6 sinais de que seu escritório precisa de um software jurídico

O escritório de advocacia moderno acompanhou a evolução do Judiciário com a criação do processo eletrônico, a leitura de intimações e publicações online e, agora, com o Novo CPC, a incorporação das mídias digitais nos atos processuais. Diante deste cenário, o advogado empreendedor não pode mais abrir mão de uma gestão de escritório de advocacia informatizada. No entanto, fica a pergunta: quais mudanças acontecem na rotina do escritório que demonstram a necessidade de contratar um software jurídico? É o aumento da carteira de clientes? O surgimento de problemas na gestão financeira? A quantidade excessiva de andamentos processuais? A comunicação com os clientes? Seja qual for o motivo, é hora de ligar o sinal amarelo e conferir nossas dicas para melhorar a gestão do seu escritório de advocacia.

Confira abaixo quais 6 sinais que mostram que seu escritório precisa de um software jurídico

1. Fluxo de caixa instável

Um dos principais erros dos jovens advogados (e até mesmo de advogados experientes) é não separar as finanças pessoais da gestão financeira do escritório de advocacia. Depois de superado esse desafio, a próxima boa prática é montar um fluxo de caixa para o escritório. Mas se um mês o escritório está no vermelho e no outro tem um grande rendimento e, mesmo assim, não existe um fluxo de caixa favorável, talvez você tenha perdido o controle das receitas e despesas de seu negócio.

Um software jurídico como o SAJ ADV, por exemplo, contribui para o controle e acompanhamento das contas a pagar e receber, gerencia os reembolsos e ainda emite relatórios de fluxo de caixa anual, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e Contas a Pagar e Receber por Período. Agora você pode equilibrar suas contas, controlando meses de baixa arrecadação e administrando aqueles que a entrada de capital é bem generosa.

2. Aumento na carteira de clientes

Absorver uma carteira de clientes maior é um velho desafio enfrentado por quase todos os advogados. Principalmente em começo de carreira, jovens empreendedores, ainda não conhecidos no mercado, sofrem para conquistar seus primeiros e fieis clientes. Para esse desafio temos o Marketing Jurídico, que abre portas e busca alternativas para descobrirmos onde encontrar tais clientes, melhorando nossa prospecção e fidelização.

Mas vencido o desafio da prospecção de clientes na advocacia, é hora de trabalhar com o aumento e fidelização dessa carteira. E é nessa hora que um software jurídico é essencial. Com ele você pode controlar seus atendimentos, otimizar sua rotina e gerenciar seus processos de forma que fique mais fácil administrar sua carteira de clientes.

3. Atividades burocráticas

Se o escritório de advocacia segmentou as várias áreas existentes em um negócio jurídico como se fosse uma empresa (financeiro, administrativo, pessoal, entre outros), ele já está no caminho certo para a modernização da sua estrutura. Mas como anda a distribuição das atividades entre os colaboradores? Existem muitas pessoas atuando no mesmo processo? Um advogado só consegue ler a peça quando o outro termina? É possível compartilhar documentos entre os colaboradores? Se cada etapa de uma atividade precisar passar por várias mãos e ter muitas aprovações talvez esteja na hora de contratar um software jurídico.



O SAJ ADV permite que os atendimentos sejam realizados de forma mais prática, pois possibilita a organização das atividades por grupos de trabalho facilitando a delegação de tarefas, o compartilhamento de aquivos,  o apontamento das horas trabalhadas, a prioridade dos processos em atendimento, entre outras facilidades. Além de melhorar o fluxo de tarefas, ainda contribui para a otimização da comunicação interna entre advogados e demais colaboradores do escritório de advocacia.

4. Dificuldade em encontrar informações dos processos

Se você precisa de muito tempo para levantar informações para comparecer a uma reunião com o cliente, com certeza o seu escritório precisa de um software jurídico.  Com o SAJ ADV é possível registrar as reuniões e todas as  atividades realizadas em um atendimento ou processo.  ainda permite  a organização  de valores depositados em juízo, as quantias deferidas e indeferidas pelo juiz e todos os andamentos processuais. Essas informações ficam registradas na nuvem, o que possibilita o acesso há qualquer momento, inclusive pelo cliente do escritório.  

software jurídico

5. Falta de produtividade

Já mostramos no blog do SAJ ADV como a organização pessoal gera mais produtividade nos escritórios. Mas, como os colaboradores podem ser mais produtivos se os procedimentos não são organizados, se falta a padronização de metodologias ou se existe um volume de trabalho muito grande para os prazos sempre tão apertados? Um software jurídico como o SAJ ADV aumenta a produtividade dos advogados do seu escritório, já que as funcionalidades foram desenvolvidas com base nas necessidades e procedimentos adotados por escritórios de advocacia. Como o gestor possui uma visão geral do sistema, ele também pode acompanhar o trabalho da equipe e organizar as prioridades.

6. Comunicação com seus clientes

Todo advogado já passou pela seguinte situação: está em casa, jantando com sua família, em um raro momento de descanso , quando o celular toca. É um cliente fazendo a clássica pergunta “Mas e aí doutor, alguma novidade sobre meu processo?”. Temos que entender o outro lado, enquanto o advogado pode trabalhar com dezenas e até centenas de processos, cada cliente vive sua angústia própria, que por vezes pode mudar os rumos da sua vida.

É para evitar esse tipo de cena, e melhorar a comunicação com os clientes na advocacia, que softwares jurídicos desenvolveram uma funcionalidade chamada “área do cliente” (a nomenclatura pode mudar de acordo com a solução contratada, esse é nome escolhido pelo SAJ ADV). Nela toda novidade sobre o processo pode ser consultada diretamente no sistema, com um usuário e senha exclusivo para cada cliente. Super transparente e que deixa todos a poucos cliques dos andamentos processuais mais recentes.  Lá, estão disponíveis para consultas: o histórico do atendimento, envio de documentos, entre outros.

Se você percebeu pelo menos um desses sinais na rotina do seu escritório de advocacia, clique aqui e faça um teste gratuito do SAJ ADV – Software Jurídico. É completamente grátis!

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