Como melhor posicionar o site do meu escritório de advocacia no Google

Tempo de leitura: 6 minutos

(Last Updated On: 15 de outubro de 2018)

Primeiramente devemos saber como o Google trabalha ou mostra os resultados na SERP (assim chamamos a tela de resultados) quando buscamos algum termo. A SERP é dividida em blocos  e a primeira camada é de Adwords relacionada às buscas pagas,  sendo que você precisa pagar ao Google para estar nessas posições.

Logo após o mapa,  a SERP carrega os resultados de busca orgânica da qual falaremos um pouco aqui nesse artigo. Para  conseguir estar bem ranqueado nessa parte não é necessário pagar nenhum valor ao Google, mas sim ter uma boa estratégia de SEO ONPAGE e OFFPAGE.

Veja os resultados de pesquisas conforme mencionado acima:

google - seo para advogados

Sabendo que o Google determina e divide sua tela para mostrar os melhores resultados, como consigo atingir meus clientes fazendo com que o meu escritório de Advocacia tenha boas posições?



  • Otimizações de SEO ONPAGE para sites de advogados ou escritórios de advocacia.
  • Sites responsivos para escritórios de advocacia

Partindo do pressuposto que em julho de 2016 os acessos a dispositivos móveis ultrapassaram os de computadores e laptops – esses dados podem ser analisados no ZMOT (Zero Momento Of Truth) – onde o próprio Google fez uma pesquisa mostrando como as pessoas pesquisam e tomam decisões nos dias atuais.

O site do seu escritório de advocacia deve ser Responsivo, se adequando em qualquer dispositivo móvel fazendo com que seus pontos na SERP já saiam na frente dos concorrentes que não possuam tal tecnologia.

Otimização ONPAGE do site

Após o site concluído é fundamental que você mostre para o Google qual é o seu segmento e qual o nicho que você pretende atingir com seus serviços. Para isso é necessário que você coloque as tags, Title e Metadescripition de forma correta, fazendo com que a indexação seja mais assertiva, exemplo: Se o seu escritório de advocacia é de Florianópolis e atende médicos, porque não colocar como meta tags (advogados para médicos, advogados para clínicas médicas, advogados em Florianópolis etc…)?  As possibilidades são muitas, mas cuidado!  A sua página deve conter um checklist de SEO correto como:

  • A Url deve ser igual à tag Title de sua página;
  • A imagem deve ser renomeada de acordo com a palavra-chave que escolheu com atributo ALT;
  • Seu texto deve ter adjetivos semânticos aumentando a densidade de sua palavra-chave;
  • O artigo deve ter no mínimo 400  (quatrocentas) palavras.

Diante desses fatores e alguns outros mais técnicos, com certeza você começará a fazer um bom SEO ONPAGE.

Redes Sociais para Advogados

Para segmentar seu nicho é fundamental que você conheça seus clientes e quais os possíveis clientes ou segmentos que pretende atingir. Diante disso, partindo novamente da ideia que os médicos necessitam de uma assessoria jurídica, porque não ofertar artigos e dicas de como os médicos podem se resguardar em determinadas situações?

Com isso, ao longo do tempo, seu site e suas páginas em redes sociais se tornarão autoridade no seu segmento e as visitas orgânicas aumentarão juntamente com o CTR de ambos.

Enviando o Site para ser indexado no Google

Após fazer seu site, otimizá-lo e deixar o blog com alguns conteúdos é fundamental que você coloque o código do Search Console e envie seu sitemap, só assim ele começará a ser indexado e a brigar por posições na SERP.

Diante disso, para se fazer um bom Marketing Digital para advogados é fundamental que sejam respeitados alguns critérios do Google, fazendo com que suas chances perante ao concorrente sejam cada vez maiores.

[Ebook] Marketing digital na área jurídica

O Marketing de Conteúdo se tornou a forma mais indicada para os advogados promoverem seus serviços diante do rigoroso manual de ética da OAB. A estratégia colocada em prática contribui para aquisição de novos clientes e ainda fideliza os que já fazem parte da carteira do escritório. Mas é importante ressaltar que não basta apenas criar conteúdo de qualidade e distribuir para a rede de contatos, é necessário acompanhar as métricas que indicam se as ações  e Marketing de Conteúdo estão gerando saldos positivos como, por exemplo: tráfego no site, aumento na carteira de clientes, ranking de busca orgânica, tempo gasto no site, etc. Afinal, como disse William Deming: o que não é medido não é gerenciado. É só analisando esses dados que os escritórios podem medir o retorno do investimento aplicado em Marketing Jurídico.

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