Como um software para advogados agrega valor ao serviço jurídico

As transformações impostas na advocacia, a partir da informatização do Judiciário com a adoção do processo digital, impulsionaram uma mudança na dinâmica dos escritórios. Os profissionais passaram a compreender a importância de modernizar a prestação de serviço jurídico por meio do uso de um software para advogados.

O modelo tradicional de atuação se tornou ultrapassado, sendo imprescindível incorporar as novas tecnologias no dia a dia para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, as bancas que conseguem realizar todas as suas atividades on-line, com o auxílio de um software para advogados que opera na nuvem, alcançam  retornos significativos. Entre os pontos positivos proporcionados pela utilização dessa ferramenta, podemos destacar a redução de custos e recursos, a otimização e economia de tempo e o aumento de produtividade da equipe.

A partir do momento em que o escritório de advocacia consegue alcançar esse pontos com  um software para advogados, torna-se possível adaptar a gestão à essa nova realidade. E, até mesmo, implementar estratégias inovadoras com o objetivo de intensificar e fortalecer o relacionamento com os clientes e melhorar o desempenho da equipe. Essas ações ajudam a reduzir a complexidade administrativa de um escritório e a agregar valor na prestação do serviço jurídico.

Apenas oito meses após a implementação do SAJ ADV, o escritório Camargo Penteado, de São Paulo (SP), conseguiu melhorar a gestão de processos. A adoção do software para advogados tornou desnecessária grande parte dos arquivos físicos, que chegaram a ocupar uma sala inteira. Com a facilidade e a segurança que o software SAJ ADV proporciona para realizar a importação dos dados, o escritório conseguiu registrar a maioria dos processos, diminuindo consideravelmente o espaço para arquivar os documentos em papel, que passaram a ocupar apenas dois gaveteiros do escritório.

Software para advogados: valor agregado no serviço jurídico

Para agregar valor ao trabalho, é importante explorar as funcionalidades disponíveis em um software para advogados. Ele vai ajudar a melhorar o modelo de negócio, permitindo ao escritório identificar com mais propriedade o perfil dos clientes, os tipos de serviços ou atendimentos demandados e gerenciar essas informações. Um dos resultados será a precificação mais adequada dos honorários jurídicosComo as informações e dados necessários para atuação jurídica ficam disponíveis on-line no software para advogados SAJ ADV, o escritório pode ser gerenciado integralmente,  permitindo o compartilhamento de arquivos e informações processuais entre profissionais da banca e clientes por meio de dispositivos móveis conectados à internet. Como  todas as informações do escritório ficam reunidas em uma única plataforma, o workflow (fluxo de trabalho) ganha agilidade.

Confira o eBook “Passo a passo completo para a informatização do seu escritório de advocacia” para implementar um software para advogados na gestão da banca.



software para advogados

Ao adotar um software para advogados no escritório e explorar as funcionalidades presentes na ferramenta, é possível incluir nos honorários cobrados o valor agregado, otimizando a gestão através de soluções diferenciadas. Mas não se esqueça de ser claro com o cliente. Mostre quais as vantagens de contratar os seus serviços e como o escritório se diferencia no mercado jurídico. Conhecer a fundo sua carteira de clientes e obter uma gestão integrada com o uso de um software para advogados pode ser fundamental para alcançar diferencial competitivo e agregar valor ao serviços prestados.

Inteligencia artificial e machine learning já é realidade no SAJ ADV – Software Jurídico

O uso da inteligência artificial já é uma realidade no Brasil. Seja para facilitar o diagnóstico médico, para ajudar o Ministério da Justiça a identificar crimes de lavagem de dinheiro ou para apoiar gestores na tomada de decisão estratégica em bancos e instituições da Justiça, as máquinas estão sendo usadas para analisar grandes volumes de dados e, a partir daí facilitar e otimizar o resultado do trabalho dos humanos. Agora, advogados brasileiros passam a contar com este recurso.

O ramo de Machine Learning se preocupa em como ensinar as máquinas a aprender. Uma das abordagens de ensino de máquinas é por meio de exemplos e regras. Outra abordagem que se destaca é o Deep Learning, que se baseia em Redes Neurais Artificiais. Nela as máquinas aprendem de forma semelhante a uma pessoa, ou seja, de forma autônoma.

Ao assumir a execução de atividades repetitivas e deixar para os advogados apenas as atividades intelectuais e menos processuais, o SAJ ADV dá um passo adiante, com grande impacto na rotina dos escritórios, trazendo economia de tempo e liberando aos profissionais, para que se dediquem ao contato com clientes, elaboração de novas estratégias e atividades intelectuais — tudo o que não pode ser automatizado e depende da capacidade humana de construção de argumentos.

IA como forma de otimizar o trabalho dos advogados

Definida como a ciência de desenvolver máquinas inteligentes, em 1955, com o passar do tempo, o conceito de IA foi aprimorado com novas definições, podendo ser entendida atualmente como o ramo da ciência da computação que estuda o comportamento inteligente e desenvolve os computadores para que realizem atividades que, até então, humanos fazem melhor. Entretanto, o ganho está na automatização e sistematização trazida pela IA.

Com o SAJ ADV dotado de recursos de IA, uma das atividades a ser automatizada é a leitura de intimações e distribuição de prazos. Em média, um advogado investe cerca de três minutos lendo uma intimação e decidindo qual ação tomar.  Uma tarefa repetitiva e morosa para quem recebe muitas intimações. Em um escritório que recebe aproximadamente 20 por dia, advogados poderão economizar até uma hora diária de trabalho.

De acordo com o texto da intimação, previamente capturada dos diários oficiais, e histórico de tarefas criadas a partir das intimações, o SAJ ADV aprende quais atividades devem ser sugeridas. As sugestões com maiores probabilidades são exibidas logo abaixo do texto da intimação.

Ao clicar no nome da tarefa sugerida, o advogado será direcionado a tela de confirmação da criação da tarefa, economizando e otimizando o tempo de análise e lançamento de dados. Quanto mais tarefas o advogado criar, maior será a assertividade do sistema. Com o tempo, o software jurídico passa a sugerir as atividades de acordo com as características de cada cliente, se adaptando a forma de trabalho de cada escritório.

Entenda os diferentes usos da Inteligência Artificial na advocacia

A Inteligência Artificial na advocacia pode ainda ser utilizada em diversos cenários, como identificar e classificar movimentações processuais, colaborando com o advogado para identificar a fase em que o processo se encontra e determinar um tempo previsto para o processo; identificar a probabilidade de êxito ou perda de uma ação com base na análise de julgamentos anteriores; analisar documentos e petições, identificando padrões e teses, e sugerir documentos e testes.

O SAJ ADV também aprende com o feedback negativo, ou seja, o advogado pode informar as sugestões incorretas e ensinar o sistema a não sugerir tarefas erroneamente. Como se vê, as atividades repetitivas estão com os dias contatos. Até 2025, a estimativa é de que um, em cada três em empregos, será substituído por softwares e robôs.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *