Quando é a hora certa de rearquitetar seu site jurídico?

Tempo de leitura: 4 minutos

Um site jurídico é uma alternativa barata, eficiente e que pode ser feita sem infringir as normas do Código de Ética da OAB.

Mas será que simplesmente ter um site jurídico é suficiente para gerar bons resultados a um advogado ou escritório de advocacia? Seu site está realmente cumprindo seus objetivos de marketing, ou é apenas um “cartão de visitas” moderno?

Neste texto, você vai conseguir avaliar se está na hora de rearquitetar seu site jurídico e descobrir como resolver os problemas dele. Confira!

4 sinais de que está na hora de rearquitetar seu site jurídico

Ter um site já é um bom passo para um advogado ser encontrado e divulgado. Mas se quisermos que ele seja mais do que isso, se quisermos que efetivamente contribua para que o advogado se torne conhecido e atraia potenciais clientes, é preciso alinhá-lo com eficientes estratégias de marketing.

Veja alguns sinais de que está na hora de rearquitetar seu site jurídico:

1. Quando seu site é apenas um “cartão de visita”

Um bom site funciona como um “cartão de visitas” dos dias atuais. É uma página na qual você se apresenta, mostra quem é, o que faz e como pode ser encontrado.

Isso é ótimo, mas se o seu site jurídico se resume a isto, dificilmente ele te diferenciará das centenas de advogados que existem no mercado.

2. Quando seu site é apenas um “CV” ou um “Lattes”

Não há nada de errado em divulgar a sua formação, sua experiência, suas conquistas acadêmicas e profissionais. Inclusive, são atitudes que transmitem credibilidade.

Entretanto, lembre-se que um site jurídico não é um curriculum vitae nem um currículo Lattes. Não é um lugar para apenas mostrar o que você fez e o quanto estudou – é uma ferramenta que deve gerar interesse e estimular o engajamento.

site jurídico

3. Quando a aparência é ruim

Um site jurídico visualmente desagradável pode derrubar a reputação do advogado e passar impressões erradas sobre a qualidade do serviço que ele oferece.

Além disso, a aparência interfere diretamente no tempo que o usuário passa no seu site. Quanto mais o site estiver bonito e bem feito, mais o usuário se sente instigado a interagir com as funcionalidades e ler todo o conteúdo que consta nele.

Os itens que podem derrubar um site são:

  • design mal feito;
  • cores mal combinadas;
  • fotos de má qualidade;
  • textos com erros de português;
  • e outras características que prejudicam a experiência visual

4. Quando não há remissão às suas redes sociais

Você tem uma página profissional no Facebook? Tem um perfil do seu escritório no linkedin ou no Instagram?

Se não, devia ter.

Se sim, há um botão de divulgação dessas redes sociais no seu site? É preciso ter.

Como corrigir todos esses problemas?

Além de prezar pelo desenvolvimento de um site de qualidade, com boa aparência e usabilidade, os problemas que apontamos podem ser resolvidos com o uso de estratégias de inbound marketing jurídico.

O inbound marketing jurídico abrange uma série de atitudes e ferramentas que buscam atrair o interesse do público para o trabalho do advogado e gerar cadastros dos leads que podem se tornar clientes no futuro. Portanto, o site jurídico deve ser interativo e conversar com o usuário para ele deixar seus dados.

Por meio do inbound marketing jurídico, o usuário é atraído por conteúdos de seu próprio interesse, e assim, é levado a conhecer o advogado ou escritório.

Não é necessário usar de estratégias de divulgação massivas, como a propaganda ou as promoções – que, inclusive, são proibidas ao advogado. As estratégias inbound são as que têm maior sintonia com o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Essas estratégias variam conforme o estágio do sistema de funil de vendas. Algumas delas são:

  • blogs;
  • conteúdo em redes sociais;
  • eventos;
  • e vários outras.

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