4 tecnologias que auxiliam a gestão de pessoas na advocacia

Faz apenas três anos que a multinacional Embraco trocou as planilhas no Excel por um software de gestão na nuvem para manter os dados dos funcionários atualizados. A empresa instalada em Joinville, Santa Catarina, tinha até o ano passado 2,5 mil colaboradores cadastrados no total de 11,5 mil. Em entrevista ao site da Exame, Maurício Zonato, líder de Recursos Humanos da instituição, informou que o sistema de gestão de pessoas não somente deixou a equipe mais rápida, mas também ajudou a integrar diferentes áreas e diminuiu o trabalho duplicado. Além disso, permitiu que a instituição conhecesse os “high performers” em todos os países onde a Embraco tem filial. Segundo Zonato, antes era necessário entrar em contato com os RHs das unidades para tomar conhecimento dessa informação.

Mas engana-se quem acredita que o departamento de recursos humanos só traz benefícios para as grandes empresas. O e-RH como é chamado por alguns pesquisadores da área de gestão estratégica de pessoas é definido como um modelo de gerenciamento de recursos humanos baseado em tecnologias da informação avançadas e busca conectar o capital intelectual da empresa às estratégias de negócio, disseminar o conhecimento e utilizar ferramentas que facilitem o sucesso organizacional. Escrito assim, pode até parecer que o seu escritório de advocacia não precisa investir em gestão de pessoas. Mas pense a respeito: como conectar os advogados do seu escritório de forma que possam atender melhor e fidelizar a carteira de clientes? Existe hoje no mercado alguma ferramenta que impulsione o sucesso do seu escritório de advocacia? Acompanhe abaixo algumas dicas de tecnologias que podem ser úteis na gestão de pessoas para advogados.

Gestão de pessoas para escritórios de advocacia

Automatização de processos

Um sistema de gerenciamento de processos permite que o advogado registre informações das ações judiciais, como o acompanhamento de prazos, intimações e movimentos processuais. Mas você deve estar se perguntando: “o que a automatização de processos tem a ver com a gestão de pessoas?”. A resposta é simples, hoje já existe no mercado softwares que ajudam os escritórios de advocacia a melhorar o gerenciamento do capital intelectual, mesmo em pequenos e médios escritórios. O SAJ ADV – Software Jurídico, por exemplo, permite cadastrar informações de advogados, pessoas físicas e jurídicas. A partir disso é possível vincular os advogados aos processos e atendimento que estão atuando, de forma que facilite o controle das demandas do escritório de advocacia. Além disso, o módulo de pessoas do SAJ ADV autoriza o compartilhamento de arquivos e permite inserir comentário, o que contribui para a troca de conhecimento. Seja no consultivo ou no contencioso, você terá um visão ampla da produtividade de seu escritório e ainda poderá ter mais segurança na tomada de decisões, como ampliação de carteiras ou eventuais demissões e promoções.

Hangouts

É o serviço de bate-papo do Google que além da troca de mensagem instantânea também permite a utilização de outros recursos, como o compartilhamento de tela e a possibilidade de realizar chamadas por voz ou vídeo. Essa ferramenta melhora a comunicação interna do escritório, mas também pode ser utilizada para realizar videoconferências com os clientes, economizando tempo no trânsito, viagens e dinheiro com ligações. Basta apenas um dispositivo com acesso a internet com captura de áudio e vídeo.

Avaliação de desempenho e clima organizacional

As avaliações de desempenho são velhas conhecidas os gestores, usadas desde sempre. Entretanto também são as que mais sofrem alterações ao longo do tempo, com novas técnicas e ferramentas para entender equipes e seus comportamentos. Ferramentas como o Runrun.it fazem esse controle de atividades e fornece relatórios gerenciais que auxiliam tomadores de decisão na gestão de equipes.

Seja qual ferramenta você escolher para fazer suas avaliações de desempenho, tenha em mente que é necessário um trabalho prévio no mapeamento de habilidades, competências e cargos existentes no escritório. Assim fica mais fácil entender o perfil da equipe e direcionar melhor as ações. Por isso é importante ter em mente que essa ferramenta não ter caráter punitivo, mas de desenvolvimento, buscando entender problemas até então ocultos e resolver antes que seja algo maior.



Com a avaliação de desempenho podem surgir padrões de criticas e sugestões que expressam algum cenário antes não percebido. É por isso que é necessário a realização periódica de pesquisas de clima organizacional. Através delas podemos identificar conflitos e insatisfações a nível de empresa. É sabido o quanto um ambiente ruim de trabalho afeta a produtividade  e responsabilidade dos colaboradores.

Essa pequisa de clima organizacional pode ser feita por meio de questionários, anônimos ou não, com perguntas formuladas para entender o que pode estar ocorrendo no escritório. Alguns assuntos que você pode colocar em sua pesquisa são: salário e benefícios, modelo e qualidade na gestão, participação nas decisões e qualidade das ferramentas de trabalho. Não tenha medo das respostas, já que todo feedback pode ser indicador. Com elas você pode enfim saber se a cultura proposta na empresa está sendo percebida e vivida na rotina do escritório, se a comunicação interna está funcionando ou mesmo se existe alguma necessidade de cursos e treinamentos para a equipe.

gestão de pessoas

Treinamento

Outro foco da gestão de pessoas é o investimento em treinamento do capital intelectual. O escritório não precisa criar uma plataforma de educação a distância para oferecer cursos aos seus colaboradores, mas pode utilizar as que já existem no mercado. O Coursera, por exemplo, é parceiro das melhores universidades do mundo, como o Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), Universidade de Stanford e Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris). Nela, o advogado pode fazer um curso de Introdução ao Direito Penal Internacional ou Propriedade e Responsabilidade Civil: Uma Introdução ao Direito e a Economia.

Há cursos gratuitos, pagos e a maioria é gratuita com cobrança de certificado apenas para os alunos que solicitarem o documento. Existem cursos em português, mas maior parte é ministrada em inglês. Se você prefere cursos em português, a Universidade de São Paulo também ajuda a gestão de pessoas em seu escritório. A instituição oferece em seu canal de ensino aulas de Ciência Política, Ética, Introdução ao Direito Autoral, entre outros. Para entender a importância da língua inglesa nas várias áreas do Direito, clique aqui.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de pessoas na advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *