Software jurídico resolve os desafios de escritórios iniciantes

Tempo de leitura: 5 minutos

Os profissionais que se arriscam no empreendedorismo jurídico devem buscar ferramentas estratégicas e adotar práticas inovadoras de gestão para se destacar no mercado. Nesse sentido, a utilização de um software jurídico pode ser considerada um diferencial para escritórios iniciantes. A ferramenta pode auxiliar no gerenciamento eficaz e otimizar os processos jurídicos e as principais rotinas administrativas na gestão de escritório de advocacia.

Optar por realizar uma trajetória empreendedora na advocacia é ainda mais desafiador aos profissionais do direito, principalmente pela necessidade de conhecimento em áreas distintas da profissão. Afinal, durante a faculdade, os futuros advogados gestores nem sempre aprendem a ver o escritório de advocacia como uma empresa. Noções básicas sobre planejamento estratégico, gestão financeira e de pessoas não são ensinadas. Por isso, muitos profissionais iniciam sua carreira sem conhecimento em áreas fundamentais para alcançar o sucesso da administração da banca.

Acesse o Manual do advogado iniciante: como começar uma carreira sólida e conquistar espaço na área jurídica

Mesmo o advogado que possui ampla experiência no mercado jurídico, atuando em escritórios como especialista em determinada área, pode encontrar dificuldades ao abrir seu próprio escritório. Para auxiliar os diferentes profissionais do direito, exemplificamos de que forma um software jurídico pode ajudar a resolver os principais desafios de escritórios iniciantes.

Tenha uma visão estratégica do negócio com um software jurídico

A adoção de um software jurídico é o ponto inicial para a modernização na gestão de escritório de advocacia. O SAJ ADV possibilita a integração de diversas áreas do escritório e o acompanhamento de informações estratégicas de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Dessa forma, com apenas alguns cliques, o gestor pode acessar dados referentes a finanças, processos e atendimentos.

Para que o software jurídico possa auxiliar o gestor, efetivamente, no acesso às informações e torná-las estratégicas ao negócio, todos os profissionais do escritório devem realizar corretamente o registro dos atendimentos e dos processos. Também é importante informar os custos envolvidos e o tempo empregado em cada atividade. Quanto mais informações disponíveis na ferramenta, mais aprofundada poderá ser a análise do gestor ao extrair um relatório.



Pelo fato de o SAJ ADV integrar e reunir as principais áreas do escritório em uma mesma plataforma, a comunicação entre os profissionais da banca e seus clientes se torna mais ágil, assim como a execução das atividades. O sistema contribui para uma gestão integrada e centralizada de tarefas e compromissos do escritório e um maior controle das receitas e das despesas.

Utilize informações estratégicas para alcançar um diferencial no mercado

São muitas as vantagens da automatização das principais rotinas do escritório de advocacia. Algumas delas são o aumento da produtividade e da performance da equipe, a melhora na gestão do tempo da equipe, e a fidelização de clientes para o aumento da receita do escritório.

Isso se deve ao fato de o SAJ ADV oportunizar que gestores e profissionais do escritório invistam menos tempo nas tarefas operacionais, já que as informações relevantes para o cumprimento dos serviços jurídicos encontram-se disponíveis no software jurídico. Isso garante a otimização e a padronização de procedimentos rotineiros, assim como a diminuição do custo operacional das atividades para uma gestão eficaz.

A redução de custos operacionais pode contribuir também para que os escritórios iniciantes conquistem competitividade no mercado. Ao obter uma visão estratégica do negócio, passa a se tornar viável estudar melhor a cobrança de honorários com ética e sem prejuízos.

Faça um teste gratuito do software jurídico SAJ ADV e conheças todas as funcionalidades disponíveis para melhorar a gestão de seu escritório.

Inspire-se no exemplo de quem tem experiência com software jurídico

A equipe do Jaime da Veiga Advocacia e Assessoria Empresarial, de Itajaí (SC), está no mercado jurídico há mais de 20 anos. Durante todo esse tempo, busca o aperfeiçoamento constante dos seus serviços e isso significa investir na qualificação dos funcionários e nas tecnologias para o escritório.

Para Jaime da Veiga Júnior, um dos sócios do escritório, é fundamental ter uma visão estratégica para se manter competitivo no mercado. “Apesar dos nossos anos de experiência, sempre há algo novo para aprender. O advogado precisa estar sempre atualizado na sua profissão e também nos conceitos de gestão. Aqui no escritório, sempre incentivamos os funcionários a aprenderem algo novo e a não se acomodarem diante das novidades do mercado.”

software jurídico

Foi justamente a busca constante de melhorias que fez os gestores do escritório decidirem mudar seu software jurídico há três meses. O SAJ ADV é o quarto sistema com que o Jaime da Veiga Advogados trabalha. “É o sistema mais completo que encontramos até hoje. Acredito que é o que precisamos para acabar de vez com as planilhas de controle extras que alguns funcionários usam para fazer a gestão dos processos. Elas até funcionam, mas nada é mais seguro e transparente como um software”, argumenta Laudelino João da Veiga Netto, sócio de Jaime.   

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *