Software jurídico: serviço web e produtividade para o seu escritório

O software jurídico é um programa de voltado para o universo da advocacia que pode conter funções como gestão de escritórios, comunicação com clientes e outros. Além disso, pode ser no formato de sistema web, o que permite a mobilidade e facilidade de acesso.

Como um software jurídico pode otimizar a rotina de escritórios de advocacia

Graças à tecnologia, alternativas como o software jurídico podem ajudar a descomplicar a rotina do advogado, que, geralmente, trabalha com tarefas desafiadoras. 

Processos para analisar, gestão das informações, organização de documentos, despachos e gerenciamento de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, fazem parte dessa rotina. 

No entanto, os sistemas web chegaram ao mercado com o objetivo de otimizar o trabalho, trazendo várias vantagens para o dia a dia dos escritórios.

Se você trabalha na área e, às vezes, precisa realizar alguma tarefa em casa ou tem a possibilidade de fazer trabalho home office, contar com um sistema virtual para acessar as tarefas pela internet facilita o trabalho.

O mesmo acontece quando um caso exige a troca de informações ou a análise de mais de um advogado. 

Afinal, enviar dados por e-mail pode ser ótimo, mas enche a caixa de entrada e nem sempre há permissões para compartilhar certos materiais. Ademais, um sistema interno da instituição traz mais credibilidade.



Se você tem um escritório de advocacia, trabalha de forma autônoma ou busca ferramentas para otimizar a produtividade no trabalho, saiba que esse artigo pode te ajudar. 

Leia mais e veja como funciona um sistema web e quais são as vantagens na prática!

1. O que é um software jurídico?

Definir processos de rotina e prezar pela qualidade da gestão da informação é uma demanda necessária em todas as áreas profissionais. 

No Direito não é diferente. Aliás, a capacidade de organizar arquivos, processos e informações deve ser uma habilidade desenvolvida pelo advogado, pois esta é a essência da rotina diária.

O software jurídico é uma ferramenta que pode ser utilizada para automatizar as tarefas, sobretudo quando elas são repetitivas e demandam uma certa dedicação. 

Imagine o caso de um escritório com advogados especialistas em assuntos que envolvem trânsito, como regularização de CNH, multas, documentação, avaliação, acidentes ou transferências de veículos.

Algumas situações se repetem nesta área, bem como a legislação de trânsito é válida para todos os motoristas. 

Por isso, ter uma ferramenta que seja adaptada para esse tipo de caso e forneça algumas informações de forma ágil faz com que os profissionais consigam se dedicar por mais tempo aos clientes em si.

Não importa se você trabalha em sociedade, sozinho, faz parte de um escritório tradicional ou deseja alugar um espaço de coworking para atender suas causas, o software é um recurso de gestão, que pode ser utilizado de qualquer lugar, como você preferir.

software jurídico sistema web

2. Quais os benefícios de um software jurídico

Em resumo, esse tipo tecnologia serve para realizar tarefas de forma inteligente e automatizada como:

  • Acompanhamento de processos jurídicos;
  • Edição de documentos judiciais e administrativos;
  • Controle de honorários;
  • Geração de relatórios;
  • Atualização de informações em tempo real.

O mundo online requer agilidade, praticidade e otimização de tarefas. Por isso, independentemente do tempo que um processo leva para ser concluído, investir em modernizações para a realização desses objetivos é dar um passo muito maior.

Em primeiro lugar, facilita a vida de quem precisa trabalhar em outros lugares fora do escritório convencional. Além disso, os softwares são interessantes para compartilhar tarefas com os colegas, de qualquer lugar, a qualquer momento.

Já pensou no trabalho que é abrir vários e-mails todos os dias, acessar planilhas e ter que lidar com prazos diferentes ao mesmo tempo? 

Um software jurídico pode otimizar todas essas obrigatoriedades. Leia o próximo tópico e veja exemplos da automação de tarefas na prática e seus benefícios!

3. Sucesso do cliente através da tecnologia

O mundo do trabalho muda o tempo todo. A forma de trabalhar também. Mas para quem trabalha com o atendimento de clientes, a excelência de atendimento nos produtos e serviços é uma prioridade. Existe, portanto, uma necessidade de se pensar no sucesso do cliente.

Empresas especializadas em acessórios industriais, como o pressostato para água — um dispositivo que serve para controlar a pressão e bombear a água nos reservatórios — devem ter, por exemplo, um bom serviço de atendimento para tirar dúvidas dos clientes.

Portanto, softwares como chatbots para responder mensagens nas redes sociais ou nos chat de sites podem ser uma excelente estratégia, para melhorar o tempo médio da primeira resposta e, assim, a consequência é a satisfação do cliente aumentar.

Produtos industriais como abraçadeira de pressão, válvulas industriais, entre outros acessórios do tipo podem ter muitos detalhes e especificações, conforme o local de aplicação. 

Portanto, um software jurídico voltado à gestão do escritório pode ser útil, tanto para as equipes internas realizarem consultas às informações dos acessórios quanto para a organização do negócio em si.

4. Tecnologia e produtividade: qual a relação?

A produtividade pode surgir a partir da tecnologia, desde que as ferramentas de automatização de tarefa ajudem na redução do tempo para realizar as atividades. 

Antes de adquirir um software jurídico, vale a pena avaliar a demanda das tarefas e os problemas que você precisa resolver no cotidiano.

Ambientes que precisam de um sistema de pressurização de água, por exemplo, como edificações com baixo desnível, podem ter um sistema de automação para controlar a vazão e a pressão de forma exata.

Se a edificação for industrial, é fundamental ter softwares que forneçam essas informações e facilitem o controle. Isto não só ajuda na rotina diária, mas também traz mais segurança para o ambiente em si.

No cenário hidraúlico, o preparo de documentos, como o outorga daee, que é uma espécie de concessão para o direito de uso, interferência e usufruto dos recursos hídricos, os softwares são grandes aliados para otimizar o tempo de preparo dos documentos, a organização das informações e alterações nos relatórios.

Neste caso, além da análise das condições hidráulicas, é natural que as empresas que fazem outorga trabalhem com tarefas como: estudos hidrológicos, licenças para captação de água, limpeza de margem, desativação de poço e testes de bombeamento.

Com  a tecnologia, fica mais fácil realizar os trâmites, fazer uma análise química do solo (que pode interferir no sistema hidráulico), comparar resultados, sugerir mudanças, entre outras atividades.

5. Vale a pena investir em um software para advogados?

Agora que você sabe como a tecnologia pode beneficiar a rotina das empresas, deve estar se perguntando se vale a pena investir em um sistema web para o trabalho de advogados, certo?

Para acompanhar as mudanças no mundo de trabalho, reduzir burocracias e facilitar o trabalho remoto, a resposta tem sido bastante positiva.  

As transformações tecnológicas podem ser usadas para facilitar tarefas do dia a dia e  descomplicar a rotina. Com isso, os advogados podem aproveitar o tempo para estudar os casos, captar novos clientes e fidelizar os antigos.

No caso de advogados especialistas na elaboração de contratos, um software pode facilitar o contato e a entrega do produto para o cliente. Imagine o exemplo de uma empresa que trabalha com refeição industrial

Neste universo, as empresas prestam serviços para outras empresas ou fazem parcerias com fornecedores, restaurantes, refeitórios, indústrias de alimentos, entre outros profissionais. 

A relação de trabalho não é CLT, mas sem dúvidas, um contrato de prestação de serviços com os dados jurídicos das empresas e cláusulas adaptadas para a demanda, é muito importante.

Logo, o advogado pode utilizar um software jurídico online para redigir o contrato, enviar uma prévia com os direitos protegidos para o cliente e enviar a versão final. Tudo isso, em uma plataforma inteligente.

6. O futuro é tecnológico

A consultoria jurídica online também é outro mercado que está em expansão. Portanto, utilizar ferramentas de atendimento, captação e contato com o cliente é uma mão na roda para democratizar o acesso às informações jurídicas.

Outra situação que exige contrato de prestação serviços é a elaboração de contratos para empresas que trabalham com o aluguel de rompedor e outros materiais de construção.

Essa opção é cada vez mais viável na construção civil, personalizar o contato com dados como tempo de uso, valor, garantias,  forma de pagamento e compromissos com a locação é importante.

Ao contar com advogados, a empresa assegura seus direitos de forma mais clara e entende as obrigações. 

Se você é advogado e deseja prestar esse tipo de serviço, independentemente da localização do cliente, contar com ferramentas de automação para esse tipo de trabalho é algo palpável e que traz uma série de vantagens.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como um software jurídico com sistema web pode revolucionar o mercado jurídico e transformar as relações trabalhistas, que tal se inspirar nessas mudanças na hora de abrir seu próprio escritório ou modernizar o espaço de trabalho que você compartilha com outros colegas advogados? 

Quanto mais produtiva for a rotina, maior será o alívio da carga de trabalho burocrática da profissão. Além disso, mais chances você terá de investir tempo e dinheiro em cursos, pendências contábeis e outras melhorias para seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer saber tudo sobre Software Jurídico? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – Software Jurídico em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *