Trabalho remoto: home office em tempos de coronavírus

A Covid-19 é uma doença de contagio mundial que causou diversas mudanças nos hábitos da sociedade, como a implementação do trabalho remoto e do ensino à distância e o aumento de compras de cursos online

  • Geisilene Aparecida de Amorim Caldas
  • 22 de junho de 2020
  • ATUALIZADO EM: 22 de junho de 2020
  • TEMPO DE LEITURA: 6 minuto(s)
  • 0 Comentários. COMENTE!

A educação e o trabalho remoto no cenário atual

Com a pandemia do Coronavírus, aconteceram muitas mudanças no nosso modo de vida. Uma delas em específico foi a implementação do trabalho remoto e do ensino à distância. Entretanto, muitas pessoas estão com dificuldades de adaptação. Além disso, o isolamento gerou outra mudança no nosso comportamento: a busca por novos conhecimentos online.

Mas, antes de iniciar a discussão acerca do apontado acima, se faz necessário assinalar que, em algumas atividades tidas como essenciais, se manteve a rotina normal de trabalho seguindo os cuidados recomendados.

Por outro lado, algumas empresas conseguiram criar um esquema de turnos e escalas de trabalho reduzidas para manter os empregados e funcionários no ambiente empresarial.

Quando não foi mais possível manter trabalhadores fisicamente em ambiente de empresa, foi feita a opção pelo trabalho remoto de suas casas, o conhecido como home Office.

Em relação à educação, seja da tenra idade, passando pelo ensino fundamental, médio até as graduações também tivemos mudanças necessárias. Se instalou o ensino à distância, exatamente pelo chamado isolamento social indicado pela OMS — Organização Mundial da Saúde. Isso porque, nesse momento, a OMS recomenda não fazer aglomerações, com objetivo de impedir a perpetuação do vírus.

Por conta das recomendação da OMS e de outros profissionais da saúde, dezenas de situações cotidianas sofreram mudanças significativas. No entanto, parte importante da vida das pessoas de maneira geral são o trabalho e os estudos como rotina diária.



Então, momentos como esse, trazem desafios e mudanças de comportamento. Por isso, os desafios de adaptação ao trabalho remoto, ao ensino à distância e os cuidados que se deve ter ao contratar um curso online são os assuntos deste artigo. Faremos, então algumas ponderações neste quesito, sem a pretensão de esgotar o tema.

A mudança de cenário e a necessidade do trabalho remoto de trabalhadores formais

Qualquer mudança, por mais singela que seja vem com certa dificuldade.

Podemos quantificar os entraves que vem com uma pandemia mundial que retira da população o que existe de mais básico que é o contato físico diário e a rotina.

Diversas são as questões trabalhistas que devem ser observadas com a prestação de serviços sendo feita de casa, lembrando que a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho sofreu flexibilização com o advento da MP- Medida Provisória nº 927, dentre elas estão as abaixo:

1 – O empregador pode de forma unilateral no prazo de 48 horas comunicar ao trabalhador sobre o trabalho remoto, o que será formalizado através de um aditivo ao contrato de trabalho com as regras definidas;

2 – Não havendo o deslocamento do empregado para o trabalho o benefício do vale transporte pode ser cortado pelo patrão;

3 – As partes decidirão sobre como ficará marcação do ponto e registro de banco de horas, devido à impossibilidade de o patrão executar referido controle a distancia. O respeito à Constituição e a limitação de oito horas diárias de trabalho é sugerido;

4 – O intervalo intrajornada deve ser respeitado, ou seja, o horário para o almoço, por exemplo;

5 – Quanto aos equipamentos de uso para execução do trabalho, estes deverão ser fornecidos pela empresa caso o empregado não os possua, ou ambos podem acertar o reembolso das despesas assumidas pelo trabalhador;

6 – Empregados tidos como de grupo de risco, executarão o trabalho remoto mediante apresentação de atestado médico;

7 – Em caso de acidente, ocorrido no horário do Home Office e em virtude deste a empresa deverá tratar como acidente de trabalho;

8 – As informações de responsabilidade e obrigações legais com a confidencialidade em relação à empresa seguem intocadas.

Dicas de especialistas para o trabalho remoto

Muitos psicólogos e profissionais especialistas em desenvolvimento humano dão dicas de como se deve comportar o empregado. Uma delas é, independente de estar em uma conferência, chamada de vídeo ou apenas trabalhando com sistema interno da empresa, é importante se arrumar como se trabalhar fosse, ou seja, tirar o pijama, tomar banho, passar perfume e maquiagem, colocar gravata ou roupa social.

Tais ações podem ajudar a manter menor a ansiedade com o presente e futuro e garantir qualidade na manutenção da sanidade mental.

Trabalho remoto

O ensino remoto: a difícil adaptação de alunos e como manter o foco, produtividade e disciplina no cenário atual

As dificuldades de adaptação estarão presentes no ensino particular e público. No entanto, não se pode negar que, para quem tem fácil acesso à internet e um espaço na casa para os estudos, passar pela pandemia será menos sofrível.

O acesso à educação é um direito constitucional e alunos em situação de vulnerabilidade social, fatalmente podem acabar em desvantagem no atual cenário, principalmente para os estudantes de ensino médio que visam o ENEM. A situação aqui apresentada está sendo tratada pelo Governo Federal, Estados e Municípios.

Minimização de impactos negativos do isolamento social

Para minimizar impactos negativos no aprendizado, escolas particulares e os governos locais implementaram aulas por meio da TV, aplicativos de celular ou canal do Youtube. Essa medida, é uma maneira de levar os conteúdos aos estudantes nesse momento.

A transferência do ambiente físico das salas de aula para o doméstico é uma grande imersão em um universo de distrações e dificuldades. Listo abaixo alguns dos principais problemas:

  1. Quando tem mais de um aluno no ambiente doméstico do que equipamentos para assistir aulas online;
  2. Os pais dos alunos, na sua maioria também estão fazendo trabalho remoto e precisam utilizar os aparelhos que acessam a internet. Isso demanda um planejamento e escala de uso dos mesmos;
  3. Na internet, também tem muitas distrações como: aplicativos de redes sociais ou jogos, o que torna improdutiva a retomada do foco nos estudos;
  4. Quando existe alguma dúvida a respeito do conteúdo, por vezes ela é sanada através de envio de áudios. Dessa maneira, os questionamentos não são respondidos na mesma velocidade das aulas, principalmente quando a aula já se apresenta no formato gravado e não há interação aluno e professor em tempo real;

Como lidar com as dificuldades de conciliação entre aulas online e trabalho remoto

Com essas dificuldades, se faz necessário criar um cronograma que se adéqua a família e sua rotina, e o aluno não deve abrir outros aplicativos no no horário em que estiver estudando. Além de informar amigos, primos e familiares para que o momento de estudo seja respeitado.

No mais é se dedicar e buscar fazer o melhor com o que se tem. Respirar para controlar a ansiedade com o futuro ou até mesmo com o dia seguinte e esperar passar, pois, nada dura para sempre.

As dificuldades dos professores em relação à adaptação e exigência mental, física e emocional para o exercício do ofício de fato é de suma importância. Por esse motivo, esse problema merecerá texto próprio posteriormente.

Cuidados ao contratar cursos online para adquirir novo aprendizado no cenário atual

Para as pessoas que tem compromisso com uma rotina de estudos a distância já contratada, basicamente, devem apenas dar continuidade. Todavia, muitas pessoas estão querendo aproveitar o tempo “livre” que veio com o isolamento social e adquirir novos aprendizados em diversas áreas.

Dito isso, é comum encontrar diversos cursos livres, outros não tão conhecidos e até os mais demandados do mercado com valores e descontos atrativos.

Assegure-se que você está em site legítimo

O cuidado básico que deve ter é se assegurar que ao navegar no ambiente virtual você esteja em site legítimo, pois a finalização da compra ocorre com a inserção de dados pessoais de cartão de crédito, débito ou com confecção de um boleto à vista.

O referido cuidado é para não pagar um boleto falso que não irá ser creditado no local da compra do curso, ou ter na tela do computador, ou celular um site muito parecido com o real e inserir seus dados de cartão de crédito para uso de terceiros com intenção duvidosa.

Existem mecanismos na compra online de empresas já ligadas às aquisições seguras, porém antes do pedido ser finalizado, você pode se certificar se aquela oferta é real junto a alguns locais via atendimento de chat online.

Avalie o reclame aqui da empresa

Outra situação que pode trazer um pouco mais de segurança é buscar saber se existe o cadastro da instituição no serviço denominado Reclame Aqui. Por este meio, pode-se saber a relação de dada empresa com seus clientes e o nível de satisfação e elogios. Tal ato deve ser executado antes da compra.

Ações no período de isolamento social e trabalho remoto

Em resumo, aplique as dicas que muitos especialistas tem dado para esse momento. Quanto ao estudo em casa, elabore um calendário de atividades e uma rotina. Em caso de famílias, faça cronogramas do uso dos equipamentos. Se você está trabalhando de casa, tenha um ambiente de trabalho e se organize como se fosse trabalhar no escritório.

Em relação as compras de cursos online, lembre- se de nunca agir com impulso ou ansiedade que é natural do momento em que vivemos. Respire e oxigene o cérebro e tenha cuidado, pois a internet existe para facilitar e está sendo extremamente útil na pandemia, todavia a criminalidade não dorme e estão sempre atentos ao volume do uso da internet para compras, sempre.

Referências:

  1. https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Educacao-na-Pandemia-Diretrizes-para-o-aproveitamento-do-horario-letivo-pos-pandemia-esta-quase-pronto_-diz-CNE
  2. https://www.brasildefato.com.br/2020/05/04/professores-pais-e-alunos-apontam-dificuldades-e-limitacoes-no-ensino-a-distancia
  3. https://www.infomoney.com.br/carreira/home-office-e-direitos-trabalhistas-o-que-diz-a-clt-sobre-as-obrigacoes-dos-funcionarios-e-empresas/
  4. https://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2020-04/professores-e-estudantes-relatam-dificuldades-que-encontram-com-aulas-online

Acesso aos links de referência entre os dias 25/05/2020 a 29/05/2020.

Quer saber tudo sobre Gestão na Advocacia? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – software jurídico em seu e-mail.

Geisilene Aparecida de Amorim Caldas

Pós -Graduanda em Direto Tributário pela Fumec e Escola Superior de Advocacia, Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Espírito Santenses - FAESA. Autora do livro digital de Direito Ambiental: Responsabilidade Civil e a Flexibilização do Nexo Causal no Dano Ambiental publicado pela Editora Saraiva. Uma das Autoras do livro Responsabilidade Civil por Danos Ambientais no Mundo. Capacitada para o Cadastramento Ambiental Rural pela Universidade Federal de Lavras. Advogada Sócia no GAC- Geisilene Aparecida de Amorim Caldas -Sociedade Unipessoal de Advocacia. Membro das Comissões de Direito Tributário, Empresarial, Imobiliário, Minerário e da mulher advogada da OAB/MG. Associada a Abradt ( Associação Brasileira de Direito Tributário).

ARTIGOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *