Software para advogados na gestão de indicadores financeiros

Utilize um software para advogados na organização das receitas e despesas do escritório

O mercado jurídico é bastante competitivo. E isto tornou ainda mais importante a necessidade de fazer avaliações detalhadas sobre o desempenho do escritório. Afinal, a rentabilidade de um negócio pode indicar o seu sucesso ou o que precisa ser melhorado. Nesse sentido, realizar a gestão das finanças da banca pode se tornar mais ágil e eficaz com a utilização de um software para advogados.

Com o sistema, ainda é possível analisar indicadores financeiros que deixam a gestão ainda mais estruturada. Ao constatar os valores envolvidos na prestação do serviço jurídico
torna-se viável manter a saúde financeira do escritório. Assim, pode-se analisar elementos como:

  1. custos fixos mensais;
  2. custas processuais, profissionais e horas de trabalho empenhadas em cada processo/atendimento;
  3. receitas obtidas e outros indicativos relevantes, entre outros.

Em muitos casos, o advogado gestor encontra dificuldades para lidar com as questões administrativas do escritório. Normalmente, ele precisa dedicar mais tempo para o desenvolvimento do conhecimento jurídico. E isto prejudica, desse modo, o tempo para a especialização em áreas estratégicas para o desenvolvimento do negócio. Negligenciar essa atividade, contudo, pode comprometer a identificação de melhorias nas rotinas operacionais e administrativas. E, até mesmo, inviabilizar o sucesso da banca a longo prazo.

software para advogados

Por que usar um software jurídico?

Em tempos de crise, alguns  escritórios de advocacia foram impactados com a diminuição dos honorários e o aumento da inadimplência. Esse fator gerou uma necessidade ainda maior de avaliar a atual gestão e realizar um planejamento estratégico para os próximos anos, a partir de insights gerados durante a avaliação.

Por isso, o planejamento e o controle das finanças do escritório tornam-se essenciais para apurar a lucratividade e a rentabilidade em curto, médio e longo prazos. Acatar essa prática pode ser menos oneroso para o escritório em relação ao tempo e ao investimento financeiro, caso se opte pelo uso de um software para advogados.

1. Organização e planejamento

Os advogados que também se tornaram empreendedores devem encarar o escritório de advocacia como um negócio. Nesse sentido, documentar, de forma organizada, as principais atividades desenvolvidas pelos profissionais em um software para advogados é essencial para gerenciar os indicadores financeiros.



Neste caso, é importante que o gestor escolha um software para advogados que seja capaz de controlar as receitas e as despesas e realizar o gerenciamento de todas as movimentações financeiras da banca em uma única plataforma. O software para advogados SAJ ADV é um exemplo de solução que permite integrar diferentes setores do escritório de advocacia, possibilitando o cruzamento das informações necessárias para gerar relatórios precisos.

2. Segurança no registro de dados

Ainda, é interessante trabalhar com um software jurídico em nuvem. Isto facilita o processo de organização e gestão do escritório, na medida em que permite seu acesso de qualquer lugar. Não obstante, é seguro, uma vez que não está limitado à duração de um aparelho. Imagine a hipótese de o aparelho que contenha todos os relatórios do escritório estragar. Como, então, recuperar todas as informações necessárias para o planejamento e andamento do processo?

Com um software para advogados em nuvem, portanto, cruzar os dados e manter um registro confiável torna-se mais eficaz. Não será preciso se preocupar coma perda de dados importantes, pois estarão a rápido acesso com alguns passos.

3. Funcionalidades disponíveis no SAJ ADV para controle e gestão dos indicadores financeiros do escritório

No Módulo Processos do SAJ ADV, os advogados podem incluir desde dados básicos até o valor sugerido do processo, a probabilidade de êxito ou de perda da ação, o valor a ser reservado pelo cliente em caso de perda ou de reposição de custas, entre outras informações pertinentes. Essa medida viabiliza a realização da gestão dos processos de modo mais assertivo. Assim, torna-se possível consultar lançamentos financeiros vinculados a cada  processo.

Um bom controle exige também a correta segmentação e classificação dos valores que entram e saem do escritório. Isto inclui os valores recebidos a título de honorários, por exemplo. Ou os valores recebidos por atendimento consultivos. É, então, que um softNo caso desse dois, é importante lembrar que um software jurídico pode também auxiliar na garantia do recebimento, ao lembrar datas de pagamento – e assim contribuir para a cobrança também.

4. Demonstração do resultado

No Módulo Financeiro do software para advogados ainda é possível gerar a Demonstração do Resultado do Exercício (DREA) com base nos lançamentos de valores cadastrados. Isso possibilita que o gestor visualize a contabilidade do escritório em um determinado período. Esse gerenciamento também viabiliza o controle de horas trabalhadas e honorários.

A emissão de relatórios pode ser extremamente benéfica para que o gestor consiga diagnosticar a saúde financeira do escritório, identificando possíveis problemas e pensando em soluções rapidamente. Essa opção disponibiliza em alguns cliques um histórico detalhado para respaldar o gerenciamento futuro. Os relatórios ajudam, inclusive, a definir a precificação dos contratos de honorários com base nos resultados obtidos anteriormente.

5. Investimentos futuros

Quando os profissionais do escritório se dedicam ao preenchimento correto das informações na ferramenta, cria-se um histórico dos atendimentos, dos processos e de dados dos clientes. Dessa forma, passa a ser possível identificar quais clientes ou processos geram maior taxa de inadimplência. Esse monitoramento pode contribuir para que o gestor passe a cobrar antecipadamente em casos específicos, a fim de reduzir a inadimplência ou até mesmo antecipar déficits futuros.

Analisar os dados financeiros, enfim, ajuda também em uma análise preditiva dentro do negócio. Conhecendo bem os resultados do seu empreendimento e os contextos que os justificam, será mais fácil analisar o que virá pela frente. E, desse modo, tomar decisões acerca dos investimentos necessários dentro do negócio, como o que precisa ser melhorado ou iniciado de uma perspectiva gerencial.

Profissionalizar a banca com um software para advogados é indispensável para que o gestor do escritório consiga realizar uma gestão financeira eficaz. Assim, conseguirá usar os indicadores administrativos e financeiros da melhor forma para alcançar o sucesso no seu planejamento estratégico.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *