Software Jurídico: devo usar ferramentas genéricas ou dedicadas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar de importantes, agendas e calendários podem não ser suficientes para suprir a necessidade de organização dos advogados. Para otimizar a gestão de tempo e de tarefas, os escritórios de advocacia costumam recorrer a um software jurídico, que acumula ferramentas desenvolvidas para controlar prazos e atividades. Essas tecnologias podem ser divididas em dois grupos: genéricas e dedicadas.

Na hora de contratar um software jurídico, você sabe as diferenças entre as ferramentas genéricas e dedicadas? Confira abaixo:

Ferramentas genéricas

Há inúmeras opções de ferramentas genéricas para controlar prazos e compartilhar arquivos que podem ser utilizadas por um escritório de advocacia. Esses softwares normalmente são gratuitos e de fácil acesso, porém não foram projetados exclusivamente para as bancas. Diferentemente de um software jurídico com funções integradas, ao trabalhar com softwares genéricos é preciso combinar ferramentas para alcançar o resultado desejado. Para não perder prazos, por exemplo, podem ser aproveitadas as agendas do Google ou do Outlook. Já para o controle e compartilhamento de documentos, existem o Dropbox e o Google Drive — que também permite a criação de textos e planilhas na nuvem. Asana e Trello são opções para organizar as atividades e as soluções Money e Conta Azul facilitam a gestão de finanças. A maioria dessas ferramentas é parcialmente ou totalmente gratuita.

software jurídico

Ferramentas dedicadas — Software jurídico

O software jurídico ideal permite organizar processos, atendimentos, agendas e contatos em uma única ferramenta. Desenvolvido especialmente para atender as necessidades dos advogados, traz como principal benefício a integração e consolidação das informações do escritório. É o caso do SAJ ADV, que possibilita o acompanhamento de pendências de maneira prática e rápida, por meio do celular, tablet ou computador. Os processos, contratos e outros documentos são inseridos no sistema e ficam armazenados e protegidos na nuvem, com garantia de backup e segurança de todos os arquivos. Além disso, utiliza o conceito das redes sociais: ao permitir a comunicação por meio de comentários, os colegas de trabalho são notificados em tempo real, facilitando o compartilhamento de tarefas entre todos os funcionários do escritório.



Apesar de não ser gratuito, ao integrar as ferramentas necessárias para a gestão de escritórios de advocacia um software jurídico traz economia de tempo e consequentemente, maior produtividade para os profissionais.



Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *