A tecnologia e a percepção de valor em escritórios de advocacia

Tempo de leitura: 5 minutos

(Last Updated On: 27 de setembro de 2018)

Nos últimos anos a percepção dos clientes acerca de um escritório de advocacia mudou bastante. Se antes era possível encontrar clientes dispostos a investir nos altos honorários cobrados por escritórios de renome, hoje o cenário do mercado é outro. A maioria dos clientes busca solução e valor na entrega dos serviços jurídicos.

Por isso, muitos escritórios vêm deixando de focar sua atuação exclusivamente nas questões técnicas, que garantem a reputação, para também focar sua atenção no cliente, a fim de cumprir as expectativas do mercado. Nessa mudança de paradigma, a tecnologia vem se mostrando uma excelente ferramenta. Isso porque, através da tecnologia é possível prestar serviços jurídicos com maior eficiência e transparência, atendendo as atuais expectativas tanto dos clientes, como do mercado.

Para saber mais sobre como a tecnologia vem auxiliando na percepção de valor do seu escritório de advocacia, melhorando a relação entre advogados e clientes, vale a pena conferir!

escritório de advocacia

Do conhecimento técnico ao conhecimento do cliente

Durante muito tempo advogados focaram sua atuação apenas no conhecimento técnico. Além do estudo constante da legislação e da jurisprudência, muitos profissionais dedicam horas à especializações e mestrados, visando sempre o aprimoramento técnico.



Embora o conhecimento técnico obviamente não tenha perdido a relevância, a forma de utilizá-lo, no entanto, vem se transformando. Antes o advogado tinha o foco no conhecimento técnico para encontrar soluções ao cliente. Hoje, no entanto, o advogado precisa conhecer seu cliente e seu mercado para então buscar as melhores soluções técnicas. O enfoque, portanto, é inverso.

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Além de utilizar seus conhecimentos de outra forma, para cumprir com as expectativas do mercado o advogado precisa também aprimorar seu atendimento. Hoje os clientes não aceitam mais pagar altos honorários por serviços os quais eles não enxergam o valor ou não compreendem. Nesse sentido, o advogado precisa mudar seu enfoque na hora de atender, mostrando sempre ao cliente quais as medidas que estão sendo tomadas no seu caso e quais as possíveis soluções.

Muitas vezes o advogado tem um papel essencial na tomada de decisões do cliente. Por isso, hoje o profissional precisa ser claro, didático e transparente durante o atendimento. Aquela velha a figura do advogado inatingível e que fala palavras que ninguém compreende, certamente não cumpre mais com as necessidades atuais do mercado.

É um fato que os clientes mudaram e se tornaram muito mais exigentes, não apenas na advocacia. Porém, como a advocacia é uma profissão tradicional, muitos profissionais ainda resistem na hora de perceber as mudanças do mercado e inovar.

Tecnologia e percepção de valor na advocacia

Focar a atuação no cliente vem se transformando em uma tendência entre os escritórios dos mais diversos portes e nichos, como explicamos. E, neste sentido, a tecnologia é hoje a principal ferramenta que auxilia um escritório de advocacia nessa transição, já que automatiza uma série de processos e proporcionar maior qualidade tanto na prestação quanto na entrega dos serviços.

Através de um software jurídico o cliente conta com uma área exclusiva, que proporciona o acompanhamento tanto de seus processos quanto da atuação do advogado. Através dessa funcionalidade, a comunicação entre advogado e cliente fica muito mais simples e direta, melhorando o relacionamento, sem que haja a necessidade de reuniões, telefonemas e e-mails constantes, por exemplo.

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Outra vantagem diz respeito ao controle dos honorários pelo cliente. Como a maior parte dos escritórios de advocacia faz a cobrança por horas, o cliente pode acompanhar em tempo real como, quando e onde essas horas de trabalho vem sendo consumidas. Isso promove a transparência na prestação de serviços, melhorando a confiança do cliente no advogado.

O olhar do cliente e o escritório de advocacia

A melhor maneira de aprimorar a percepção de valor do seu escritório de advocacia é se colocando no lugar do seu cliente. Imagine se você, mesmo pagando honorários altos, não soubesse o que se passa com seu processo. Da mesma forma, pense como você se sentiria se precisasse ligar constantemente para o seu advogado para saber qual o andamento atualizado do seu caso ou o que vem sendo feito. Parece exaustivo, não?

A tecnologia, ao final, é apenas uma ferramenta. Porém, ao automatizar rotinas e principalmente o contato com o cliente, ela facilita a entrega e permite que o cliente se sinta assessorado, mesmo sem o advogado passar a mão no telefone. Obviamente, a tecnologia não substitui o bom atendimento pessoal, nem a real assistência ao cliente, porém, ela evita situações como essas acima descritas, além de permitir um monitoramento real dos serviços jurídicos.

Você não ficaria mais tranquilo e seguro em pagar altos honorários sabendo que seu advogado de fato está trabalhando duro por você? A tecnologia no final só permite que o cliente enxergue isso.

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