Software jurídico auxilia jovens gestores de escritórios

O advogado que recém abriu o seu escritório pode sentir-se perdido com tantas tarefas a executar. Afinal, a faculdade provavelmente não o preparou para ser gestor, e ele vai precisar de conhecimentos além dos jurídicos para tocar o negócio. Como já abordamos aqui no blog, existem eventos, cursos e até mesmo uma comissão da OAB para ajudar o jovem advogado a desenvolver habilidades de gestão e empreendedorismo. Porém, aprender sobre esses temas não é o suficiente — é preciso saber colocá-los em prática. Para facilitar o gerenciamento financeiro, de pessoas e de atividades, você pode partir para a utilização de uma tecnologia, especialmente de um software jurídico.

Como um software jurídico pode auxiliar na gestão de escritório de advocacia?

A primeira etapa para uma boa gestão é anotar tudo o que acontece no seu escritório. Quando um novo cliente surge com uma demanda, por exemplo, é necessário registrar seus dados pessoais, além de valores e outras informações da negociação. Como uma ação judicial pode demorar alguns anos para chegar ao fim, leva um tempo para o escritório receber tudo o que foi acordado. Para não deixar passar qualquer aspecto do que foi negociado, tudo tem que estar registrado em contratos, arquivado em um local onde poderá ser consultado no futuro.

Uma alternativa ainda melhor é a utilização de um software jurídico como o SAJ ADVque possibilita o registro e armazenamento eletrônico destas informações. Hospedado em nuvem, o que possibilita que o acesso seja feito a qualquer momento e de qualquer lugar, o sistema permite o cadastro de pessoas físicas e jurídicas e de seus respectivos documentos eletrônicos, informações de contato e endereços. É possível vincular cada um desses cadastros aos respectivos atendimentos e processos.

E quais os benefícios práticos?

Essa operação em nuvem faz com que o gestor economize em equipamentos, uma vez que não é necessário investimento em servidores e técnicos em informática para operar o software jurídico, basta acessá-lo de um computador, tablet ou smartphone. Também poupará espaço físico, pois todos os documentos podem ser digitalizados e armazenados na rede com segurança. O advogado trabalhará com um escritório virtual e poderá ter acesso a tudo o que precisa mesmo que esteja viajando ou com uma agenda de compromissos externos que o impossibilite de ir até o seu local físico de trabalho.

software jurídico

Outra regra de ouro para a boa administração de um escritório de advocacia é: nem tudo é prioridade ou precisa ser resolvido por você. É comum ver em um escritório recém-inaugurado os sócios realizarem atividades operacionais e rotineiras, como o pagamento de contas e o agendamento de compromissos. Com o tempo, isso pode ser repassado a secretárias e estagiários. Para não ter retrabalho nos processos, é importante acompanhar se a execução foi bem feita — a responsabilidade maior continua a ser de quem delegou.



Além de contribuir para a gestão de tempo no trabalho, delegar contribui para formar uma equipe que se sinta constantemente desafiada a fazer gestão de tarefas de maneira adequada. Mais uma vez, a tecnologia pode ser uma grande aliada ao gestor. Utilizando um software jurídico como o SAJ ADV o administrador do escritório pode delegar e acompanhar as tarefas de toda a equipe. Além disso, podem ser deixados comentários em todas as tarefas, para facilitar a comunicação interna. A funcionalidade possibilita o acompanhamento e o registro histórico das ações realizadas no cumprimento de uma atividade, garantindo maior segurança e produtividade da banca.

Como está a organização do seu escritório? Confira dicas para escolher o melhor software jurídico e aprimorar sua gestão de escritório de advocacia.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre software jurídico? Faça seu cadastro e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *