Software para advogados: como tornar ágil a gestão de pessoas?

Tempo de leitura: 5 minutos

É um fato que a tecnologia promoveu mais praticidade e agilidade no cotidiano dos escritórios de advocacia. Ainda assim, a advocacia é uma profissão em que a pessoalidade conta muito. E isto tanto para o cliente, quanto para o próprio escritório. Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não minimiza a necessidade de bons profissionais para a banca. Aliás, alguns recursos, como os software para advogados, são essenciais até para melhorar a gestão de pessoas.

Se você tem um escritório e não sabe como essa ferramenta pode ser útil para melhorar a gestão de pessoas e o clima organizacional, não deixe de conferir!

software para advogados

Gestão de pessoas: o que é e porque investir?

Dentro do mundo corporativo, aprimorar a gestão de pessoas já é uma tendência. Hoje, a maior parte das empresas reconhece seus funcionários como um dos ativos mais valiosos. A maior parte das organizações já sabe que funcionários satisfeitos agregam valor negócio e trazem resultados mais positivos para o faturamento. Taxas de rotatividade prejudicam a maioria das empresas e podem gerar até prejuízos quando são altas demais. Por isso, a maioria se preocupa em criar estratégias e garantir ao máximo a felicidade e a satisfação de seus colaboradores.

Nos escritórios de advocacia, isso não deveria ser diferente. Porém, a gestão de pessoas no dia a dia de muitas bancas, ainda é algo a ser desenvolvido. A advocacia é uma profissão onde a pessoalidade tem um grande valor. Logo, sempre que um advogado deixa um time é comum que clientes também deixem o escritório. Não por outra razão, a gestão de pessoas assume um papel importante na advocacia. Até porque, com uma boa gestão, o escritório não consegue apenas mais produtividade e melhor clima organizacional. Ele consegue manter sua cartela de clientes mais estável.



A adoção de um software para advogados traz inúmeros benefícios para o dia a dia do escritório. Porém, além de melhorar as rotinas, essa ferramenta também pode servir para aprimorar a gestão de pessoas. Abaixo, listamos alguns dos recursos que beneficiam a gestão de pessoas e fazem do seu escritório o lugar dos sonhos para muitos advogados trabalharem.

Software para advogados e autonomia

Com um software para advogados, os advogados do seu time contam com mais autonomia. Como a ferramenta permite a sistematização de dados e informações, qualquer advogado é capaz de encontrar aquilo que precisa, seja para atender um cliente, seja para elaborar um contrato ou uma peça processual.

Os melhores softwares jurídicos do mercado possibilitam que todos os dados e informações do cliente fiquem segmentados, facilitando a busca e o trabalho do profissional. Além disso, o advogado pode incluir na nuvem modelos de peças jurídicas e conta com um Código de Processo Civil comentado que facilita a pesquisa e a elaboração.

Com um software para advogados, o advogado tem tudo o que precisa para realizar suas principais funções. Além de ser uma ferramenta que proporciona autonomia profissional, ela também oferece autonomia de localidade, já que com o acesso remoto, o advogado pode trabalhar de qualquer lugar.

Melhoria da comunicação

A comunicação interna é um desafio para muitos escritórios. No dia a dia é muito comum que o time de advogados esteja atribulado com a própria agenda. Logo, nem sempre há espaço para trocar ideias importantes e até delegar tarefas para outros membros do time.

Alguns softwares mais modernos contam com funcionalidades específicas visando o aumento do engajamento e da interação dos advogados. O SAJ ADV, por exemplo, tem um recurso que se assemelha bastante à uma rede social. Através dele, o advogado consegue se comunicar com outros membros do escritório, trocar ideias, delegar tarefas e trabalhar em equipe.

Um software para advogado facilita bastante o trabalho em equipe. E colaboradores mais engajados, naturalmente, contam com o sentimento maior de pertencimento e são mais propensos a entregar melhores resultados.

Avaliação das práticas e dos profissionais

Outra vantagem de um software para advogados para a gestão de pessoas é que ele possibilita fazer uma avaliação mais precisa do desempenho e da produtividade dos advogados. Logo, usando recursos como os relatórios, por exemplo, os gestores do escritório conseguem analisar o retorno que os profissionais estão trazendo e podem tomar medidas certas visando a melhoria do desempenho.

Ter profissionais que trabalham em alta performance é essencial. Especialmente considerando o atual cenário da advocacia. Por isso, mais do que investir em gestão de pessoas, o escritório deve apostar em uma gestão eficiente, focada nos pontos fortes e fracos de cada membro do time. Com um software para advogados, isso é mais fácil de mapear.

Trabalhar com advogados satisfeitos e produtivos deve ser um objetivo para qualquer escritório. Além de resultados financeiros, a banca ganha em qualidade do clima organizacional. E considerando a carga de trabalho dos advogados, nada melhor do que trabalhar em um escritório o qual se gosta, do que contar com profissionais insatisfeitos e clientes mais insatisfeitos ainda!

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *