Advocacia disruptiva e software para advogados: aliados ou vilões?

É praticamente impossível exercer a advocacia de forma inovadora sem contar com todas as tecnologias advocatícias à disposição hoje. O ambiente digital provocou uma verdadeira transformação, impulsionando mudanças em todas as profissões, inclusive na área jurídica. Atualmente, o escritório que não dispõe de um software para advogados para otimizar as rotinas operacionais e administrativas da banca está fadado ao insucesso.

Para se manter competitivo diante de um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, é preciso contar com ferramentas que proporcionam o gerenciamento eficaz do escritório. Mas, poucos profissionais conseguem ter uma visão empreendedora durante sua formação acadêmica. Apesar de apresentarem um bom domínio da técnica, não estão preparados para enfrentar os desafios impostos a um advogado empreendedor.

No entanto, as bancas que passaram a compreender a importância de modernizar a prestação de serviço jurídico por meio do uso de um software para advogados conquistaram  resultados surpreendentes. A Rambo Advocacia e Consultoria, de Florianópolis (SC), conseguiu quintuplicar a quantidade de processos com a ajuda do SAJ ADV. Já no escritório Camargo Penteado, de São Paulo (SP), a otimização do tempo a partir do uso do software para advogados SAJ ADV causou uma transformação no ambiente de trabalho e na produtividade da equipe. Eles conseguiram eliminar uma sala de arquivos físicos e mantiveram apenas dois gaveteiros.

Para que os escritórios consigam inovar na advocacia, é imprescindível aliar as novas tecnologias a uma gestão estratégica do negócio. Um software para advogados é uma importante ferramenta que permite integrar informações de diferentes setores, tornando possível o controle de todas as atividades. Assim, a banca consegue aprimorar sua gestão a partir da elaboração de um planejamento anual capaz de orientar os passos dos gestores e dos profissionais em direção ao sucesso.

software para advogados

Software para advogados ajuda a gerenciar seu escritório de maneira inovadora

Muitos escritórios ainda encontram dificuldades para organizar melhor as informações e automatizar sua rotina, mesmo contando com o auxílio de um software para advogados. Em muitos casos, as informações não estão totalmente integradas ao sistema utilizado. Fator que acaba levando os profissionais a manterem ferramentas auxiliares na nuvem como Google Drive, Dropbox, calendários ou planilhas. Dessa forma, há um dispêndio de tempo gasto pelos profissionais e gestores para localizar as informações dos processos ou atendimentos realizados.



A equipe da Jaime da Veiga Advocacia e Assessoria Empresarial fez a migração de seu sistema para o SAJ ADV em novembro. Foi por meio das impressões dos funcionários com o uso do software que veio a decisão da mudança. O engajamento da equipe também é muito importante para comprovar a eficiência do software para advogados contratado. Toda a mudança de software foi feita sem afetar a produtividade do escritório de advocacia.

Como no SAJ ADV todas as informações do escritório ficam reunidas em uma única plataforma, o workflow (fluxo de trabalho) ganha agilidade. Além disso, o software para advogados SAJ ADV, permite o acesso remoto às informações das diferentes áreas de forma integrada, via dispositivos conectados à internet. Isso aumenta a mobilidade dos profissionais e ajuda a aperfeiçoar o relacionamento com os clientes. Nesse sentido, tanto o advogado quanto o contratante conseguem acompanhar de qualquer lugar a evolução do processo.

Manter o escritório de advocacia atualizado a partir da implementação de novas tecnologias é essencial para se adequar às novas necessidades dos clientes e profissionais. Adaptar a gestão a essa nova realidade também pode permite à banca agregar valor ao serviço jurídico prestado.

Uso de inteligência artificial e machine learning chega aos softwares jurídicos

Ler uma intimação, analisar, categorizar e listar as tarefas decorrentes daquele documento. Isso é super comum e rotineiro na vida de um advogado. Você já parou para pensar quanto tempo “perde” por dia nessa tarefa super mecânica? O SAJ ADV – Software Jurídico, pensando nisso, criou uma funcionalidade inovadora: sugestão de tarefas a partir da leitura automática de intimações. Ou seja, o sistema recebe a intimação através da captura (feita também pelo próprio SAJ ADV), faz a leitura e com base nas informações contidas, sugere os próximos passos. Demora-se em média 3 minutos para se ler uma intimação, agora multiplique pelo número de capturas diárias. É assustador o tempo que podemos economizar com essa funcionalidade.

O recurso de machine learning aparece no momento da interação do usuário com a solução. Ao receber a sugestão de tarefas, o usuário pode decidir se aquela é ou não a decisão mais correta a ser tomada. Caso concorde com a ferramenta, basta da o “ok”, caso contrário, pode corrigir e o software jurídico “aprende” com aquela correção. Quanto mais uso, mais assertiva se torna a sugestão.

No SAJ ADV também é aplicado o conceito de Deep Learning, moderna técnica onde máquinas aprendem sozinhas, de forma autônoma. O aprendizado acontece na captura e entendimento de padrões de comportamento dos usuários.

Advocacia disruptiva e a ética profissional

Quando Clayton Christensen cunhou o termo “inovação disruptiva”, certamente não imaginava o quão longe e em tantos nichos de mercado sua teoria pudesse ser aplicada. Mas no caso da advocacia tudo precisa ser pensado com muita calma, de forma integrada, respeitando sempre o Código de Ética e Disciplina da OAB. Por isso a advocacia disruptiva já surgiu com algumas polemicas. Trabalhar de modo disruptivo em um ambiente dominado pela operação humana é um desafio. É bastante comum encontrar advogados preocupados com seus empregos com o advento da tecnologia no meio jurídico.

Todavia, todo debate é bem vindo, quando usado argumentos sólidos e construtivos. É preciso entender que a tecnologia visa a melhora da categoria, retirar do advogado algumas tarefas que não exigem tanto esforço cognitivo, para então sobrar tempo na construção de teses e peças que demandam alto grau intectual e instrução jurídica.

E você, qual sua opinião sobre a integração da tecnologia, disrupção e software para advogados? Você se sente ameaçado ou vê nesse contexto uma oportunidade? Levante no espaço abaixo uma discussão saudável a respeito do tema. Vamos revolucionar justos a gestão na advocacia.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça abaixo seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *