Inovação na advocacia: tudo o que você precisa saber

A inovação na advocacia é um conjunto de medidas, ferramentas e estratégias (como inteligência artificial, software jurídico, chatbot e habilidades) utilizadas como diferenciais pelos escritórios de advocacia para se destacar no competitivo mercado jurídico.

Ganhe o mercado jurídico com as principais dicas e tendências de inovação na advocacia

A advocacia é uma das profissões mais tradicionais e antigas no mercado. Certamente você conhece um advogado ou já ouviu falar de um, certo? A profissão é bastante tradicional e sempre pareceu segura para muitos – afinal, quase todas as pessoas chegam a demandar um advogado em suas vidas. E desse modo, muitos advogados se acostumaram às habituais estratégias, seja na hora de fidelizar os clientes, seja para atraí-los. Contudo, como mostrarei, há momentos em que a inovação na advocacia faz a diferença!

Durante muito tempo e para alguns profissionais da área, apenas uma boa reputação e uma imagem positiva já era o suficiente para evoluir no ramo. Portanto, não havia a necessidade de buscar por outras alternativas para ter sucesso.

Essa realidade, no entanto, vem mudando. Agora, além de ser um ótimo profissional de Direito, o advogado precisa também oferecer soluções significativas ao seus cliente e, assim, mostrar resultados e qualidade na área jurídica que atua.

Com um mercado extremamente competitivo somado a evolução tecnológica, não só o modo de prestar serviços jurídicos mudou, mas também a forma de se comunicar com os clientes e seus possíveis clientes também sofreu modificações.

Dessa forma, advogados que querem continuar ativos no mercado, precisam desenvolver formas de inovar e se destacar diante a concorrência.

Por isso, separamos algumas ferramentas que podem ajudar o profissional atuar com inovação, gerando resultados positivos e posicionamento jurídico. Vamos lá?!



1. Marketing jurídico como inovação na advocacia

Hoje, tudo se baseia na comodidade e segurança que a internet proporciona, não é mesmo? Afinal, quem não prefere encontrar produtos e serviços do sofá de casa? Nesse sentido, construir uma forte presença virtual e investir em marketing jurídico passou a ser fundamental.

O marketing já era parte da rotina de muitos setores. No entanto, a advocacia ainda era resistente a ele, sobretudo diante da vedação da mercantilização da profissão e da captação de clientes. Ocorre que existem meios de inseri-lo na profissão sem ferir as normas, motivo pelo qual é uma inovação na advocacia.

O marketing, enfim, é uma ótima ferramenta no ramo jurídico, mas o advogado precisa utilizá-lo de forma estratégica e cautelosa, já que o Código de Ética da OAB estabelece alguns limites.

Como os profissionais já imaginam, a advocacia não é um serviço industrial, assim, a forma de promover estratégias no meio online deve ser feita de forma diferente do marketing digital comum.

Para utilizar o marketing jurídico e usar a internet como ferramenta, o advogado precisa, dessa maneira, investir em conteúdo relevante, visando responder às principais dores, necessidades e dúvidas do seu público.

inovação na advocacia

2. Prospecção de clientes baseada em público alvo

Conhecer o seu público-alvo também é fundamental. Não basta apenas se preocupar com a concorrência, é preciso ouvir quem realmente importa: o cliente. Assim, você pode produzir conteúdos relevantes e que satisfaçam o público.

E nada de usar o famoso ‘’juridiquês’’, em? A informação deve ser transmitida com uma linguagem clara e acessível.

Não adianta querer usar termos técnicos para mostrar conhecimento e domínio sobre o Direito, afinal, cada vez mais as pessoas dispensam serviços que não conseguem entender.

Imagine a seguinte realidade: você cria conteúdos voltados a célula de carga. Se no meio do seu conteúdo você usar termos específicos, como os strain gages, que é um elemento de medição da célula, qual a probabilidade do leitor continuar a leitura? Nenhuma!

Por isso, a boa comunicação é o primeiro passo para aprimorar o relacionamento e a confiança do cliente com o advogado. Dessa forma, invista em uma comunicação eficiente.

Bom, agora que você já sabe como o marketing se aplica na advocacia, que tal conhecer as tendências criativas do Direito? Ficou curioso? Continue lendo.

3. Ferramentas para advogados e a inovação na advocacia

Uma vez que você pensa em inovação para a advocacia, certamente vem à cabeça as ferramentas tecnológicas, não é? A inteligência artificial a chatbot se destacam nesse aspecto.

3. 1. Chatbot

O chatabot é um software de computador que tem como objetivo executar ações programadas. Geralmente, é utilizado para simular uma conversa humana em um atendimento virtual de chat.

O uso é mais comum para responder dúvidas frequentes e apresentar soluções em sites e sistemas online, com um diálogo pré definido entre o usuário e o robô.

Quando pensar em chatbot, lembre-se sempre da Siri, da Apple. Ela consegue executar diversas tarefas, como ligar para alguém da sua agenda, fazer pesquisas na internet, programar um alarme e etc.

Em outras palavras, o chatbot consegue automatizar tarefas repetitivas e complexas, o que nos deixa livres para solucionar outros problemas. E dessa forma é uma inovação na advocacia que tem muito a agregar.

3. 2. Inteligência artificial

Você consegue imaginar que o tema inteligência artificial pertencia apenas a filmes científicos e tecnológicos? Pois é, isso só mudou há uma década e não é mais uma realidade distante como antigamente.

Muita coisa mudou de lá pra cá nesta inovação na advocacia e, atualmente, crescem aplicações e dispositivos nesse campo. Com certeza você já ouviu falar em inteligência artificial, mas você sabe o que significa?

O conceito de IA diz respeito à criação das máquinas – não necessariamente físicas – mas com habilidade de pensar e agir como humanos. Resumidamente, são softwares que conseguem criar, reproduzir, deduzir a aprender ideias.

O objetivo, portanto, geralmente é otimizar tarefas do dia a dia, avançar pesquisas científicas e modernizar industriais. Por exemplo: o robô industrial desempenha atividades que necessitam de esforços repetitivo, precisão, resistência, rapidez e força.

Assim, essas máquinas podem raciocinar, desenvolver e solucionar problemas. No ramo jurídico, temos o Ross, da IBM, o advogado-robô famoso do momento. Mas também o SAJ ADV utiliza inteligência artificial no software jurídico, de modo a automatizar a produção de peças processuais e a gestão de tarefas.

4. Por que inovar na advocacia?

Bom, você compreendeu que algumas ferramentas de inovação na advocacia podem contribuir com a execução das tarefas do dia a dia e proporcionar comodidade, certo? Mas, pensando a longo prazo, é importante continuar agindo de forma que você e sua empresa continuem alcançando resultados. Então, por que não buscar inovação na suas estratégias?

4. 1. Produtividade

Fazer o tempo render é uma das tarefas mais difíceis em uma rotina, né? Por isso, é importante buscar ferramentas que despertem a criatividade e a agilidade na sua equipe para que gerem ótimos resultados.

Um software jurídico como SAJ ADV, por exemplo, é um forma de inovação na advocacia que gera aumento de produtividade para 93% das pessoas que o utilizam, conforme pesquisa de retorno do investimento. E isto se deve graças à inteligência artificial e ao estudo das verdadeiras necessidades na advocacia, o que gera uma economia de até 20 horas/mês para cada colaborador.

4. 2. Atendimento eficiente

Sair um pouquinho dos canais tradicionais e inovar no atendimento certamente vai aumentar a satisfação e a interação com os seus clientes. Além disso, se torna mais fácil a aquisição de novos clientes para o seu escritório.

E é possível pensar em ferramentas de inovação na advocacia bastante úteis para esse processo. Um chatbot, como explicado, pode auxiliar no papel de atendimento para tarefas mais automatizadas. Um software jurídico como o SAJ ADV, por sua vez, disponibiliza uma área do cliente. Nela, os clientes dos advogados e advogadas podem, através de uma senha de acesso, encontrar informações (configuradas pelos administradores) sobre seus processos, sem a necessidade de entrar em contato direto com os profissionais.

4. 3. Destaque no mercado

Por mais que pareça difícil, enfim, existe sim um lugar de destaque em um mercado tão competitivo. Para alcançá-lo, contudo, é preciso mudar o modelo tradicional e adotar novas medidas de inovação na advocacia. Ou seja, desapegar-se de práticas que não geram tantos benefícios. Afinal, os mesmos hábitos podem dar os resultados que você já conhece.

5. Mãos na massa!

Percebeu como a inovação na advocacia é um ótimo recurso para trazer mais agilidade e comodidade pro seu dia? Hoje, a coisa mais comum é ver profissionais sobrecarregados e com uma rotina cheia de atribuições.

Por isso, investir em inovação trará benefícios significativos para o ambiente interno e externo do seu escritório. Esse é o momento de deixar os velhos hábitos para trás e construir novas bases no mercado do Direito!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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