[Case] A confiança em um software jurídico – Castanheira Consultores

O SAJ ADV é um software jurídico online para gestão de escritórios de advocacia, que conta com a inteligência artificial para automatizar a criação de tarefas e documentos, com captura de intimações e andamentos processuais, armazenamento de documentos e geração de relatórios, além de contar com uma versão em aplicativo, que permite o compartilhamento de informações via WhatsApp.

  • Athena Bastos
  • 28 de maio de 2020
  • ATUALIZADO EM: 29 de maio de 2020
  • TEMPO DE LEITURA: 6 minuto(s)
  • 2 Comentários. COMENTE!

O software jurídico que caminha há 5 anos com José Roberto Castanheira

O advogado e administrador José Roberto Castanheira foi o primeiro cliente do SAJ ADV. Com o sangue do empreendedorismo nas veias, ele e seu filho Guilherme gerenciam a Castanheira Consultores, voltada para a área de Direito Empresarial. E depois de 5 anos de parceria, ele explica o que o levou a confiar no software jurídico – e claro, a permanecer com ele por mais de meia década.

O período, como ele menciona, é de incertezas. A pandemia do coronavírus está mudando as estruturas sociais e exigindo adequação da advocacia, até mesmo na contratação de um sistema de gestão. E não saber quando tudo isso passará é um grande desafio para quem trabalha justamente com segurança, como os advogados e advogadas. Por isso, contar um programa para advocacia que seja confiável é essencial.

Apesar de tudo, José Roberto Castanheira se diz otimista. E sonha inclusive em expandir sua atuação para o agronegócio.

Confira, então, o que o primeiro cliente do SAJ ADV tem a dizer sobre essa relação de longa data e os benefícios para o seu escritório de advocacia mesmo diante da crise.

Diferencias na advocacia: empreendedorismo jurídico, gestão do escritório e comunicação com clientes

O Direito, na verdade, não foi a primeira opção de José Roberto Castanheira. Antes de seguir pela advocacia, ele cursou gestão de empresas. A área jurídica, contudo, já estava presente, através da boa performance em disciplinas de Direito. E embora tenha tentado mudar de área já naquela época, a mudança veio somente após uma experiência pessoal.

Direito veio, então, quando José Roberto tentou iniciar sua trajetória no agronegócio, com a abertura de uma franquia. O empreendimento, no entanto, resultou em complicações jurídicas e na necessidade de buscar auxílio de advogados. E decidido a resolver seus próprios problemas, o administrador de empresas, já casado e com dois filhos, retornou à faculdade para finalizar sua graduação em Direito.



O conhecimento em administração, todavia, foi um diferencial em relação aos seus concorrentes e contribuiu para a sua entrada no mercado jurídico. E hoje, ter uma visão de empreendedorismo jurídico é algo essencial a todos os profissionais da área.

Afinal, saber se comunicar com os seus clientes, além de fazer uma gestão eficiente do escritório de advocacia, inclusive com a adoção de um software jurídico, é um dos fatores que levam um escritório ao sucesso.

saj adv software jurídico castanheira

Software jurídico online e os avanços da internet

Depois de já ter adquirido experiência profissional na iniciativa privada, José Roberto Castanheira passou a se dedicar ao Direito Empresarial. E buscou, assim, auxiliar aqueles que podiam passar por situações semelhantes a dele.

Na época, ainda não contava com um software jurídico como o SAJ ADV, e a realidade era outra. Para usar a internet, por exemplo, era preciso ter dois telefones, isto sem falar no tempo que levava para a troca de informações. Hoje, a rapidez das informações é muito maior do que na década de 90, e ele já conta com um sistema jurídico online para o controle dos seus processos e das suas intimações.

As coisas, no entanto, mudaram nas últimas décadas. E a tendência é que se modifiquem mais diante da realidade em que o mundo se encontra. O sonho de ter um site, por exemplo, já é mais tangível. Ter um software jurídico foi uma necessidade posterior, mas igualmente essencial na advocacia contemporânea.

Antes, buscar as informações demandavam grande trabalho de José Roberto. E hoje, com o SAJ ADV, a tarefa se tornou mais fácil.

Mais do que um software jurídico na web, um suporte em todos os momentos

Hoje, quem cuida mais diretamente da gestão da Castanheira Consultores é Guilherme Castanheira, filho de José Roberto. O advogado, inclusive, brinca que passou a ser vice em seu escritório.

Como comenta, Guilherme pertence a um novo perfil de advogados, já ambientados ao mundo online. Então, não viu tantas mudanças quanto seu pai, mas sabe reconhecer o poder da tecnologia na advocacia.

Guilherme Castanheira tem por hábito chegar cedo ao escritório e abrir o sistema, onde encontra suas intimações e andamentos em uma plataforma intuitiva. O SAJ ADV passou por uma atualização de layout justamente para trazer aos seus clientes as informações mais relevantes do dia e permitir a sua melhor organização.

De fato, esta também foi uma das razões pelas quais Guilherme e José Roberto optaram pelo SAJ ADV para a gestão do escritório de advocacia. Após fazer testes em diversas ferramentas, o SAJ ADV era aquela que oferecia mais funcionalidades, qualidade, interface simples, mas completa, e por um preço justo.

Não é uma questão de advogar, é uma questão de ser empreendedor. Eu sempre gostei muito do novo. […] O SAJ ADV é versatilidade com agilidade, que caminha para uma terceira palavra: precisão. É um serviço que te dá um retorno maravilhoso.

E até mesmo quando passou por momentos desagradáveis, por conta da dissolução da sociedade, o SAJ ADV deu suporte a ele.

Da captura de intimações aos prazos: tudo gerenciado por um sistema online

Além de todos os benefícios, era importante para ele que o sistema fosse online. E isto se mostrou relevante para o atual momento, diante das exigências do home office.

Quanto à captura de intimações, é uma funcionalidade essencial na advocacia. Quando deixou a administração de empresas para se dedicar ao Direito, José Roberto Castanheira já começou a atuar na advocacia com sistemas de envio de intimações, mas o deixa satisfeito saber que tudo está no SAJ ADV, também, de forma fácil. E hoje, os outros programas foram dispensados, ante a segurança que o SAJ ADV oferece.

Depois de iniciar o dia com as pendências, é o momento de se dedicar, então, a outras atividades, como o atendimento a clientes e a produção das peças processuais.

A capacidade de automação é uma coisa grandiosa. Eu fico até admirado de a advocacia ser resistente a isso, porque facilita demais.

O único ponto ruim é a perda do aprendizado para quem está iniciando, porque um software jurídico como o SAJ ADV dispensa esse trabalho manual antes necessário.

Economia de suprimentos e facilidade na rotina: um software jurídico com o perfil da advocacia contemporânea

Também o perfil da advocacia se modificou. Antes, por exemplo, ao criar um site, a maior parte dos profissionais não trabalhava ainda com uma linguagem voltada para seus clientes. E este foi, de fato, um diferencial de José Roberto Castanheira, como mencionado.

A gente fazia um site que não era para o cliente. Era para nós todos. A gente falava de lei, a gente falava de modelos de peças. E isto era algo de que o leigo não queria saber.

No caso do seu público, a linguagem precisava ser mais direta. Ao invés de apresentar papéis, precisava apontar fatos. E hoje, sequer utiliza papéis, pois, como em um muitos escritórios de advocacia que implementam um software jurídico, este dispensa suprimentos. Se antes o advogado comprava caixas de papéis para impressão, hoje já não há tanta necessidade.

Eu me lembro quando eu tinha um escritório em Bauru. Eu tinha uma bateria de 10 arquivos. Hoje, a gente tem, quando muito, um armário, que a gente acha que já está muito cheio. […] Eu sempre falo para clientes meus: não me dê documento. Me traga a cópia e eu vou escanear. Aquele volume de documentos acabou.

Gestão do escritório em tempos de crise

O perfil, contudo, novamente está se modificando devido aos impactos do coronavírus na advocacia. As idas a São Paulo tiveram de ser interrompidas. E o meio virtual, antes uma opção, passou a ser uma necessidade.

Grandes escritórios de advocacia já utilizavam software jurídico online e começavam a contratar equipes de TI para garantir que seus processos internos fossem atendidos. Mas a tendência é que isto aumente.

O advogado não está preparado para receber as mudanças que estão vindo no quanto a nossa profissão está sendo compartilhada com relação ao pessoal de TI.

Um escritório de advocacia de Sorocaba, por exemplo, tem 600 funcionários, sendo que 170 pessoas são de TI. E 90% da classe do mundo jurídico ou da advocacia não está sabendo o que está vindo. O mundo mudou, mas todo mundo está aguardando depois do coronavirus.

José Roberto acredita, ainda, que a teleconferência, assim como outras ferramentas virtuais, tal como o software jurídico, será uma mudança profunda. E não apenas isso.

Também o momento tem levado pessoas como ele a se interessarem por novas áreas. “O dia em que eu fiquei mais isolado, eu fiz técnico em eletrônica”, ele comenta. Contudo, como fala:

O contato pessoal, a interatividade ainda é melhor. O quanto é gostoso além de ver a palestra, fazer amizade. Isto é um fator limitante e me desagrada um pouco, mas teremos que nos adaptar.

Os benefícios de um software jurídico

Os impactos chegam a todos, é fato. O advogado José Roberto Castanheira, por exemplo, prefere eventos presenciais, nos quais aprende melhor. E este, inclusive, é um dos benefícios que mais adora no SAJ ADV. Isto porque não vivencia apenas a experiência de um sistema de gestão para escritórios de advocacia, mas uma comunidade, tendo sido convidado de honra no primeiro ADV Conference.

O maior benefício, no entanto, continua a ser a produtividade em sua rotina.

Em um primeiro momento, o maior benefício é a produtividade. Mas é difícil falar de produtividade e não falar de organização. E também houve uma redução de custos [com a dispensa de outros programas]. Foram duas coisas: a organização e a redução da carga horária de trabalho. […]

E vem coisa melhor, pela grandiosidade que é o projeto. […] Se me perguntassem sobre, eu perguntaria [em retorno]: você já automatizou seu trabalho? Porque é a primeira coisa que você precisa para exercer a advocacia como um negócio. E ela é um negócio.

Experimente você também os benefícios da automação do seu escritório com o SAJ ADV. Faça um teste gratuito e otimize seus resultados!

Quer saber tudo sobre Software Jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail!

Athena Bastos

Redatora do SAJ ADV. Mestra em Teoria e História do Direito pelo PPGD/UFSC (2019). Bacharela em Direito pela UFSC (2015). Pós-graduanda em Direito da Proteção e Uso de Dados pela PUC Minas Digital.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar

    Julia

    1 mês atrás

    Boa noite , sou julia ,particrlamente fiquei facianada por toda essa inovação tecnológica, mas sou apenas estudante direito e gostaria muito de saber o que vcs tem de material para que eu passa ser auxiliada ,nessa nova etapa de minha vida ,desde já obrigada.

    Responder
    • Athena Bastos

      Athena Bastos

      1 mês atrás

      Oi, Julia, tudo bem?

      Temos diversos artigos no blog sobre carreira e inovação. Espero que algum desses materiais possa ajudá-la.

      Abraços e boa sorte na sua jornada,

      Athena – SAJ ADV

      Responder