Tecnologia na advocacia: ferramentas para o mercado jurídico

A tecnologia na advocacia é fundamental para o desenvolvimento da carreira do advogado. Os avanços tecnológicos não permitiram apenas as conexões entre pessoas e culturas, mas também contribuíram com o desenvolvimento corporativo, bem como a redução de custos e o aumento significativo da produtividade.

Como usar a tecnologia no âmbito jurídico?

Pensando na importância da tecnologia na advocacia e na sobrecarga de trabalho presente no ramo jurídico, preparamos este post. Nele, você verá como os dispositivos tecnológicos trabalham na advocacia e quais ferramentas podem ser úteis para a rotina jurídica. Continue lendo! 

A tecnologia é um dos acontecimentos mais relevantes da atualidade. Afinal, ela eliminou as barreiras geográficas, tornou as conexões e os processos mais simples, facilitou o acesso a informação e construiu uma rede de relacionamento forte entre países e culturas.

Com isso, é importante mencionar que os avanços tecnológicos não permitiram apenas as conexões entre pessoas e culturas, mas também contribuíram com o desenvolvimento corporativo, bem como a redução de custos e o aumento significativo da produtividade.

Nesse sentido, o âmbito jurídico não se limitou a aplicação da tecnologia e mergulhou fundo nessa onda repleta de inovações. Assim, o profissional que busca se tornar uma referência no assunto, precisa entender como a tecnologia na advocacia pode atuar.

Tecnologia na advocacia

Por que utilizar a tecnologia na advocacia?

É quase impossível falar sobre a tecnologia sem mencionar as suas funcionalidades para os departamentos profissionais. No entanto, falando sobre a tecnologia na advocacia, o avanço nesse quesito gerou uma série de ganhos para os profissionais. Veja a seguir: 

  • Armazenamento de uma grande quantidade de dados;
  • Melhoria na gestão do escritório, redução da sobrecarga de trabalho e aumento da produtividade em serviços jurídicos;
  • Organização em relação a prazos e processos;
  • Agilidade no compartilhamento de documentos e tributos;
  • Melhoria na comunicação interna
  • Bom relacionamento com o cliente;
  • Redução de custos;
  • Processos com válvula de retenção mais simplificados;
  • Controle de questões administrativas;
  • Possibilidade de trabalho remoto;
  • Cadastro mais preciso de clientes.

Diante desse cenário, é necessário pensar na tecnologia como uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade dos processos internos, torná-los ainda mais automatizados e potencializar as oportunidades de negócios.





Além disso, os sistemas tecnológicos são capazes de executar tarefas repetitivas, realizar atividades que demandam tempo e liberar a sua agenda para a melhor parte do trabalho: a criatividade e a resolução de problemas.

Com a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), a adoção da tecnologia se tornou uma maneira de conter a disseminação do vírus e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Dessa forma, os escritórios que se adaptaram às novas formas de inovação e contam com seu material de trabalho online, certamente conquistaram diferenciais competitivos e saíram a frente da concorrência. 

Tecnologia na advocacia: quais as ferramentas mais usadas no âmbito jurídico?

Agora não restam dúvidas: a tecnologia na advocacia é fundamental para o desenvolvimento da carreira do advogado. Assim sendo, que tal conferir quais são as soluções disponíveis para auxiliar o profissional na execução de suas funções?

É importante mencionar que, nem todas são, de fato, criadas para atender a demanda jurídica. No entanto, elas podem ser adaptadas. Por isso, listamos a seguir alguns sistemas que vão contribuir com a produtividade, com o controle financeiro e com o armazenamento online. Confira:

1. Organizador de tarefas

A organização é, sem dúvida, um dos principais desafios enfrentados por  empresas, escritórios e profissionais. Dessa forma, podemos caracterizá-la como uma questão administrativa muito delicada.

Diante disso, a organização é uma das áreas em que cuidados com prazos e demandas são elementos fundamentais, afinal, qualquer erro pode prejudicar a qualidade do serviço do advogado. Dessa maneira, é preciso se atentar:

  • Autenticação de documentos;
  • Cópias e obtenção de dados e arquivos importantes para as ações;
  • Reuniões de orientação para audiências;
  • Análise do espaço interno, como os dados do aluguel de gerador de energia;
  • Verificação de resultados de sentenças e prazos.

Portanto, sem a organização das atividades, o profissional pode, por exemplo, perder a data-limite da solicitação de algum recurso. Sistemas como Google Agenda, Trello e softwares específicos podem auxiliar no controle de deadlines e tarefas.

2. Sistemas financeiros

Engana-se quem pensa que apenas a produtividade influencia no desempenho financeiro do escritório. Inclusive, a organização financeira contribui (e muito) com o crescimento sustentável de um negócio.

Nesse sentido é importante destacar que a organização financeira permite a otimização de recursos, a alocação de investimentos e a diminuição de custos. Além disso, ao implementar a tecnologia na advocacia, ela se torna uma aliada para evitar os seguintes problemas:

  • Falta de controle com prazos, como pagamento de taxas fiscais;
  • Falta de registro de dados importantes voltados às obrigações contábeis;
  • Incidência de multas;
  • Não pagamento dos custos cotidianos, como outsourcing de impressão;
  • Questões trabalhistas;
  • Gastos excessivos e desnecessários;
  • Aspectos administrativos adversos.

Outra característica dos sistemas financeiros é que os dados serão repassados de forma clara e objetiva para consultores e contadores, além do fácil acesso. Assim, é possível resolver questões de forma online e executar as tarefas de maneira prática.

3. Dropbox

O Dropbox é uma ferramenta muito utilizada no armazenamento em nuvem. Com ele, é possível criar pastas para cada situação, compartilhar arquivos com todos os envolvidos e armazenar arquivos e documentos importantes.

Além disso, o Dropbox também contribui com a realização de backup de informações dos casos, atua com o acompanhamento seguro e eficaz do que ainda precisa ser levantado, além de permitir o acesso de qualquer dispositivo ou sistema.

Com essa ferramenta, você não perde nenhum dado do seu escritório e garante a organização dessas informações. Vejamos a seguir mais um pouco sobre tecnologia na advocacia.

4. Acompanhamento dos processos

As ferramentas que atuam com o acompanhamento de processos são fundamentais para manter a produtividade. Além disso, são sistemas que contribuem com o bom relacionamento com o cliente, oferecendo um atendimento personalizado.

Dessa forma, a tecnologia na advocacia caracterizada como ‘’software’’ pode avaliar os dados dos sites responsáveis e atualizar o status automaticamente, a fim de otimizar todo o processo.

Em resumo, não haverá a necessidade de realizar consultas periódicas, uma vez que o processo é atualizado assim que a decisão é publicada. Com isso, evitam-se também, as chances de falhas humanas com atrativos e com a falta de transparência das informações.

Falando sobre o cliente, a agilidade e o cuidado com o repasse das informações é um sinal de atenciosidade, evitando uma das queixas mais comuns no âmbito jurídico: a de que o advogado deixa o contratante sem informações voltadas ao processo.

Aplicação na advocacia

A aplicação da tecnologia no mercado e, principalmente, no âmbito jurídico já é uma realidade. Os profissionais que não se adaptarem perderão diferenciais competitivos e, assim, serão facilmente ultrapassados por aqueles que apostaram na era digital.

Além disso, a inserção da tecnologia nos mais diversos cenários empresariais auxilia na redução de custos, permitindo aumentar a renda mensal.

Gostou do nosso conteúdo sobre a tecnologia no âmbito jurídico? Conta pra gente! Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Quer saber tudo sobre Tecnologia na Advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – Software Jurídico em seu e-mail

A Soluções Industriais é uma poderosa plataforma de geração negócios para o mercado B2B, pois conecta compradores e tomadores de decisão aos melhores fornecedores industriais. É também uma referência para o lançamento de produtos e atualização das últimas inovações e tecnologias do mercado industrial.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *