Soluções para não perder a condução de ações judiciais

Tempo de leitura: 3 minutos

O advogado gestor do próprio escritório trabalha com prazos e tarefas além das jurídicas. As ações judiciais são apenas uma parte do trabalho. Também estão entre suas responsabilidades o pagamento de contas, a divisão de honorários e todo o controle interno do escritório. Mesmo quando os procedimentos financeiros e administrativos são delegados, o acompanhamento deles cabe ao profissional. Com tantas atribuições, não é fácil se ater a todas as datas.

Para otimizar a organização e gestão de tempo no escritório, o Trapani & Advogados Associados adotou uma série de medidas para auxiliar seus advogados a não perderem datas.

Confira as dicas do sócio e advogado Rafael Davi Campos para a condução de ações judiciais:

  • Nas ações judiciais, faça o cliente trabalhar para você

Ganhar o processo também é interesse do cliente, não apenas do advogado. Quando abastecido de informações, o cliente se torna ainda mais útil na condução das ações judiciais. Para isso, ele precisa ser informado não apenas dos passos que o envolvem diretamente, mas de todo o planejamento e movimentações que o escritório de advocacia faz. Isso pode ser feito com reports periódicos dos advogados ao cliente, via e-mail ou por softwares específicos.

ações judiciais



  • Escreva e priorize tarefas

Desde o primeiro contato com o cliente, é importante registrar todas as informações fornecidas. Ter os dados pessoais e informações de contato sempre em mãos é essencial para poupar tempo e trabalho quando for necessário encontrar o cliente. Elencar as tarefas diárias e definir a ordem de prioridade delas, estimando quanto tempo será preciso para cumprir cada uma, também tende a melhorar sua produtividade. Anotar os prazos e datas de audiências e outras atividades externas em agendas ou calendários é essencial para não perder o andamento das ações judiciais.



  • Cadastre-se no Sistema Push

Para acompanhar processos, advogados podem se cadastrar no Sistema Push disponível nos sites dos tribunais. Ao realizar o registro, a solução busca automaticamente os andamentos relativos às ações judiciais relacionadas à OAB do advogado e envia as atualizações por e-mail. Também é possível selecionar outros processos para incluir na lista de acompanhamento. Além disso, alguns tribunais enviam notícias publicadas no site, informativos de jurisprudência, entre outros materiais de interesse dos advogados.

  • Estabeleça metas

Viabilizar o exercício da advocacia da melhor forma possível deve ser o principal objetivo dos escritórios. Para isso, é preciso pensar na melhor estratégia para cada caso, orientar o cliente antes das audiências, entre outras funções. Escrever e colocar as metas em planilhas torna mais fácil alcançar esses resultados. O compartilhamento de planilhas entre advogados de uma mesma banca também é interessante, uma vez que auxilia na organização e cobrança do cumprimento das atividades no prazo estabelecido.

Uma ferramenta de gestão que integre todos os passos listados acima é a solução ideal para evitar a perda de datas e condução de ações judiciais. É o caso do SAJ ADV, software jurídico para gestão integrada, especialmente desenvolvido para escritórios de advocacia. A tecnologia é uma evolução do controle de planilhas, uma vez que permite uma melhor organização a partir de funcionalidades de registro e acompanhamento de atendimentos e processos, gestão de tarefas e compromissos e controle de receitas e despesas.

Você tem mais sugestões para acompanhar a condução de ações judiciais? Compartilhe conosco nos comentários.

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