Como um software jurídico ajuda o advogado a cumprir os prazos judiciais

Tempo de leitura: 6 minutos

Advogados estão sempre em busca de ferramentas que possam trazer eficiência ao seu cotidiano. Uma das suas grandes preocupações diz respeito à organização do escritório. Como fazer para não correr o risco de perder aquela audiência? Um software jurídico substitui a agenda do advogado por um calendário eletrônico, e as vantagens dessa troca são inúmeras. A ferramenta permite também consultar as intimações enviadas à banca, evitando que você perca o prazo de realização da audiência.

Um software jurídico como o SAJ ADV oferece um painel de controle com funções como calendário, tarefas a cumprir e atividades recentes realizadas no sistema, servindo como ferramenta para o controle de prazos e para a administração de compromissos. Além disso, o painel ainda exibe todos os comentários publicados pelos usuários. As notificações do software jurídico também são muito úteis para que você não perca datas ou deadlines.Ao receber avisos por e-mail sobre andamentos, dados do processo ou tarefas, o advogado consegue ter uma visão global dos seus compromissos, minimizando os riscos de erros cometidos por esquecimento.

Um software jurídico também é capaz de ajudar o advogado a não perder seus prazos de intimação. As pendências podem ser facilmente visualizadas e administradas. É possível verificar há quantos dias a tarefa está na sua lista e quanto tempo falta para a chegada de seu prazo de entrega. É possível configurar as notificações para que você não se esqueça de completar algum trabalho importante. O sistema avisa sobre novos processos, tarefas e andamentos. Agendar um compromisso se torna muito mais ágil, por exemplo. É possível marcar ou remarcar uma reunião com apenas um clique. O programa também avisa sobre um possível conflito de agenda, caso você tente incluir dois eventos na mesma hora.

Administre sua rotina com um software jurídico

Administrar seu cotidiano profissional se torna muito mais produtivo a partir do momento em que você começa a usar um software jurídico. Além dos compromissos profissionais, é possível organizar também seus apontamentos pessoais. Assim, o advogado pode administrar reuniões, audiências e viagens, além de atividades como uma consulta médica ou uma aula, por exemplo.

Com múltiplos prazos e eventos para acompanhar, é fácil se perder entre tantas demandas. Para evitar atrasos e perda de compromisso é fundamental contar com uma ferramenta que ajude a administrar suas tarefas. Com um software jurídico é possível planejar sua rotina profissional com meses de antecedência. Assim, é possível evitar que muita coisa fique acumulada ou que seus prazos estourem.



Consequências legais da perda de prazo

A perda de prazos pode acarretar uma série de consequências legais para um advogado. Ele tem o dever de acompanhar o processo em todas as fases e por isso pode responder por eventuais prejuízos provocados por seus lapsos. Caso o advogado provoque a derrota judicial de um cliente por não ter cumprido suas obrigações a tempo, está sujeito a pagar indenização por danos morais ou materiais. Contar com um software jurídico é importante para não correr esse risco.



Com a recente entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil, houve uma mudança nos prazos processuais. Um software jurídico como o SAJ ADV permite acompanhar os diferentes tempos, ajudando o advogado a manter a organização mesmo após essa novidade. Com a ferramenta, é possível configurar as atividades com diferentes formas de cálculos: dias corridos, CPC de 1973 e CPC de 2015. Assim, é possível receber as intimações com o cálculo do prazo padrão e fatal sugerido automaticamente pelo programa.

software jurídico compromissos

O software jurídico também facilita a leitura das intimações. A ferramenta oferece a possibilidade de controlá-las e distribuir prazos sem necessidade de impressão ou de entregar as atividades manualmente. Integrado à gestão de processos, pessoas e financeira do escritório, o módulo de intimações centraliza informações importantes em um mesmo local. Outra vantagem é a possibilidade de vincular tarefas às intimações. Essa função facilita a delegação de responsabilidades para os colaboradores do escritório, facilitando o controle por parte do gestor, que pode acompanhar o calendário das atividades.

Inteligência Artificial nos Softwares para Advogados

Atualmente os softwares jurídicos priorizam a gestão de processos, organização de atividades e financeiro. No geral, carecem de soluções que possibilitem aos advogados economizarem tempo na execução de atividades cotidianas e repetitivas que podem ser automatizadas.

Em um futuro não tão distante, adotando Inteligência Artificial, as atividades repetitivas serão automatizadas, liberando tempo aos advogados. Com o tempo economizado, poderão dedicar-se ao contato com clientes, elaboração de novas estratégias e atividades intelectuais. Tudo o que não pode ser automatizado, dependendo da capacidade humana de construção de argumentos.

Grandes nomes da inteligência artificial concordam: os advogados são o próximo alvo da inteligência artificial na execução de atividades repetitivas. Pensando em melhorar a vida dos Advogados, o SAJ ADV, software jurídico desenvolvido pela Softplan, deu o primeiro passo em direção ao uso de Inteligência Artificial na advocacia. O objetivo é facilitar o dia a dia e otimizar o tempo de trabalho utilizando conceitos relacionados a Machine Learning e Deep Learning.

A primeira atividade a ser automatiza com Inteligência Artificial é a leitura de intimações e distribuição de prazos. Em média um advogado investe cerca de 3 minutos lendo uma intimação e decidindo qual ação tomar.  Uma tarefa repetitiva e morosa para quem recebe muitas intimações. Em um escritório que recebe aproximadamente 20 por dia, advogados poderão economizar até uma hora diária de trabalho.

Sugestão de Tarefas para Intimações no SAJ ADV – Software Jurídico

Como funciona?

De acordo com o texto da intimação, previamente capturada dos diários oficiais, e histórico de tarefas criadas a partir das intimações, o SAJ ADV aprende quais atividades devem ser sugeridas. As sugestões com maiores probabilidades são exibidas logo abaixo do texto da intimação:

Ao clicar no nome da tarefa sugerida, o advogado será direcionado a tela de confirmação da criação da tarefa, economizando e otimizando o tempo de análise e lançamento de dados. Quanto mais tarefas o advogado criar, maior será a assertividade do sistema. Com o tempo o software jurídico passa a sugerir as atividades de acordo com as características de cada cliente, se adaptando a forma de trabalho de cada escritório.

O SAJ ADV também aprende com o feedback negativo, ou seja, o advogado pode informar as sugestões incorretas e ensinar o sistema a não sugerir tarefas erroneamente.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos doSAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *