Como a tecnologia pode ajudar a revolucionar a advocacia?

Tempo de leitura: 7 minutos

(Last Updated On: 21 de outubro de 2018)

A advocacia está preparada para essa a nova realidade?

A tecnologia é hoje um dado concreto: presente no dia a dia das pessoas das mais diversas classes sociais, ela tem alterado a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo. Não para menos, seus efeitos se fazem sentir nas mais diversas áreas: hábitos de consumo, trabalho, saúde e relacionamentos são só alguns exemplos que poderiam ser citados.

Essa onipresença da tecnologia tem resultado em relações mais fluidas e instantâneas, nas quais um senso de constante urgência garante que estejamos conectados a todo momento, 24 por 7.

Buscando atender à essa demanda, novos mecanismos – cada vez mais inteligentes e conectados – têm sido desenvolvidos, racionalizando tempo e recursos de todos os segmentos econômico-sociais. Daí vivermos a época do Big Data, da Internet das Coisas (IoT), da Realidade Aumentada, das impressões 3D, entre outros. É claro que, como não poderia deixar de ser, também a advocacia precisa se adaptar à essa Revolução 4.0 e às novas realidades do século XXI.

Por um Direito 4.0: a tecnologia à serviço da advocacia

Por “Direito 4.0” entendemos uma prática profissional que busque se integrar à realidade tecnológica na qual estamos imersos hoje, em função da Revolução 4.0.



Um profissional do Direito 4.0 – um Advogado 4.0 – é capaz de ter um olhar diferenciado para as formas como a tecnologia impacta a advocacia.

Em outras palavras, o advogado 4.0 sabe identificar as ferramentas tecnológicas que lhe permitirão oferecer um atendimento diferenciado, tanto na qualidade, quanto na agilidade dos serviços prestados. E isso acontece porque esse perfil de advogado entende que existem diversos processos rotineiros e repetitivos que podem ser otimizados pelo recurso aos sistemas informatizados já disponíveis no mercado.

Dessa forma, o advogado 4.0 pode concentrar sua atenção e esforços na resolução daquelas situações e processos cujo sucesso depende única e exclusivamente do fator humano.

Hoje, a grande questão que se coloca aos advogados que buscam se adaptar à Revolução 4.0 já não é mais sobre a utilidade ou mesmo a validade do recurso tecnológico aplicado à advocacia, mas sim sobre quais as melhores ferramentas e práticas na hora de aliar tecnologia e produtividade em um escritório de advocacia.

Pensando nisso, reunimos a seguir algumas da melhores ferramentas pelas quais a tecnologia pode ajudar um advogado a organizar de forma mais eficiente seu escritório e seus atendimentos. Confira:

Dicas e idéias imprescindíveis na toolbox de qualquer advogado 4.0

Nossa primeira dica não poderia deixar de ser esta: não tenha medo da tecnologia.

A maior parte dos recursos que são desenvolvidos e disponibilizados online para escritórios de advocacia contam com múltiplos recursos para garantir a segurança da informação. Entre eles podemos citar certificados de segurança, criptografia de dados, políticas de backup e medidas físicas de proteção aos servidores hospedeiros do serviços na Nuvem.

Ou seja, as informações do seu escritório de advocacia estarão certamente muito mais seguras na Nuvem do que jamais estiveram nas gavetas e arquivos de seus advogados associados.

Um segunda dica essencial para qualquer advogado 4.0 de sucesso é: marque presença na rede.

A Internet está aí para conectar pessoas e representa, hoje, uma das melhores formas de conectar potenciais clientes, que necessitam dos serviços legais de um advogado, ao seu escritório de advocacia.

Para extrair ao máximo as potencialidades dessa vitrine, um primeiro passo interessante é investir na criação de um site próprio para o seu escritório. Busque uma solução de qualidade, que permita que você e sua equipe de advogados publique e divulgue artigos de interesse legal. Dessa forma, você contribui para construir a reputação do seu escritório online, além de aumentar a relevância da sua página nas redes.

Investir em técnicas básicas de Inbound Marketing Jurídico, como a aplicação de SEO nos conteúdos publicados no site do seu escritório de advocacia, são uma excelente forma de gerar tráfego orgânico e melhorar a posição do seu escritório de advocacia nos resultados de buscadores como Google, Yahoo ou Bing.

Além disso, se possível, vale muito a pena integrar o site do seu escritório de advocacia aos seus perfis em redes sociais. Assim, seus advogados ganham maior visibilidade online, auxiliando na condução de novos potenciais clientes que estejam nas redes sociais ao seu website. Lá, esse público poderá preencher um formulário de contato ou, ainda melhor, usufruir de um primeiro atendimento online e em tempo real por parte de um dos advogados da sua equipe.

Caso o seu escritório de advocacia opte por realizar esse investimento em uma webpage própria, garanta que ela seja responsiva – isto é, que possa ser acessada a partir de qualquer dispositivo mobile (como tablets e smartphones) sem prejuízo do seu conteúdo.

Nossa terceira dica é voltada especialmente para as formas como a tecnologia permite otimizar a gestão do seu escritório de advocacia: através do recurso aos softwares jurídicos.

Um software jurídico é uma solução informatizada que permite administrar, em uma só plataforma online, os mais diversos aspectos do seu escritório de advocacia. Ele oferece ferramentas para a melhoria da gestão interna do seu escritório – incluindo aí,por exemplo, a administração de pagamentos e recebimentos, de forma a garantir a saúde financeira da sua operação.

Além disso, como um bom software de gestão jurídica, o software jurídico conta com ferramentas para a organização do calendário e agenda de todos os seus advogados, favorecendo uma maior integração dos trabalhos e garantindo que os prazos e tarefas – tanto internos, quanto aqueles relativos aos processos, intimações e documentos sob a tutela do seu escritório – não serão perdidos.

Outras funcionalidades de um software jurídico web que beneficiam o trabalho dos advogado são a aplicação de recursos de inteligência artifical para o preenchimento automático de documentos; a possibilidade de capturar processos online através do número da OAB, otimizando o tempo dos seus advogados; e a possibilidade de interagir com os clientes de forma direta, através da plataforma – o que transmite aos seus clientes uma sensação de maior agilidade e transparência na sua gestão de processos.

Por fim, para o gestor de um escritório de advocacia, o software jurídico permite ainda controlar o acesso às informações do sistema através da criação de perfis individuais para cada advogado colaborador.

tecnologia na advocacia

A quarta ferramenta que merece destaque na prática diária de um advogado 4.0 é o Office 365.

O seu escritório de advocacia provavelmente já utiliza as soluções da Microsoft para a edição de textos e planilhas, não é mesmo?Bom, a grande novidade da versão do Office 365 é a integração dos seus recursos com a Nuvem.

Graças a essa integração, os documentos gerados através de uma assinatura do Office 365 passam a ficar disponíveis online, acessíveis a partir de qualquer computador, tablet ou smartphones. Assim, seus advogados ganham em mobilidade na hora de acessar e editar relatórios, documentos e planilhas.

O Office 365 conta ainda com integração aos softwares jurídicos, permitindo combinar duas das soluções tecnológicas essenciais na toolbox de qualquer advogado 4.0.

Nossa quinta dica é voltada para os advogados que estão em busca de novas ferramentas para a captação de clientes. Embora esse processo possa ser feito através da criação de um website próprio e da atuação em redes sociais, há ainda uma outra alternativa para marcar presença online: as redes desenvolvidas especificamente para conectar advogados e pessoas leigas com dúvidas ou necessidade de atendimento na área legal.

Concluindo…

Essas são só algumas das formas pelas quais a tecnologia consegue facilitar o trabalho rotineiro e a captação de clientes de qualquer advogado. Você e seu escritório de advocacia com certeza já conhecem e utilizam outras soluções antenadas ao Direito 4.0.

Quer ficar por dentro das novidades sobre tecnologias para advogados? Faça abaixo seu cadastro e receba materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *