[Case] Por que o software jurídico foi um investimento para Ludimila Bravin

O SAJ ADV é um software jurídico para gestão de escritórios de advocacia, que opera em nuvem, possui captura de andamentos processuais e utiliza a inteligência artificial para facilitar a rotina na advocacia. Além da praticidade de um sistema intuitivo, o SAJ ADV economiza até 20h/semana por colaborador.

Ludimila Bravin revela como o SAJ ADV – software jurídico transformou-a enquanto advogada

Ludimila Bravin, advogada do Rio de Janeiro, mãe de pet, como ela se denomina, gosta de praia e de exercício físico. Contudo, nem sempre encontra tempo para viver uma vida fora de advocacia – algo que passou a repensar após conhecer o SAJ ADV e iniciar sua relação com o software jurídico.

Diferentemente de sua história com o SAJ ADV, a história na advocacia não foi tão romântica. Filha mais velha de pais divorciados, criada pela mãe, a hoje mulher advogada sempre teve responsabilidades dentro de casa e começou a trabalhar desde cedo. Quando mais nova, sonhava em ser bióloga, mas um medo a impediu de seguir em frente. Como não conseguiria seguir a carreira dos seus sonhos, ela começou a trabalhar em um escritório de advocacia por indicação de sua tia, também advogada. E foi lá que, não apenas se encontrou no Direito, mas também aprendeu as bases de uma boa gestão de escritório de advocacia.

Hoje, ela conta que é muito feliz com a sua profissão junto a um software jurídica com que se encontrou.

Da gestão na advocacia à carreira jurídica: a persistência como o segredo para conquistar seus sonhos

Quando foi trabalhar em um escritório de advocacia, Ludimila ainda não era formada em Direito. Iniciou como secretária do escritório, onde trabalhou por 7 anos. O projeto que iniciou com apenas duas pessoas em duas salas – Ludimila e o o advogado atuante no escritório – transformou-se em um escritório de 4 salas e uma equipe de Direito Trabalhista, Direito Civil e Direito Empresarial. Ludimila, que antes fazia de tudo, passou a ocupar a posição de gerente geral e adquiriu um diploma em Direito, fez uma pós-graduação e conseguiu sua inscrição na OAB. Contudo, ainda não tinha experiência na carreira jurídica.

Ainda que não tivesse a experiência necessária para continuar no escritório como advogada, Ludimila tinha a vontade de advogar. E este foi um momento de revolução em sua carreira. Mesmo que ganhasse menos do que como gestora, Ludimila buscou oportunidades em vários locais, onde ganhou a almejada experiência, até perceber que era o momento de construir seu próprio escritório.

Em abril de 2017, então, ela iniciou as atividades do escritório que mantém até hoje. Depois de algum tempo como advogada individual, contratou uma estagiária, a partir do que começou a construir sua equipe, com juristas e administradores. Uma semana antes da entrevista, por exemplo, contratava mais uma advogada para o seu quadro de colaboradores. E embora ainda atue como advogada, hoje se vê mais como gestora novamente.



A advocacia, assim, de um modo ou de outro, parece sempre revolucionar sua vida.

É muito bom ver um filho crescer, porque você não desistiu. […] A advocacia me ajudou a me reconhecer como agente transformador. Foi muito bacana isso para mim.

software juridico - case - ludimila

Como o SAJ ADV entrou na vida de Ludimila

Foi em um local de trabalho compartilhado que a advogada Ludimila conheceu o SAJ ADV. Conversando com um gestor de empresas com quem dividiu o espaço, Ludimila encontrou o SAJ ADV como uma alternativa ao software jurídico pelo qual tinha se interessado, mas que não operava na nuvem – e, portanto, tinha o mesmo problema da ausência de mobilidade de um pen drive. Em suas palavras: “eu e o SAJ ADV, foi uma história de amor”.

A advogada aproveitou a contratação de um profissional administrativo para auxiliá-la na migração dos processos. E hoje, a gestão parece andar sozinha. Como Ludimila atua bastante com conciliações e seus prazos são com base nos prazos de outros escritórios, teve um problema inicial com a sua gestão dos prazos no software jurídico, mas que logo foi resolvido em diálogo com a equipe do SAJ ADV.

Perguntada sobre como é sua relação com o software de gestão, Ludimila responde:

É um caso de amor. […] O SAJ ADV realmente trouxe uma movimentação e uma leveza ao escritório de que eu estava precisando. […] Tudo que é começo é muito difícil. O sistema muda, porque ele é implementado junto aos escritórios, vai de acordo com a necessidade. […] Não foi fácil a implementação aqui no escritório, mas depois que a gente acostuma, hoje ele roda perfeitamente, atendendo a todas as necessidades do escritório. Todas. […] Um sistema como o SAJ cresce junto com o cliente, ouve, manda e-mail […]. O trabalho que a Softplan faz é muito bacana. E isto traz o cliente para perto, porque você se sente valorizado. Já indiquei e não troco o SAJ ADV.

A influência de um software jurídico no crescimento da equipe e na expansão do escritório de advocacia

Ludimila trabalhou em vários escritórios cíveis, mas, por incentivo de uma amiga da área trabalhista, ela se arriscou nessa área do Direito – e se apaixonou por ela.

Você tem uma história de trabalho, de entrega, você tem uma história de parceria com tempos. Aí a confiança se quebra e você, como advogado trabalhista, não trabalha só o Direito. Você trabalha o psicológico da pessoa. Então a missão do meu escritório era sempre conciliatória, voltada para o lado humanista, porque com o […] Direito do Trabalho você está trabalhando com pessoas […]. Isto fez com que eu me apaixonasse.

Embora seja da área trabalhista, seu escritório está no processo de implementação da área administrativa com uma advogada da área, que veio a substituir a estagiária de Direito em um estratégia de crescimento. Depois de conhecer o SAJ ADV – software jurídico e de vir ao ADV Conference, Ludimila também contratou um profissional de administração, pois sentiu a necessidade de melhorar a gestão e otimizar seu tempo. Afinal, é preciso focar onde o seu trabalho é necessário e nas atividades que podem ser delegadas.

A gestão da equipe em construção é toda realizada através do software jurídico. O processo de aprendizado e integração dos colaboradores, segundo ela, foi fácil, pois o SAJ ADV é bastante intuitivo. Todos possuem acesso remoto, seja de outros computadores ou do aplicativo. E toda a comunicação é feita, hoje, através do próprio software.

software jurídico - ludimila bravin

Das planilhas para advogados ao software jurídico: um investimento de tempo

Gerir uma equipe ou um escritório não é uma tarefa fácil, principalmente na advocacia. Ludimila destaca que as instituições de ensino falham ao não disponibilizarem uma matéria de gestão de escritório de advocacia. Preparam os bacharéis para trabalhar como advogados, mas nos escritórios de outras pessoas. E quando chega o momento de gerenciar o seu próprio negócio, a tarefa é complexa. Você anota na agenda, tenta planilhar e, quando percebe, esqueceu-se de algo.

Eu sempre fiz o controle com planilhas de excel. Poxa, eu sou um escritório de uma advogada, então eu não preciso de nada muito grande. E de repente você vai vendo a coisa aumentando, você dependendo de um controle, você dependendo de um parceiro. Quando eu fui vendo que a coisa tomava volume, que o meu servidor travou, isto me engessou. […] Se eu quiser crescer, eu não posso ficar engessada.

Com as planilhas jurídicas, Ludimila não conseguia controlar os processos que mantinha com advogados parceiros nem conseguia acessá-los remotamente. Caso esquecesse a planilha de excel em algum lugar, toda a sua gestão de processos ficava comprometida. E tudo isto sem falar no tempo que perdia para acrescentar linhas, copiar e colar itens. O software jurídico, por outro lado, gera relatórios, simplifica, acelera, melhora a produtividade na advocacia.

Uma coisa que o SAJ ADV, o ADV Conference, trouxe para mim foi a possibilidade de voar. Eu não preciso estar no escritório para isso aqui funcionar. E foi aí que eu comecei a implementar várias coisas que o ADV Conference me trouxe.

ADV Conference: um marco na carreira de Ludimila

Além do SAJ ADV, após o ADV Conference, Ludimila fez uma parceria com a M4Law e contratou os serviços da Pejota Contabilidade. Quanto aos prazos, embora tenha uma dinâmica de prazos diferenciados, Ludimila confia 100% no sistema, e o software jurídico é o único sistema para esse controle.

A tecnologia veio para integrar o advogado, o tribunal e o cliente. Hoje a gente não consegue nada sem internet. […] A tecnologia não veio pra acabar com o Direito. […] Ela veio impulsionar o Direito. […] Ela dá maior efetividade ao trabalho do operador do Direito. […] O advogado que não evoluir junto com o sistema vai acabar, se não evoluir com a era dele não vai conseguir se sustentar. […] Se você não trabalha de onde está, você não consegue dar conta, porque está tudo dinâmico. […] Não existe mais operador do direito que não quer se integrar. 

Com essa visão, Ludimila usa muito a aba de atendimento, a parte de relatórios e a parte de processos do SAJ ADV. E o escritório funciona, hoje, por causa disso. Tudo depende do software jurídico.

Eu fui uma advogada para o ADV Conference e voltei […] outra advogada complementada. Foi uma contribuição muito grande para a minha carreira e não vou esquecer esse marco. […] Eu quero levar minha equipe para o evento, porque a gente vai um e quando a gente volta, a gente volta tão grande, que não cabe mais no mesmo lugar, então a gente cresce. […] O trabalho de vocês transforma. E eu espero que o meu trabalho tenha a mesma oportunidade de transformar como o trabalho de vocês fez comigo. Vocês transformaram o meu escritório. Não foi só um sistema. Foi um sistema, foi um carinho, foi conhecimento […]. Eu voltei muito maior e eu já não me cabia naquele lugar. Então eu evoluí.

O que Ludimila ganhou com o SAJ ADV

O software jurídico, acima de tudo, concedeu mais tempo a Ludimila. Com a inteligência artificial, Ludimila já cria uma tarefa assim que recebe a intimação. A mobilidade, a despreocupação e o controle geram muita segurança. É mais tranquilo saber que há um lugar que mostra tudo o que precisa ser feito e gerenciado.

Através do aplicativo, pode acompanhar o escritório do celular. O retorno do investimento no SAJ ADV é o tempo de gestão, a simplificação do trabalho, o retorno em qualidade na produção, a diminuição em os gastos que ela tinha com um servidor e fez com que ela visse o o software jurídico também como um investimento profissional.

O Direito, segundo a advogada, pode ser ingrato com algumas pessoas, mas isto não retira a paixão que ela nutre pela área. E ela continua sempre em busca dos seus sonhos e da possibilidade de voar, sem deixar de olhar para tudo o que já viveu.

Se a gente sonha, se a gente almeja, é porque a gente é capaz. Não tem que colocar obstáculo. […] Olha tudo o que eu tenho. Olha o que eu construí. Não é só o palpável. Cada pedrinha que você coloca nessa trajetória toda, ou você constrói um muro ou constrói um castelo. Depende do que você quer. […] O SAJ ADV é apoio. […] Serve de degrau e diz: “olha, eu to aqui, tem como montar? Pode subir”.

Quer ficar por dentro de tudo sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *