocacia em Florianópolis
Direito de Família Direito de Família – casamento
Direito do Trabalho Direito do Trabalho para concursos
Escritório de Advocacia Escritório de Advocacia para homossexuais

Se observarmos no Planejador de palavras-chave do Google, veremos que as palavras-chave de termo exato ou primária é mais competitiva por ter um volume de busca maior, consequentemente maior dificuldade em ranqueamento.

Já com as palavras-chave de cauda longa é possível fazer ranqueamentos mais simples e menos dificultoso, extremamente aconselhável para as empresas que estão começando.

Otimização ON PAGE

A otimização ONpage para o seu site é praticamente 100% dentro do seu site ou blog, porém requer estudos, conforme listados acima, para que você consiga atingir o resultado esperado em alguma palavra-chave específica. Vamos listar aqui um checklist daquilo que você precisa lembrar antes de começar a otimizar o seu site jurídico.

1 – Tag Title

Como o nome já diz é um nome ou título que você irá atribuir a uma página ou artigo para o seu blog. Aconselhamos que esse título seja usado de forma clara, com foco nas palavras-chaves que seu escritório levantou e concluiu como sendo importante.

2 – URL do site

Assim como a Title, a URL deve contar com a mesma palavra-chave para que sua densidade comece a ser aumentada diante do número de palavras-chaves que o Google leva em consideração quando “Crawlear” seu site. Esses endereços de URLs devem ser fáceis e curtos para serem compartilhados facilmente e serem foneticamente ditos de forma clara.

3 – Palavra-chave

Como mencionamos acima é fundamental que você defina as palavras-chaves corretas diante do seu segmento ou as linhas de frente que seu escritório atua. Com isso fica muito mais fácil fazer as ações de Marketing de Conteúdo dentro do seu blog.

4 – Imagens

Assim como as palavras, o Google indexa as imagens para que as pessoas façam buscas por imagem. Por esse motivo é fundamental que seu site Jurídico tenha uma hierarquia de HTML, fazendo com que os algoritmos entendam sua imagem. Para que isso ocorra é necessário que sua imagem seja renomeada da seguinte forma:

img-nome da imagem e colocar o atributo ALT na mesma. Com isso, caso a conexão da pessoa esteja ruim, o Google consegue carregar o texto fazendo com que você não perca rank.

5 – Site Responsivo

Em 2016 os acessos a dispositivos móveis no Brasil ultrapassaram os acessos de desktop. Diante disso o Google valoriza muito os sites responsivos. Sites responsivos são sites que se adequam ao celular ou tablet, fazendo com que a interatividade e intuição do usuário seja encaminhada para uma conversão através dos CTAs que estarão no site.

escritórios de advocacia

Otimização OFF PAGE

O SEO é dividido em partes ONPAGE e OFFPAGE. Até o momento estávamos falando somente da parte ONPAGE, agora veremos como fazer a parte OFFPAGE do SEO para escritórios de advocacia.

Selecione as três palavras-chaves que você determinou lá em cima e faça uma varredura em sites, portais, blogs, todos relacionados ao tema que você determinou e veja se o mesmo tem um bom Page Authority. Entre em contato com o site escolhido e defina uma pauta sobre o tema, onde  o seu escritório de advocacia fará um artigo com as mesmas técnicas listadas para encaminhar para o “tal” site. Com isso o Google verá que seu site está recebendo indicações de algum site relevante,  fazendo com que sua autoridade aumente e com o tempo suas posições também.

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