Por que o seu site para escritório de advocacia deve ser responsivo?

Um site para escritório de advocacia responsivo é aquele site cujo código permite a sua adaptação para diferentes tamanhos de tele, sobretudo na adequação de uma página pensado no formato desktop para o formato mobile. É, assim, uma importante ferramenta na retenção de visitantes e nas conquista de clientes.

Como tornar seu site para escritório de advocacia responsivo e os benefícios no marketing jurídico

Ter um site para escritório de advocacia responsivo se tornou essencial no meio jurídico. Isto porque facilita a usabilidade da página do estabelecimento por parte dos clientes e colaboradores.

Levando em consideração as características modernas em relação ao uso de smartphones e de pacotes de dados de acesso à internet mobile, é de grande importância que o site de uma empresa, portanto, seja responsivo.

Se antes só era possível navegar no mundo virtual por meio de um computador, os dispositivos móveis revolucionaram o mercado ao permitir que as pessoas possam acessar um laudo fotográfico ECV, por exemplo, diretamente pelo celular.

Esse avanço tecnológico, todavia, também trouxe algumas necessidades. É o caso, assim, de transformar a página da sua empresa para o formato responsivo. Ou seja, um formato que se adapte a outras meios e telas.

Como usuário, certamente você já teve dificuldades em navegar por um site que não se enquadra adequadamente na tela do seu smartphone.

Isso não só dificulta a usabilidade da plataforma virtual, como também impede uma série de ações que seriam possíveis ao utilizar o dispositivo móvel.



Afinal, é cada vez mais comum que as pessoas aproveitem para realizar algumas das suas atividades diárias por meio do celular.

Nesse cenário, enfim, é fundamental que o seu site para escritório de advocacia seja responsivo, trazendo benefícios para o estabelecimento. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga na leitura deste artigo.

1. O que é um site responsivo?

Pode ser que você esteja aguardando ser chamado para uma consulta médica na recepção de uma clínica. Muitos aproveitam momentos como este, por exemplo, para pesquisar sobre como solucionar a questão da sua CNH suspensa por excesso de velocidade.

Ao utilizar um dos principais buscadores da internet para realizar sua pesquisa, como é o caso do Google, você certamente vai se deparar com uma lista de sites que oferecem informações e realizam o serviço de renovação da sua carteira de motorista.

Quando você, enfim, seleciona um deles para entender mais sobre o tema, espera visualizar o conteúdo integralmente. Ou seja, ele deve se adequar para ser exibido de modo funcional na tela do seu smartphone.

O site responsivo, dessa forma, é o formato em que a página que você deseja acessar pode ser vista e utilizada de maneira completa diretamente pelo seu celular. E isto permite, assim, uma série de ações que podem agilizar a sua rotina.

Se isso não ocorrer, você voltará para os resultados da pesquisa e buscará por outro site, que ofereça essa caracterização.

2. Por que investir em um site para escritório de advocacia responsivo

Mesmo se a sua pesquisa fosse outra, como a busca por um exame veterinário hemogasometria, isto seria necessário. Assim, o site ou blog da clínica veterinária que você acessou também precisaria se enquadrar na sua tela para ser mais eficiente.

Se você é advogado ou advogada, então, e quer que os clientes do seu estabelecimento possam acessar adequadamente a sua página, você deve configurá-lo para ser exibidos em dispositivos móveis.

Com um site para escritório de advocacia responsivo, você agiliza uma série de processos. Mas também e facilita a navegabilidade da sua plataforma. E dessa forma, faz com que os visitantes da página possam ter acesso ao que precisarem sem nenhuma dificuldade.

Do mesmo modo, uma empresa especializada em análise e remediação da contaminação do solo que deseja alcançar um maior número de pessoas com o seu site, deve aplicar as mesmas características na página, tornando-a responsiva.

site para escritório de advocacia

3. Características de um site responsivo

Depois de entender mais sobre o que é um site responsivo com a descrição de uma situação muito comum entre os usuários de smartphones, é interessante abordar as características principais desse formato virtual.

Entre as principais, podemos elencar:

  • Possui os mesmos códigos de programação do site convencional;
  • Ele é adaptado para ser exibido em menores proporções;
  • O conteúdo exibido será o mesmo do site para desktop;
  • Os campos de dados e abas são mantidos.

4. Como adaptar seu site para escritório de advocacia e torná-lo responsivo

Se você já possui um site para escritório de advocacia e quer torná-lo responsivo, o processo é feito de modo bastante simples. Isto porque os códigos de programação são os mesmos utilizados na versão desktop.

Isto quer dizer que o processo de adaptação da sua página funciona como uma redução das proporções. Ou seja, tudo o que é visto pelo computador pode ser visto no celular em tamanhos reduzidos.

Assim, se uma empresa que vende selo mecânico para alta temperatura pela internet quer tornar a sua página responsiva, ela pode facilmente adaptar o seu e-commerce para o formato mobile sem prejudicar as suas vendas. E o mesmo ocorre em um site para escritório de advocacia.

Nesse sentido, se a página do seu escritório de advocacia oferece login para que os seus clientes acessem os seus contratos e consultem os trâmites dos processos, eles farão isso de modo semelhante ao do site desktop.

Essa característica pode ser positiva, principalmente porque o usuário vai possuir a mesma experiência. Isto facilita, desse modo, a usabilidade de quem já se familiarizou com a sua plataforma.

Sendo assim, tanto as abas quanto os campos de dados presentes no seu site, assim como as fotos, vídeos e artigos, estarão posicionados nas áreas equivalentes ao do formato desktop.

Por isso, realizar a adaptação da sua página convencional para o formato responsivo é uma das maneiras mais interessantes de garantir que os clientes e os visitantes interessados no seu serviço possam desfrutar das informações da sua plataforma.

5. A importância do site responsivo para o seu escritório de advocacia

Uma pesquisa realizada em 2018/2019, apresentou números expressivos sobre a realidade da internet no Brasil.

Dos 126 milhões de brasileiros que possuem acesso ao mundo virtual, cerca de 71% utiliza apenas o celular para isso. Dessa forma, deixam de lado o bom e velho desktop.

Ao se comparar os resultados da mesma pesquisa feita em anos anteriores, esses números só crescem.

Com isso, fica evidente a necessidade e importância de ter um site responsivo para a sua empresa. E isto se aplica tanto em termos de modernização do seu negócio, quanto de conquista de cliente.

Assim como uma empresa de conserto de empilhadeira manual hidráulica precisa de uma página responsiva para garantir um bom acesso para os visitantes, um estabelecimento especializado em processos jurídicos deve investir na adaptação do site.

Afinal, esse formato pode ser o responsável por garantir um maior número de visitantes na sua página. E este argumento apenas se fortalece levando em consideração que as pessoas utilizam cada vez mais os dispositivos móveis para navegar na internet.

Se você não adaptar o site do escritório de advocacia, então, certamente você perderá um número considerável de clientes para os seus concorrentes.

6. Site responsivo e técnicas de SEO

Para ser bem posicionado nos resultados de uma pesquisa sobre consulta veterinária para animais idosos nos principais buscadores da internet, a página do estabelecimento deve atender aos parâmetros dessas plataformas.

O SEO (Search Engine Optimization), conhecido como o processo de otimização para mecanismos de busca, é composto por técnicas que deixam um site devidamente configurado para ganhar posicionamento na internet.

A página de um escritório de advocacia pode ganhar maior visibilidade se aplicar essas ferramentas na sua estrutura. E isto garantirá, então, que mais pessoas acessem a sua plataforma.

Entre requisitos como carregamento rápido, imagens leves e com boa qualidade, uso de palavras-chave com termos específicos de um segmento, como “laboratório veterinário para gatos”, a responsividade é um dos principais.

Isso porque o Google valoriza a experiência que você oferece ao usuário, de modo que a assertividade no oferecimento de resultados de pesquisa satisfatórios vai priorizar as páginas que se enquadrem adequadamente nas telas de dispositivos móveis.

Afinal, se você for pensar na qualidade dos sites que você deseja encontrar na sua busca pela internet, certamente os que apresentarem uma dinâmica apropriada para o seu smartphone vão ganhar a preferência.

7. Site responsivo e a experiência do usuário

Não é difícil perceber que os usuários da internet estão cada vez mais exigentes. Se antes era possível se contentar com vídeos de qualidade inferior, hoje é preciso garantir que o material do seu site tenha uma boa definição e um conteúdo adequado.

Seguindo a mesma linha, a responsividade da página de um escritório de advocacia vai fazer com que a experiência do visitante atenda às expectativas dele, tanto em termos de facilidade para encontrar o que procura quanto pela beleza do site.

Por isso, você deve fazer escolhas de layout e de configurações que façam sentido para os seus clientes, como um modo de oferecer uma boa navegação na sua plataforma.

Os sites que oferecem uma estrutura funcional e eficiente, certamente prendem a atenção de um usuário por mais tempo, e faz com que ele aproveite todos os benefícios da página.

Esse elemento conta muito na experiência do usuário, justamente porque as plataformas que facilitam a navegação dos clientes conquistam a preferência deles e faz com que voltem em outras oportunidades.

Desse modo, se você ainda não tem uma página responsiva para o seu escritório de advocacia, é essencial investir nessa melhoria o quanto antes, trazendo cada vez mais interessados nos serviços oferecidos pelo seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer saber tudo sobre site para escritório de advocacia e Marketing Jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – Software Jurídico – em seu e-mail.

Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. São diversos procedimentos que permeiam esse mundo, como por exemplo assessoria empresarial através da contabilidade, atendimento judicial, auxílio na confecção de laudos e até mesmo nos processos burocráticos da corporação. Porém, quando o assunto é empreendedorismo, o blog oferece diversas dicas para melhor desenvolvimento dos negócios, independente do setor. Cada segmento possui algumas particularidades, tanto para o funcionamento e licenciamento, quanto para melhor processamento de todos os trâmites da corporação. Por isso, podem contar com a assessoria de empresas focadas em negócios.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *