Por que iniciar seu escritório de advocacia já com um software jurídico?

Tempo de leitura: 10 minutos

Sucesso no escritório de advocacia iniciante com um software jurídico

A tecnologia tem revolucionado a advocacia e pode ser o grande diferencial, sobretudo, para escritórios iniciantes. Imagine a cena: duas pessoas saem da faculdade de Direito, em 1999, passam na OAB e decidem abrir um escritório de advocacia. Mas nunca tiveram aulas de gestão na faculdade. E não, sabem, então, como se organizar em relação à gestão dos processos. Até alcançam o sucesso, mas só elas sabem as dificuldades pelas quais passaram. Vinte anos, depois, outras duas pessoas saem novamente de uma faculdade de Direito e querem abrir um escritório de advocacia. A diferença, contudo, é que agora elas podem contar com um software jurídico para auxiliá-las na gestão do escritório, algo que, infelizmente, a maior parte das faculdades ainda não ensinam.

O resultado final pode até ser semelhante. O tempo que isto demanda e o esforço, entretanto, certamente diminuem com um software para advogados. E faz parte, assim, de uma visão do escritório como um negócio, algo imprescindível na advocacia moderna.

Muitos profissionais ainda acreditam que esse tipo de ferramenta somente é necessário com o crescimento do escritório. Ou seja, deixam para implementar uma gestão facilitada pela tecnologia apenas depois de já se estabelecerem no mercado. No entanto, até lá, pode-se atingir um cenário de caos organizacional, dificultando o processo de gestão. Além disso, os números que se poderiam ganhar com uma implementação antecipada são consideráveis.

Por isso, mostramos aqui os benefícios de já iniciar o seu escritório com um software jurídico. E revelamos que o investimento vale a pena!

software jurídico

Como abrir um escritório de advocacia já com um software

Abrir um escritório de advocacia nem sempre é uma tarefa fácil. E se enganam aqueles que acham que basta passar no Exame de Ordem da OAB. Exige, assim, além dos investimentos iniciais, atendimento a uma série de burocracias. Formalização de sociedade, registro de marca, por exemplo, entre outras questões essenciais, sempre em atendimento ao Estatuto da Advocacia e ao Código de Ética da OAB.



E depois, vem a rotina e a implementação das atividades. Mas produzir peças processuais não é tudo. É preciso conciliar, por exemplo, a produção jurídica, a administração do escritório (afinal, você ainda precisa gerenciar contas e equipes), conquista de clientes, gerenciamento e atendimentos dos já conquistados… E tudo isso considerando os prazos processuais.

E ainda há quem pense que a advocacia é fácil, não é mesmo? Digamos que você passou por toda a burocracia de abrir um escritório. Chega, então, o momento de colocar a pesquisa de mercado em prática. Você utiliza tudo o que pesquisou sobre os seus clientes e investe em inbound marketing jurídico. Mas o tempo que levaria para produzir um post para o seu blog jurídico, que fará o seu nome ser mais conhecido no mercado, está sendo utilizado para acompanhar os processos que você já tem nos diversos tribunais em que eles correm. E no fim do dia, ou falta tempo para alguma tarefa ou falta tempo para sua vida pessoal.

Um software jurídico, então, pode ser a resposta.

Melhora na gestão de escritório de advocacia com um software para advogados

A solução para o problema descrito seria um software jurídico que faz essa busca por você e captura as intimações. No entanto, você ainda pode pensar que não tem dinheiro suficiente para arcar com os custos de um software nesse momento inicial. Mas, se o tempo ganho é utilizado para promover aquela estratégia de marketing que antes você não conseguia e atender, assim, a esse cliente, você terá retorno com esse investimento.

O melhor software jurídico, portanto, pode fazer isso por você. E mostramos como SAJ ADV – software jurídico pode ser a melhor opção.

Tempo e produtividade

A máxima do mercado é que “tempo é dinheiro”. Mas não é preciso vislumbrar a advocacia de forma tão objetiva, embora ver o escritório como um empreendimento seja importante. Ainda que o Código de Ética da OAB vede práticas mercantilistas, a advocacia contemporânea está inserida numa lógica de mercado e precisa atender a alguns objetivos, como qualquer negócio ou empresa. Isto significa, desse modo, que um bom advogado conecta os ideias de justiça com objetivos de crescimento da sua carreira.

E quando se fala que um software jurídico ajuda nesse problema, muitos ainda resistem. Afinal, parece apenas estratégia de marketing de um produto. Mas não é. Quase todos os advogados que contratam o SAJ ADV relatam que viram uma melhora na sua produtividade justamente pelo tempo que economizam com um software.

Um software jurídico como o SAJ ADV consegue capturar intimações de forma segura. Isto é comprovado pelo relato da advogada Schéroon Medeiros, que aprendeu a confiar sua rotina ao SAJ ADV, dispensando, inclusive, outros softwares. Isto economiza, então, o tempo que um profissional levaria pesquisando processo por processo nos Diários Oficiais ou olhando seus andamentos nos sites dos tribunais.

Do mesmo modo:

  • se a gestão dos processos é facilitada, o tempo gasto para organizá-los é menor;
  • se os passos do processo estão em uma única página, como ocorre na linha do tempo do SAJ ADV, é mais rápido repassar informações a um cliente;
  • se a inteligência artificial te sugere tarefas depois de uma intimação, o tempo para inserir o próximo passo é menor.

O tempo revertido, enfim, pode ser utilizado em mais produção. E com mais produção, mais chances de um escritório de advocacia iniciante crescer e se consolidar no mercado jurídico.

Organização dentro da equipe

Escritório iniciante, poucas pessoas, fácil organização da equipe, certo? Nem sempre. E é preciso ter cuidado com os principais erros de advogados empreendedores iniciantes. É claro que, conforme o número de pessoas na equipe aumenta, o diálogo se torna mais complexo. Mas o simples fato de existir mais de uma pessoa envolvida já demanda organização na comunicação.

Um software jurídico como o SAJ ADV permite uma agenda compartilhada dentro da própria plataforma. Assim, os compromissos e prazos de cada integrante ficam organizados e acessíveis aos demais. Igualmente, é possível atribuir prazos e tarefas a outros membros, garantindo a gestão do escritório.

Garantia de prazos processuais

Independentemente do tamanho do escritório de advocacia ou do tempo de atuação, ele precisará atender aos prazos processuais. Afinal, processos continuam correndo. A única coisa que diferencia um escritório de advocacia iniciante de um escritório de advocacia já consolidado no mercado é a quantidade de prazos a mais.

Quando falou-se sobre otimização de tempo e produtividade, mencionou-se a captura de intimações. Essa funcionalidade do SAJ ADV, contudo, não é positiva apenas para o ganho de tempo. Ela também é importante para a garantia dos prazos processuais.

Veja o processo no software:

  1. você recebe a notificação de intimação;
  2. uma vez que você recebe intimação, a inteligência artificial sugere uma tarefa conforme as suas atividades anteriores;
  3. você insere a tarefa referente ao processo e atribui dois prazos: um final e um para controle da sua produção (por exemplo, uma apelação tem 15 dias de prazo, mas você quer que, internamente, o prazo seja de 12 dias);

Dessa maneira, fica mais fácil acompanhar e atender aos prazos processuais, inclusive com as mudanças do Novo CPC e a contagem de prazos em dias úteis.

Conquista de clientes

Diante de tudo isso, você ainda pode dizer: “mas eu preciso de mais clientes antes de implementar um software jurídico”. A verdade é que abrir um escritório de advocacia já com um software jurídico como o SAJ ADV contribui também para isso.

Com uma gestão organizada, de tempo, processos e recursos, você pode focar mais em estratégias de marketing jurídico e, assim, conquistar seus primeiros clientes. Além disso, uma boa gestão de escritório de advocacia contribui também para sua imagem no mercado. Afinal, um profissional que atende bem os seus clientes e consegue se dedicar aos processos é um profissional que tende a ser recomendado.

A advocacia continua a ser uma profissão que se promove através do boca-a-boca. E por que não transformar os clientes iniciais em promotores do seu escritório com boas estratégias? Se você tem tempo para cuidar melhor dos seus clientes ou consegue passar as informações do processos dele mais rapidamente, é provável que a sua conduta seja reconhecida. Ademais, a área do cliente do SAJ ADV permite que o próprio cliente do seu escritório tenha acesso a alguns dados do seu processo. Portanto, além de economizar tempo com o repasse de informações, transmite a sensação de poder do cliente sobre a causa.

Software para jovens advogados

Abrir um escritório de advocacia já com um software jurídico é uma dica que serve tanto para sociedades quanto para advogados individuais, como o advogado Fernando Costa, com experiência ou mesmo jovens advogados. Os benefícios podem ser vislumbrados a qualquer etapa de crescimento do escritório.

O SAJ ADV, pensando nos diferentes perfis de escritório, então, definiu três planos distintos de contratação do software.

  • um plano para advogados individuais;
  • um plano de escritório de advocacia; e
  • um plano para escritório premium.

Apesar das configurações de cada plano, os clientes do SAJ ADV podem contratar também funcionalidades extras, construindo o plano perfeito para as necessidades do escritório.

Por fim, para os jovens advogados, há ainda outra possibilidade: um plano gratuito do SAJ ADV. Embora não tenha as mesmas funcionalidades dos demais planos, o plano para jovens advogados permite que, mesmo aqueles que recém entraram na carreira possam desfrutar dos benefícios de ter um software jurídico.

O melhor software jurídico para o seu escritório

Enfim, o melhor software jurídico para o seu escritório será aquele capaz de atender às suas necessidades e permitir, assim, que você foque no que realmente importa. Os benefícios são comprovados, e o retorno vale o investimento. Portanto, começar um escritório de advocacia com um software jurídico é uma estratégia de crescimento e consolidação, além de facilitar o processo para quando o escritório crescer e a necessidade da gestão se tornar mais evidente.

E que tal testar o SAJ ADV então?

Quer ficar por dentro de tudo sobre Software Jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *