9 vantagens de um software jurídico na nuvem (cloud computing)

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que ao enviar emails, publicar conteúdo nas redes sociais ou compartilhar arquivos via Dropbox está armazenando seus dados na nuvem? Essas atividades já se tornaram tão comuns no dia a dia dos escritórios que nem nos damos conta que o conceito de computação na nuvem existe há mais de 60 anos. O percursor foi o matemático John McCarth, que compreendeu que no futuro os computadores seriam tão importantes quanto a telefonia ou a eletricidade. Hoje, essa tecnologia aplicada a um software jurídico beneficia as grandes corporações, as pequenas e médias empresas e também auxilia na gestão de escritórios na nuvem?

Mas como funciona um software jurídico na nuvem, afinal? A nuvem trabalha como uma espécie de computador virtual e utiliza a capacidade de armazenamento e memória de servidores interligados por meio da internet. Eles estão conectados segundo o conceito de computação em grade, que alcança ótimas taxas de processamento de dados por meio da divisão de demandas entre os vários computadores. Uma vez conectado é possível executar todas as tarefas rotineiras de um escritório de advocacia, entre elas, enviar e-mail, acessar agendas e compartilhar processos. O SAJ ADV, por exemplo, é um software jurídico hospedado em nuvem que auxilia novos gestores de escritórios de advocacia.

Um software de gestão de escritórios na nuvem permite o backup automático de arquivos, facilita a comunicação entre os advogados, garante a segurança de dados, economiza tempo  de caçar informações em processos, entre outros.  Abaixo, abordaremos as 9 principais vantagens de um software de gestão de escritórios na nuvem:

9 vantagens em utilizar um software jurídico na nuvem

1. Menor investimento em equipamento

Um software jurídico na nuvem comercializado no modelo SaaS (software como serviço) é contratado da mesma forma que se assina um pacote de TV a cabo, por exemplo. Assim, o escritório tem direito de uso do software além de serviços como atualização do sistema e suporte via internet e telefone. Ademais, a operação em nuvem traz economia na compra de equipamentos, já que não é necessário investimento em servidores e técnicos em informática para operar o software jurídico. Além de poupar gastos com equipamentos, você terá armazenamento quase ilimitado.

2. Economia de espaço físico

Como todos os documentos no software de gestão de escritórios na nuvem podem ser digitalizados e armazenados na rede com segurança, o espaço utilizado para este fim é reduzido drasticamente. Nesse modelo, o profissional trabalha com uma espécie de escritório virtual, no qual pode acessar tudo o que precisa mesmo que esteja viajando.



3. Centralização das informações

É possível cadastrar todas as informações em um único lugar. O cadastro estruturado no software jurídico representa um ganho enorme em tempo e confiabilidade, já que todos os dados estão no mesmo vocabulário e formato dos fluxos de um escritório de advocacia. Uma intimação será o andamento do processo e não apenas um e-mail recebido, por exemplo. Além disso, os relatórios já saem prontos, basta que as informações sejam inseridas corretamente no software jurídico.

4. Gerenciamento de documentos eletrônicos

O armazenamento de documentos na nuvem permite que o usuário do sistema organize os documentos de pessoas, processos, atendimentos e tarefas a partir das necessidades de seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. O SAJ ADV trabalha com um conceito de responsáveis e grupo de trabalho, de forma que os processos são compartilhados apenas com as pessoas envolvidas como responsáveis ou parte de um grupo de trabalho vinculado ao processo.

5. Mobilidade

Um software de gestão de escritórios na nuvem permite que todas as funcionalidades de arquivo, acompanhamentos de processos e tarefas possam ser consultados em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, por meio de computador, tablet ou smartphone conectado à internet.

6. Aumento da produtividade

Os grandes vilões da produtividade na área jurídica são a falta de organização, o volume de trabalho com os prazos apertados e a falta de padronização de procedimentos. Um software de gestão de escritórios na nuvem ajuda a resolver toda essa lacuna de produtividade já que auxilia na gestão de tarefas e ações judiciais. O SAJ ADV, por exemplo, permite o acompanhamento de todas as etapas da tramitação do processo, possibilita o gerenciamento do contencioso judicial ou extrajudicial de um escritório de advocacia, permite ao advogado registrar informações, pedidos, bens e garantias, intimações, acompanhamentos de prazos e, ainda, funciona como um Google interno, pois o conteúdo é indexado e as informações estão sempre à mão.

7. Unificação de informações

Um software de gestão de escritórios na nuvem como o SAJ ADV possui um módulo de gestão financeira, que permite o controle de receitas e despesas do escritório de advocacia; gestão de pessoas, cadastra pessoas físicas e jurídicas e vincula essas pessoas aos processos que elas estão participando; gestão de processos e intimações, permite o recebimento eletrônico de intimações sem a necessidade de cadastro ou leitura manual das intimações dos diários de justiça.

software jurídico

8. Sustentabilidade

Um estudo realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontou que o judiciário movimenta cerca de 20 milhões de novos processos por ano no Brasil. Quando as ações judiciais são tramitadas no formato físico, consomem 46 milhões de quilos de papel, responsáveis pela derrubada de 690 mil árvores e gastam ainda 1,5 milhões de metros cúbicos de água por ano. Portanto, ao investir num software jurídico na nuvem, além de economizar com a compra de papel e impressão, é possível também contribuir para que uma cidade de 27 mil habitantes, tenha água durante um ano.

9. Você pode testar um software jurídico na nuvem

Alguns softwares podem ser testados gratuitamente por um período de tempo: o SAJ ADV,  disponibiliza uma versão para teste por 30 dias neste link. Assim, você fica mais tranquilo para tomar uma decisão mais segura. Na hora de escolher o software jurídico, tente equilibrar as funcionalidades e o preço do serviço com as necessidades e orçamento de seu escritório.

Se você gostou dos benefícios de utilizar um software de gestão de escritórios na nuvem, clique neste link e saiba como um software jurídico pode ajudar você a demonstrar resultados para seus clientes.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre software jurídico? Faça seu cadastro e receba nossos materiais ricos exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *